Buscar

1) Quem está correto na definição dos conceitos? 2) Quem é responsável pela situação e deve receber as demandas dos estudantes referentes à demora dos ônibus? 3) Esclareça isso aos seus colegas, expli

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Antônio
2) O estado, pois a constituição federal, no artigo 30, deixa claro que a competência do transporte intermunicipal ( que vai de uma cidade para outra), é do governo do Estado. Já o transporte urbano, dentro de uma cidade, é de responsabilidade do próprio município. Isso quer dizer que as prefeituras são obrigadas a oferecer transporte coletivo para a população. Quando o serviço for feito por empresas particulares, cabe à administração municipal dar a concessão ou a permissão e fiscalizar.
3)
Estado: É a unidade administrativa de um território, o estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem os anseios da população que habita o seu território.Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.
Governo: É apenas uma das instituições que compõem o estado, com a função de administrar, os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro,enquanto os Estados são permanentes (até mudarem o atual sistema capitalista).
Nação: Está ligada à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.

Outros materiais