Buscar

atividade de historia da educação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,
A responsabilidade moral e a liberdade moral, liberdade sob a lei e pela lei, contida em nossa própria natureza, foram concebidas, em primeiro lugar, pelos gregos e por eles aplicadas a todos os indivíduos. Nesse segundo bloco de atividades, denominada de atividade 2 – (Enviar no portfólio 2 a partir dos dia 03/11 até o dia 22/11/2019). Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Leia com atenção as aulas 03, 04 e 05, para responder os seguintes questionamentos:
a) No Período medieval, os mosteiros foram as primeiras instituições de ensino nos quais os monges eram professores. Quais foram os legados deixados por eles à educação, muitos ainda presentes em nossos dias? 
 Um dos trabalhos mais significativo no campo educacional a copia do manuscrito, a coordenação do saber da época das sete artes liberais, que incluíam o trivium (gramatica, dialética, retorica) e o quadrivium (aritmética, geométrica, musica e astronomia) trivium e o quadrivium unidos constituíam o septivium surgimento da escola para preparação dos jovem aceitos para vida monástica. Copia e conservação dos livros: o estudo da leitura ; formação do ambiente favorável ao estudo e a reflexão. 
Formularam o conceito da liberdade politica no estado e através dele, a ideia de que a educação e preparação para a cidadania. Legado: esforço para assegurar o desenvolvimento intelectual, o amor do saber pelo saber, o estudo da natureza, do homem e do sobre natural.
b) Os gregos eram politicamente organizados em Cidade – Estado. Cite os períodos da educação grega, descreva qual era o conceito grego de homem e resumidamente o legado para a contemporaneidade. A educação grega se divide em dois períodos: o antigo e o novo, nestes período a educação era lenta e compreendia os tipos espartanos e atenienses primitivo, principalmente no aspecto individualista da educação. No primeiro período era transição de ideias educacionais, religiosa, e morais, durante e após a idade de Péricles, foi nesse período que as ideias filosóficas se desenvolve e as novas praticas educacionais foram formuladas logo segue um novo período onde a Grécia se torna cosmopolita e deixa de ter outros característicos senão sua própria escolas filosóficas.
O conceito de liberdade politica no estado e através dele a ideia de que a educação e a ideia para cidadania. O esforço para assegura o desenvolvimento intelectual da pessoalidade o amor do saber pelo saber, o estudo da natureza do homem. O saber deixou de ser servo da teologia e a pesquisa não mais privilegio do sacerdócio. Foram o primeiro a cumprir a missão de aplicara inteligência a todas as fases da vida e formulação do conceito de homem ser racional. 
c) A renascença clássica data dos séculos XV e XVI. Descreva resumidamente:
- O que foi o renascimento; o renascimento começou na Itália no século XIV e difundiu-se por toda Europa, durante os séculos XV e XVI. Foi um período da historia europeia marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte . para se lançar conhecimento do mundo e as do homem, o movimento renascentista elegia a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado .o renascimento deu grade privilegio a matemática e ás ciência da natureza. A exatidão do calculo chegou ate mesmo a influencia o projeto estético dos artistas desse período.
- Os principais educadores do renascimento (dando destaque para Desiderio Erasmo);
- Tipos de escolas humanistas; os principais educadores do renascimento figura que contribuíram para da o novo saber os métodos e a educação didáticas, os tipos de escola humanista destacam as universidades e as escola municipal que concebiam um novo pensamento educacional. 
Pesquise na internet sobre o iluminista Comenius e sua obra “Didática Magna”, que muito tem haver com a nossa organização escolar e sintetize sua pesquisa em no máximo 20 linhas.
Sucesso! 
 Em relação a pesquisa Comenius foi um dos maiores educadores do século XVII e o criado da obra didática moderna. No século 17 concebeu uma teoria humanista espiritual da formação do homem que resultou proposta pedagógica hoje consagrada ou tida como muitos avanços.
Essa obra trata se de forma clara e objetiva a discussão sobre o papel do professor e a questão técnicas e pedagógicas e politicas, a didática implantada por Comenius foi proposta em uma época de transição o fim da idade média para a idade moderna provocou grandes mudanças no contexto do ensino para aquela época com a memorização e a maneira direta de ensino pelo professor como sua proposta.
 Consistem pensamento que vertem do velho ao novo, religioso ao laico, do pequeno ao grande do nacional para o internacional, mais que possui uma nova forma de ensinar. Ela era de caráter totalmente religioso tornando impossível elimina-lo mesmo que quisessem porque para Comenius o religioso não se dissocia do pedagógico.
Didática magna na qual propõe uma reforma na escola na busca por um ensino, uma aprendizagem e um método para prepara o individuo para a cidadania partindo da vida religiosa comunitária e fundamentada nas leis e na estrutura da natureza. Por isso relógio e tipografia tornam-se exemplo de arte de ensinar. O modelo mais perfeito que Comenius encontro para molda todos os passos de sua didática é a natureza, ela torna ideal a ser reproduzido por todo aquele que se propõe ensinar. A arte de ensinar e mais que uma profissão é uma missão que exige sabedoria ética e todo um processo dinâmico autonomia de todos os educadores.

Outros materiais