direito processual civi Il- caso concreto 2
2 pág.

direito processual civi Il- caso concreto 2


DisciplinaDireito Processual Civil II7.094 materiais134.949 seguidores
Pré-visualização1 página
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - CCJ0244
Caso concreto 2
Questão Discursiva 
Uma animada conversa entre dois estudantes de graduação em Direito a respeito de uma decisão judicial de 1 a instância que julgou liminarmente improcedente o pedido (antes mesmo da citação do demandado) por estar frontalmente contrária a enunciado de súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal chamou atenção de um terceiro estudante, representante de turma do 6 o período que achou por bem intervir na conversar. Em dado momento, os três alunos fizeram as seguintes manifestações categóricas: 
Aluno do 4 o Período - O Princípio da Inafastabilidade do Poder Judiciário está acima de qualquer lei ou código, de modo que não pode haver indeferimento liminar de Petição Inicial sem antes ocorrer a citação do demandado, futuro réu. 
Aluno do 5 o Período - O Juiz pode sim decidir pela Improcedência Liminar do Pedido, mas apenas nos casos de súmula vinculante do STF. 
Aluno do 6 o Período -O Princípio da Inafastabilidade do Poder Judiciário está acima de qualquer lei ou código, mas isto não torna inconstitucional determinado artigo do CPC, ou mesmo decisão judicial devidamente fundamentada em casos concreto no âmbito do Processo Civil brasileiro. 
a) Existe alguma manifestação correta acima? 
De todas as manifestações a que melhor coaduna com o ordenamento vigente é do aluno do sexto período. O art. 332 do CPC não ofende o acesso a justiça nem no contraditório e ampla defesa.
b) Existe diferença entre Improcedência Liminar do Pedido e Indeferimento da Petição Inicial?
Improcedência liminar (332 CPC) e indeferimento (330 CPC).
1ª Questão.
 A improcedência liminar do pedido pode ocorrer: 
a) apenas quando houver súmula vinculante ou declaração de inconstitucionalidade pelo STF em sentido contrário. 
b) em casos de enunciado de súmula do STF apenas. 
c) em casos de enunciado de súmula do STJ apenas. 
d) na hipótese de entendimento firmado em incidente de demandas repetitivas. 
2ª Questão:
A respeito da possível audiência de conciliação ou mediação prevista no NCPC para ocorrer antes da resposta do réu, marque a opção correta. 
a) Caso não ocorra, resta inviabilizada uma nova marcação para não afetar a celeridade processual. 
b) É optativa, não havendo qualquer sanção para a parte que faltar a referida audiência. 
c) O não comparecimento geral revelia automática, além de condenação por má-fé processual. d) Trata-se dispositivo que tem por objetivo propiciar outros meios para a composição dos interesses das partes.