Buscar

AVALIAÇAO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
	
	Simulado: NPG0022_AV_201910048461 (AG) 
	Aluno(a): PATRICIA MARA ROCHA DE CASTRO
	Matrícula: 201910048461
	
	Data: 05/03/2020 20:50:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201910317752)
	
	É da responsabilidade dos gestores a implementação de uma política de Criatividade e Inovação para toda a organização como também, definir recursos para que os colaboradores venham a participar dessa política, apresentando sugestões que venham a agregar valor aos produtos já desenvolvidos ou a novos produtos. No entanto, é preciso estabelecer prioridades entre as sugestões, afim de que os recursos disponíveis sejam alocados, segundo as necessidades imediatas da organização. A questão é a seguinte: Qual dessas sugestões vai atender de imediato as necessidades da organização? Para atender essa indagação, os gestores poderão utilizar uma técnica conhecida como:
		
	
	Estrutura matricial
	
	Matriz GUT
	
	Matriz BCG
	
	Matriz SWOT
	
	Matriz de causas e efeitos
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201911193016)
	
	Vários são os conceitos sobre trabalho em equipe. Leia com atenção e assinale qual afirmativa é verdadeira: a) O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro. b) O trabalho em equipe é quando, em um grupo uma pessoa ajuda as outras, trabalham com discordância e democraticamente discordam.
		
	
	Somente a opção (b) está errada
	
	Somente a opção (b) esta correta
	
	Somente a opção (a) esta errada
	
	As opções (a) e (b) estão erradas
	
	As opções (a) e (b) estão corretas
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201910317798)
	
	Para conquistar uma vantagem competitiva, as organizações estão adotando algumas estratégias como por exemplo: contratar pessoas com talentos, mobilizar os colaboradores à prática da Criatividade e Inovação provocando a imaginação de cada um dos colaboradores e também, criando ambientes organizacionais que estimulem a Criatividade e Inovação. Diante dessa realidade, podemos afirmar que: I - A Criatividade e Inovação é algo natural, está em cada um de nós que não precisa ser estimulada; II - A Criatividade e Inovação é algo natural e pode estar adormecida em nós e por isso, precisamos de incentivos; III - A Criatividade e Inovação permite criar oportunidades para manter a organização com um diferencial competitivo; IV - A implementação de uma política de Criatividade e Inovação exige uma estrutura organizacional do tipo "matricial" onde os projetos permeiam algumas áreas. Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	
	II e III
	
	I e II
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	I e III
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201910317809)
	
	Uma organização é tida "flexível" quando a sua estrutura interna é ágil, de forma a assegurar a continuidade das conquistas obtidas junto ao mercado que atua. Enquanto no plano externo a organização tem que ser eficaz, obtendo resultados favoráveis, internamente, há necessidade de criar uma estrutura onde todos os recursos disponíveis, deverão ser alocados. O tipo de estrutura que possibilita que a organização seja flexível é:
		
	
	Por divisão de trabalho.
	
	Por função desenvolvida pelos colaboradores
	
	Por áreas de Criatividade e Inovação
	
	Por processos executados
	
	Por produtos (bens ou serviços)
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201910317699)
	
	A Gestão de Pessoas voltada para a Criatividade e Inovação está provocando mudanças radicais (reengenharia) e alavancando desempenho organizacional uma vez que as organizações não podem deixar de ser cada vez mais inovadoras. Diante dessa realidade, a característica que se baseia a política de Criatividade e Inovação deve ser de: I - Ser flexível; II - Aguardar a demanda do mercado para depois apresentar as propostas; III - Aguardar as ideias dos concorrentes; IV - Estar preparada para as mudanças do mercado. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e IV
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201910317750)
	
	A importância de uma política de Criatividade e Inovação tem sido percebida e requerida à medida que as organizações estão sendo exigidas a agirem de forma diferenciada para estabelecer estratégias que venham a caracterizar um diferencial competitivo. Esse diferencial normalmente se reflete nas alterações implementadas no produto que é desenvolvido e oferecido no mercado. Diante dessa realidade, podemos afirmar que a política de Criatividade e Inovação se reflete através de: I - O investimento feito em TI (Tecnologia da Informação); II - O relacionamento de confiança entre os colaboradores; III - As ideias criativas e inovadoras dos gestores de cada área; IV - Encorajamento para "livre sugestão" de ideias criativas e inovadoras para todos os colaboradores. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I e II
	
	I e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	
	II e III
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201910317834)
	
	Uma das principais características que as pessoas devem ter, é saber trabalhar em equipe. Trabalhar em equipe na busca de melhorias e do aumento de desempenho, faz com que os colaboradores desenvolvam habilidades e comecem a criar um diferencial competitivo. Diante dessa realidade, podemos afirmar: I - A interação da equipe favorece a capacidade de agregar valor ao que está sendo desenvolvido; II - O trabalho em equipe é trabalhar em conjunto com os demais colaboradores; III - O trabalho em equipe implica em desenvolver as habilidades de administrar conflitos e ter um processo de comunicação transparente (sem ruídos); IV - A atividade em equipe deve ser entendida como um esforço de cada membro da equipe visando concluir determinado trabalho. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	I e II
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201910317812)
	
	É mais do que sabido, que o diferencial competitivo está diretamente relacionado às estratégias estabelecidas pela organização e a sua capacidade de executá-la em tempo hábil. A estratégia mais adequada para a organização obter esse diferencial competitivo é aquela que implica em quebrar paradigmas. Essa quebra de paradigmas corresponde a ideias que vão sempre à busca de novas soluções que possam ser implementadas. Diante dessa realidade, podemos afirmar que a quebra de paradigmas consiste em: I - Conscientização dos colaboradores dos níveis estratégico e gerencial (pois o processo decisório está nas mãos deles) em propor ideias criativas e inovadoras; II - Ideias que passam por investimentos para análise, testes, prototipação, modelos para verificar a viabilidade de implementação; III - Investimento a curto e médio prazo pois as respostas devem ser dadas num período de tempo o menor possível; IV - Investimento a longo prazo onde todos os colaboradores devem contribuir com ideias criativas e inovadoras. Diante dessa realidade, estão certas as seguintes afirmativas:
		
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e III
	
	III e IV
	
	I e II
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201910317797)
	
	O desenvolvimento de uma estratégia e a elaboração de processos de inovação nas organizações, não são suficientes para incutir a mentalidade de Criatividade e Inovação na cultura de uma organização. As estratégias de Criatividade e Inovação exige o envolvimento dos principais gestores e dos demais colaboradores r e isso, tem caracterizado "quebras de paradigmas". Sendo assim, as organizações estão diante de um novo ambiente de negócios que requer: I - Um pensamento não-convencional de ideias brutas e refinadas; II - Visualizar o momento presente e aproveitar as opções para desenvolver Criatividade e Inovação; III - Visualizar o futuro e aproveitar as opções para desenvolver Criatividade e Inovação; IV - Buscar a certeza das informações e bastante cuidado ao decidir. Estão corretas as seguintes afirmativas:II e III
	
	III e IV
	
	I e II
	
	I e IV
	
	I e III
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201910317865)
	
	O termo universidade nos leva a pensar que estamos diante de um campus universitário físico, com um corpo docente fixo, conteúdos programáticos e planos de ensino direcionados a cada curso. Na visão estratégica organizacional, a Universidade Corporativa tem sido um diferencial competitivo. É uma nova forma de aprendizagem, onde a organização se baseia no desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas. As organizações começaram a perceber que não podiam mais depender de Instituições de Ensino Superior (IES) para qualificação dos seus colaboradores e dessa forma, resolveram optar em criar as suas próprias Universidade Corporativas (UC´s). Baseada nessa realidade, as UC´s se caracterizam em: I - Obter um controle rígido da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D); II - Desenvolver programas educacionais que venham complementar as expertises dos colaboradores; III - Prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a organização atingir os seus objetivos; IV - Despertar nos colaboradores a expertise ou a vocação para ser um multiplicador. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I e II
	
	I e IV
	
	II e III
	
	III e IV
	
	II e IV

Outros materiais