Buscar

AVALIAÇÃO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO Total 10 / 10
· Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  )  Na idade Média por apresentarem sinais de malformação física ou mental, os deficientes intelectuais eram considerados filhos de satanás, sendo queimados em fogueiras.
(  ) Com o advento do cristianismo  os deficientes intelectuais também eram protegidos como inocentes de Deus, uma vez que apresentavam a inocência e a pureza.
(  ) A D.I. é uma das deficiências mais encontrada em crianças e adolescentes, atingindo 1% da população jovem. De acordo com estudos felizmente não há registros de redução no desenvolvimento cognitivo, ou seja, no QI, normalmente abaixo do esperado para a idade cronológica da criança ou adulto.
(  ) A D.I. é uma das deficiências mais encontrada em crianças e adolescentes, atingindo 1% da população jovem. Caracterizada pela redução no desenvolvimento cognitivo, ou seja, no QI, normalmente abaixo do esperado para a idade cronológica da criança ou adulto.
(  ) A deficiência intelectual é um quadro psicopatológico que se refere, de maneira especial, às funções cognitivas. O que caracteriza a deficiência intelectual são defasagens e alterações nas estruturas mentais para o conhecimento.
(  ) A deficiência intelectual é um quadro psicopatológico que se refere, de maneira especial, às funções motoras. O que caracteriza a deficiência intelectual são defasagens e alterações nas estruturas corporais para o desenvolvimento.
Resposta Marcada: V, F, F, V, V, F 
· Todas as alternativas estão corretas, exceto:
 Resposta Marcada :Nesse intuito, de acordo com a OMS, em sua denominação desde 1976, as pessoas com deficiência não poderão ser classificadas como portadoras de Deficiência Mental leve, moderada, severa e profunda. Somente deficiente mental.
· É a mais frequente entre as anomalias genéticas que causam Deficiência Intelectual (1 a cada 600 bebês nascidos vivos) e o risco da incidência aumenta com a idade materna. Esta afirmativa se refere à:
Resposta Marcada :Síndrome de Dowm
· Um dos desafios no diagnóstico da Deficiência Intelectual é estabelecer claramente a origem ou identificar a causa da Deficiência. Em cerca de 40% dos casos, não é possível determinar exatamente qual a causa. No entanto, sabe-se que existem fatores de risco que podem levar à Deficiência e estes fatores são multifatoriais, compostos de quatro categorias: biomédicos, sociais, comportamentais e educacionais.
Os fatores podem ser descritos de acordo com o momento de ocorrência, como: pré-natais (durante a gestação), perinatal (no momento do parto) e pós-natais (após o nascimento). Marque a única alternativa incorreta.
Resposta Marcada :Fatores Sociais:se relacionam com a interação social e escolar, como estimulação e resposta do adulto. Os principais fatores sociais são: Pobreza/Falta de estímulos; Má-nutrição materna; Violência doméstica; Falta de acesso ao cuidado pré-natal; Falta de acesso aos cuidados no nascimento; Falta de estimulação adequada; Institucionalização, etc.
· Pode ser identificado por menor comprimento e fácies atípica, incluindo microcefalia, microftalmia, fissuras palpebrais curtas, epicanto, face medial pequena e achatada, filtro achatado e alongado, lábio superior fino e queixo pequeno. Ainda, podem-se notar pregas palmares anormais, defeitos cardíacos e contratura das articulações. Esta afirmativa se refere à:
Resposta Marcada :
Síndrome alcoólica fetal
· As finalidades do registro diagnóstico são diversas, como entre outras: elegibilidade; concessão de benefícios e assistência previdenciária; concessão de proteção legal; acesso a cotas para o ensino superior e a vagas de 
emprego. A sua realização requer o uso de instrumento e recursos que garantam resultados confiáveis. Esta afirmativa está:
 Resposta Marcada :Correta
· Analise os textos e marque a alternativa correta
 Texto 01
“A escola e seus profissionais devem estar devidamente preparados para atender essa clientela e também precisa assumir uma postura primordial frente a essa realidade existente, a de estar fazendo a inclusão desses alunos superdotados, já amparados pela legislação há algumas décadas, como  a LDB, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns atividades que favoreçam, ao aluno que apresente altas habilidades/superdotação, o aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares, mediante desafios suplementares nas classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para conclusão, em menor tempo, da série ou etapa escolar.”
Texto 02
“Em virtude disso, os alunos com altas habilidades e superdotados, amparados, portanto, pela legislação brasileira, necessitam de ações diferenciadas a fim de garantir o seu desenvolvimento escolar. Para isso, portanto, há a necessidade de se pensar a educação, dentre ela a escola, como inclusiva, ou seja, que promova a integração e o desenvolvimento de todos os alunos, desde aqueles com déficits quanto com altas habilidades e superdotação. No Brasil, o aluno com altas habilidades e superdotação possui algumas alternativas para o atendimento diferenciado como: enriquecimento curricular, sala de recursos e aceleração de estudos. ”
Resposta Marcada :O texto 01 justifica o texto 02
· Embora seja um grupo de alunos heterogêneo, é importante considerar que nem todos os alunos vão apresentar todas as características aqui listadas, sendo algumas mais típicas de uma área do que de outras. Marque a alternativa correta:
Resposta Marcada :Todas as respostas estão corretas.
· O —————–também pode ser uma classificação de acrianças com altas habilidades/superdotação, sendo caracterizado como ———— aquele que transforma um campo de conhecimento com consequências fundamentais e irreversíveis a partir de estudos e pesquisas buscando conhecimentos e deixando grandes contribuições para a sociedade, é aquele que, além de deixar sua marca pessoal no seu campo de atuação, leva as pessoas a pensarem de forma criativa e diferente.
As palavras que completam as lacunas são:
Resposta Marcada :Gênio/Gênio
· (  ) Alunos com AH/SD são alunos com Necessidades Educacionais Especiais, eles enfrentam obstáculos nos estudos e necessitam de adaptação de currículo e/ou estratégias pedagógicas diferenciadas, e por isso são atendidos pela Educação Especial.
(  ) Alunos com AH/SD não são alunos com Necessidades Educacionais Especiais, por isso não   necessitam de adaptação de currículo e/ou estratégias pedagógicas diferenciadas, e por esse motivo não são atendidos pela Educação Especial.
(  )As dificuldades dos alunos com altas habilidades não estão relacionadas as habilidades acadêmicas, mas a maior parte do tempo, estão relacionadas com habilidades sociais, cuja relação é dialética, ou seja, uma condição interfere na outra.
(  ) As dificuldades não estão relacionadas as habilidades acadêmicas, e muito menos relacionadas com habilidades sociais, cuja relação é dialética, ou seja, uma condição interfere na outra.
 Resposta Marcada :V, F, V, F,
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1

Outros materiais