Buscar

Revisão Unidade I Homem e Sociedade UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão Unidade I e II Homem e Sociedade UNIP 
1. Segundo o desenvolvimento da antropologia, que conceito se torna incompatível com a análise social?
Resposta: Determinismo biológico.
2. Atualmente a antropologia propõe que as diferenças culturais devem ser entendidas como um processo...?
Resposta: Capacidade de criação.
3. ENEM 2004 (adaptada). A questão étnica no Brasil tem diferentes atitudes:
I. Instituiu o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro, ao iniciar a celebração tradicional de 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.
II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, sem carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre diversas etnias.
Também sobre essa questão, os estudiosos fazem diferentes reflexões:
Entre nós [brasileiros], (...) uma seleção imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permite constante mobilidade de classe para classe e até uma raça para outra. Esse amor, acima dos preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, da cunhã, da índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, na adulteração (Gilberto Freire, O mundo que o português criou).
[Porém] o fato de que ainda hoje a desconfiança não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições sociais. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da "população de cor" que conseguiram integrar, efetivamente, na sociedade competitiva (Florestan Fernandes, O negro no mundo dos brancos).
Como atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto afirmar que:
Resposta: A posição do turista estrangeiro demonstra o conhecimento do senso comum diante da questão étnica no Brasil.
4. Segundo o antropólogo Claude Lévi-Strauss, que tipo de tabu permitiu que as sociedades começassem a interagir por meio das trocas?
Resposta: Tabu do incesto.
	
5. O debate interminável dentro da antropologia, sobre se cultura é “subjetiva” ou “objetiva”, é concebido de forma totalmente errônea. Uma vez que o comportamento humano é visto como ação simbólica, o problema se a cultura é uma conduta padronizada ou um estado da mente ou mesmo as duas coisas juntas, de alguma forma perde o sentido. O que se deve perguntar a respeito de um gesto como um abraço ou dois beijos, é:
Resposta: Qual é a importância desse gesto e o que está sendo transmitido por ele.
Comentário: toda ação cultural, de alguma forma, é uma extensão das narrativas de uma determinada cultura. Os gestos transmitem ideias no contexto de uma cultura e sua importância deve ser estudada.
6. A cultura é pública porque o significado é público. O que isso quer dizer?
Resposta Selecionada:	
Respostas: Isso significa que todo mundo da mesma cultura sabe o significado das coisas.
Comentário: quem participa de uma cultura, sabe o significado das coisas daquela cultura. Mas atenção, nas culturas há subculturas, como a culinária de determinadas regiões. Nem sempre as pessoas conhecem o sabor de temperos como o tucupi da região norte, ou do bolo de fubá.
7. A cultura de uma sociedade consiste no que quer que seja que alguém tenha de saber ou acreditar a fim de agir de uma forma aceita pelos seus membros, como:
Resposta: Aprender a escrever a língua daquela sociedade.
Comentário: mesmo que em determinadas sociedades, a maioria das pessoas acredite em Deus, ou tenha jogado futebol na infância, isso não é suficiente para alguém ser considerado brasileiro, por exemplo. Mesmo falar uma língua sem erros de gramática não é fundamental, pois a maioria das pessoas comete erros gramaticais ao falar. Mas aprender a escrever a língua de uma sociedade é o primeiro passo para se aprender a cultura de uma sociedade.
8. Dizemos que algumas pessoas são transparentes para nós. Mas sabemos que um ser humano pode ser um enigma completo para outro ser humano. Aprendemos isso quando chegamos a um país estranho, com tradições inteiramente estranhas e, mesmo que se tenha um bom domínio do idioma do país, nós não compreendemos o povo, porque:
Resposta: Só podemos entender os outros quando compreendemos a cultura deles.
Comentário: podemos falar mal a língua de outro país, podemos até mesmo falar bem a língua de um país, como português no Brasil. Mas se não entendemos a cultura de um país ou mesmo de uma região, não sabemos quais são seus hábitos. Então nos assustamos quando vemos que a mesma raiz pode ser chamada de nomes diferentes, como aipim, mandioca e macaxeira. Ou então, quando em algumas regiões é normal andar sem camisa e, em outras, é ofensivo.
9. Existem roubos que são justificáveis, como roubar para comer?
Resposta: Depende da interpretação da justiça de uma civilização.
Comentário: as trocas criam a necessidade de uma regulamentação que chamamos de justiça. A justiça cria uma hierarquia de valores, determinando o que é justo e o que não é. A essa hierarquia de valores damos o nome de moral. Então, cada civilização acaba por determinar o que é justo e o que é moral.
10. Nossa herança genética determina algumas das habilidades que permitem que nós tenhamos sucesso com algumas especializações. Dessa especializações, todas são decorrentes da genética ou são aprendidas?
	
Resposta: A genética determina a aptidão do organismo, mas é a cultura que explora as possibilidades do fazer.
Comentário: a genética determina a capacidade de nosso organismo em fazer determinadas coisas de forma mais fácil do que outras. Mas as especializações do fazer são culturais. A cultura é que determina o que é um prato bem feito ou a forma correta de dirigir automóveis.
11. O casamento é chamado de uma instituição cultural, mas o casamento é uma troca ou uma união?
Resposta: O casamento é uma troca simbólica.
Comentário: as trocas não são apenas materiais. Existem também trocas simbólicas. Uma troca simbólica é justamente o casamento dos filhos de duas famílias. A cerimônia não pretende determinar a posse dos filhos, mas principalmente os acordos entre as duas famílias. Essa troca simbólica do casamento é que acabou determinando a importância da virgindade da mulher.
12. O objetivo da antropologia é aumentar o entendimento do universo do discurso humano. Mas esse não é seu único objetivo, pois também o avanço moral e a descoberta da ordem natural no comportamento humano são outros objetivos, e a antropologia não é a única disciplina a estudá-los. No entanto, esse é um objetivo ao qual o conceito de cultura se adapta bem. O que isso significa?
Resposta: Por isso que estudar antropologicamente uma cultura aumenta o entendimento sobre o que é humano.
Comentário: a antropologia estuda todas as formas de expressão de uma cultura. O relacionamento de uma cultura, principalmente de uma cultura primitiva, diz respeito às formas de adaptação do ser humano ao ambiente. Assim, estudamos como o ser humano se adapta aos mais diversos aspectos geográficos do planeta, superando com habilidades as dificuldades encontradas.
13. O valor moral é natural ou simbólico?
Resposta: O valor moral é simbólico e varia com a cultura.
Comentário: o valor moral é simbólico. O respeito, por exemplo, é um valor simbólico. Todos os valores decorrentes do respeito são morais. A partir dos valores morais organizamos nossos hábitos e costumes. Os hábitos e os costumes são a cultura de uma sociedade. Quantas mais regras sociais nós conhecemos, inclusive de outros povos, mais temos cultura.
14. Toda economia é baseada nas trocas, mas como nasceu o sistema de trocas entre humanos?
Resposta Selecionada:	
Resposta: As trocas são fruto da divisão do trabalho.
Comentário: quando as tribos se formaram, a partir da expansão das famílias, nasceram as trocas. As trocas são fruto da divisão do trabalho: eu caço, você pesca e aquela mulher cuida da plantação. Isso para que todos numa tribo tenham um pouco de tudo, são trocados os bens.
15. Qual o conceito que parte do pressuposto de que o ser humano tem uma estruturamental universal?
Resposta: Estruturalismo.
16. Tendo em vista a construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:
Resposta: A afirmação da identidade regional.
17. Segundo a antropologia, qual é o método com maior objetividade de ver o mundo?
Resposta: Científico e filosófico
18. A sociedade humana é estabelecida por um conjunto de:
Resposta: Regras e valores.

Outros materiais