Buscar

Artigo 3 DISCINESE ESCAPULAR resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCINESE ESCAPULAR: REVISÃO SOBRE IMPLICAÇÕES CLÍNICAS, ASPECTOS BIOMECÂNICOS, AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO
A discinese escapular é caracterizada pelo movimento desequilibrado da escápula durante os movimentos do membro superior, sendo então apontada como um dos fatores predisponentes às lesões no complexo articular do ombro. A presença ou ausência da discinese escapular deve ser determinada durante um exame clínico constituído por inspeção estática e dinâmica da posição escapular e baseada nesta avaliação, a reabilitação inclui exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura escapular.
68% dos pacientes com síndrome do impacto, 94% com lesão labral e 100% dos que apresentam instabilidade glenoumeral possuem discinese escapular.
Aspectos Biomecânicos: Durante a elevação do membro superior, a escápula deve rodar para cima e externamente, além de inclinar posteriormente.
Exercícios: scapular-clock, towel slide, ball-stabilization, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) (flexão de ombro, abdução e rotação externa), socos alternados, pliométricos utilizando bolas com diferentes cargas,

Outros materiais