A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
			Avaliação: NPG1567_AV_201905038496 » BIOLOGIA E MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201905038496 - GRAZIELLY DA VITÓRIA LOPES
	Professor:
	ISOLDA CECILIA BRAVIN
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 13/09/2019 07:57:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201905793758)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A biotecnologia moderna vem criando fórmulas biorremediadoras que, tratando os esgotos pelo repovoamento com micro-orrganismos benéficos que têm o poder de digerir a matéria orgânica dos despejos, contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. Para isso existem seres vivos capazes de remover toxinas, produzir eletricidade, degradar petróleo, combater pragas e remineralizar elementos.Um grupo de seres vivos capaz de realizar todas essas funções é o dos(as):
		
	
	plantas.
	 
	bactérias.
	
	fungos.
	
	protozoários.
	
	vírus.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201906142650)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se. A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese. Em relação ao fluxo de energia no ecossistema, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O fluxo de energia é unidirecional, dos produtores em direção aos consumidores.
	
	Os seres responsáveis pela captação de energia no ecossistema são os consumidores secundários.
	
	A energia flui dos decompositores em direção aos consumidores primários.
	
	Os decompositores são responsáveis pela captação de energia.
	
	A energia flui de maneira circular no ecossistema.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201905793547)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Sobre os poluentes atmosféricos e suas fontes, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Exemplos de metais tóxicos no meio aquático: arsênico, bário, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e radônio.
	
	Exemplo de problema relacionado com metais em meio aquático: Mal de Minamata, detectado em 1953 na baía de Minamata, Japão. Houve acúmulo de compostos organomercuriais no sistema nervoso humano, principalmente no cérebro e na medula. A presença de metilmercúrio nas águas, com o lançamento de efluentes industriais, atingiu a população local que consumiu peixes, causando grande número de mortes e deformações genéticas.
	
	Os metais podem ser solubilizados pela água, podendo gerar danos à saúde em função da quantidade ingerida, devido a sua toxicidade, ou de seus potenciais carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos.
	 
	Um exemplo de poluente primário é o H2 SO4 que se precipita dando origem à chuva ácida.
	
	Um organismo aquático pode apresentar dois tipos básicos de comportamento em relação aos metais: ou é sensível à ação tóxica de um determinado metal ou não é sensível, mas o bioacumula, potencializando seu efeito nocivo ao longo da cadeia alimentar, colocando em risco organismos situados no topo dessa cadeia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201905793757)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Tendo em vista a diversidade de citocromos P450, é interessante observar que os herbívoros foram se adaptando a novas substâncias alelopáticas produzidas pelos vegetais, como compostos anti-herbivoria. Este sistema P450 é composto de mono-oxigenases cujo papel é adicionar (ou expor) um radical polar em uma molécula orgânica, facilitando a sua excreção, mas também podem ativar o composto original que tem a sua toxicidade aumentada, se não for devidamente transformado, sendo a especificidade de cada citocromo P450 por um substrato determinada por pequenas variações nos aminoácidos do sítio ativo da enzima. Enquanto os vegetais produziam novos compostos, os animais produziam novas isoformas com grande especificidade. Nesse contexto, a relação estabelecida entre animais herbívoros e vegetais é um exemplo de:
		
	
	biotransformação.
	
	evolução.
	 
	coevolução.
	
	mutualismo.
	
	simbiose.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201905793754)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Na natureza os seres vivos podem fazer interações ecológicas para a sobrevivência em determinado meio ambiente. Sendo assim, a interação entre as plantas leguminosas e bactérias do gênero Rhizobium é um exemplo de mutualismo envolvendo membros de reinos distintos. Nesta associação, ambos os organismos são beneficiados. O papel das bactérias do gênero Rhizobium nessa associação contribui significativamente para o ciclo global:
		
	
	do fósforo
	
	da água
	
	do enxofre
	 
	do nitrogênio
	
	do carbono
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201905793487)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Sobre as técnicas para coleta de amostra, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a coleta e a preservação das amostras devem ser feitas com o uso de técnicas adequadas, sem o que os resultados podem não refletir as condições do momento em que a coleta foi realizada.
	
	devem ser tomados cuidados com a estocagem, manutenção e transporte do material de coleta.
	
	o material de coleta deve receber manutenção periódica programada, para estar sempre apto ao uso. Considera-se manutenção desde a simples lavagem de um frasco até a revisão de um aparelho eletrônico.
	
	sendo a coleta parte integrante do processo analítico e sua execução contribuindo decisivamente para os resultados, o elemento designado para efetuá-la deve estar devidamente treinado sobre as técnicas de amostragem e preservação, medidas de segurança, manuseio dos equipamentos usados em campo, conhecimento da localização exata dos pontos de amostragem e registro de condições atípicas nos referidos locais.
	 
	cuidado especial deve ser tomado no transporte da frascaria, equipamentos e reagentes, a fim de evitar respectivamente quebras, danos e derramamentos. Para o transporte de reagentes e frascos de amostras vazios, recomenda-se utilizar uma caixa sem engradado ou divisória.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201905793249)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Ao serem avistados em uma mata, eles podem ser confundidos como vegetais. Apesar da semelhança física, estas estruturas diferenciam-se das plantas por:
		
	 
	serem organismos heterotróficos
	
	serem organismos procariontes
	
	serem parasitas intracelulares
	
	serem organismos autotróficos
	
	serem organismos eucariontes
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201905793239)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Em relação a reprodução bacteriana, existem alguns mecanismos que permitem a recombinação genética. Muitas vezes estes mecanismos são considerados forma de reprodução sexuada, mas trata-se apenas de uma forma de recombinação. Qual é o processo de recombinação genética onde há a participação de um bacteriófago?
		
	
	transformação
	
	esporulação
	 
	trandução
	
	conjugação
	
	cissiparidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201906142636)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	As bactérias são seres procariontes, que possuem papel importante na natureza, podendo provocar ainda doenças em alguns organismos. Elas possuem diversos formatos. Assinale aquele que representa a seguinte descrição: "possuem a forma de bastonetes".
		
	
	Estreptococos
	 
	Bacilos
	
	Espirilos
	
	Cocos
	
	Vibriões
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201905793562)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A eutrofização é um fenômeno indesejável que ocorre principalmente em lagos, represas e açudes, causado pelo acúmulo de nutrientes como nitrogênio e fósforo, encontrados em abundância nas fezes de homens e animais. A água enriquecida faz com que proliferem bactérias, plâncton e algas, muitas delas tóxicas que, ao morrerem causam gosto e odores desagradáveis, além de consumirem oxigênio dissolvido e matarem peixes. Nas últimas décadas, entretanto, a eutroficação de muitos corpos de água tem sido acelerada pela poluição orgânica. Este processo é preocupante para os órgãos públicos que administram os recursos hídricos do país pois pode causar:
		
	
	obstrução nas raízes das plantas,