Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Gesso (RESUMO)

Pré-visualização | Página 2 de 2

por gravidade, toda a extensão do forno e o tempo de residência é controlado pela velocidade de rotação do tubo.
· Fornos Tipo Marmita Giratório
Tem a forma de um tubo giratório, são de aço e material refratário, com extensão dependendo do volume de produção. Em alguns casos, tem seus controles automatizados que seguem rigorosamente as instruções preestabelecidas através de gerenciamento por computadores e em outros são operados empiricamente.
Utilizações do gesso
O gesso é uma excelente opção para construção civil. Substituindo a argamassa e o tijolo por gesso, a obra de pequeno ou grande porte só tem a ganhar. Paredes, divisórias, forros, sancas, rebaixamentos, revestimento decorativo e até móveis podem ser construídos utilizando apenas produtos de gesso. No campo das artes podem ser usados na produção de estatuetas, jarros, castiçais, santos e outros objetos ornamentais, como suporte para a pintura e móveis.
Na Medicina é utilizado na área da odontologia nos moldes de dentes, na ortopedia na imobilização de pernas e braços.
Características da pasta de gesso
Pó de sulfato de cálcio que misturado à água forma uma pasta compacta, usada no acabamento de tetos e paredes. Sua cor geralmente é branca, mas impurezas podem conferir a ele tons acinzentados, amarelados, rosados ou marrons.
1. Elevada plasticidade da pasta;
2. Pega e endurecimento rápido;
3. Finura equivalente ao cimento;
4. Pequeno poder de retração;
5. Estabilidade volumétrica.
.
Vantagens do gesso na construção civil
· Ambiente sempre agradável: A propriedade de absorver e liberar umidade confere aos revestimentos e paredes em gesso uma elevada capacidade de promover, no ambiente, um adequado equilíbrio higroscópico.
· Não inflamável: Funciona como inibidor de propagação de chamas, liberando moléculas d’água quando em contato com o fogo.
· Baixo custo: Quando comparado com a aplicação de argamassa convencional mais massa corrida, seu custo se mostra bem menor. Entretanto, isso irá variar conforme a disposição de material e mão de obra da região. Construções e reformas que utilizam o gesso exigem menos número de material para completar o m2. Assim e ganha em tempo e dinheiro, além de reduzir o desperdício na obra. 
· Facilidade na montagem; O trabalho com o gesso é pratico e rápido e a obra fica pronta em menos tempo.
· Flexibilidade: Para atender as necessidades de cada obra e ambiente, conforme: Tamanho, número de divisórias, decoração.
· Resistência: A fabricação do gesso seque normas que preparam para suportar um bom nível de pressão, adequado a construção civil.
· Isolante térmico: Paredes, tetos e divisórias apresentam resistência ao frio e ao calor.É uma propriedade natural do gesso 
· Aderência: o gesso possui uma ótima aderência a blocos, tijolos, pedras e revestimentos de argamassas. Ele pode ser aplicado direto em paredes de alvenaria, dispensando a aplicação de chapisco
Desvantagens do gesso na construção civil
· Em contato com água pode se dissolver o que faz com que não possa ser utilizado em áreas externas, sujeitas a chuvas. Pode, entretanto, ser usado em áreas internas úmidas, como banheiros, por exemplo, desde que convenientemente protegido. 
· Quando usado em revestimentos, a espessura da camada de gesso deve ser pequena (embora possa atingir até 2cm, o ideal é em torno de 0,5cm), pois espessuras elevadas fazem-no trincar. Isso exige que seja aplicado em paredes e tetos bem regulares quanto à sua planeza. Se na superfície da parede ou teto estiver muito irregular é necessária aplicação do emboço antes do gesso, fazendo com que seu uso não se torne tão vantajoso. 
· O gesso tem baixa resistência a choques, não devendo ser utilizado em áreas de tráfego intenso de pessoas ou cargas, como acontece, por exemplo, em áreas de circulação de prédios comerciais ou industriais. Seu uso é indicado para áreas internas residenciais ou de escritórios.
UTILIZAÇÃO
Na medicina: Utiliza-se na cirurgia, traumatulogia, odontologia e como desinfectante. 
Indústria cerâmica: Para a elaboração de elementos sanitários e decorativos. 
Na agricultura: Exerce um efeito de corrector do PH dos solos. 
Na industria farmacêutica: Como ingrediente em vários medicamentos. 
Na alimentação: No acondicionamento de água para a fabricação de cerveja e na limpeza de vinhos. 
Drogaria e cosmética: Elemento presente em vários produtos.
Página12