Buscar

interdisciplinariedade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Interdisciplinaridade
A docência pautada nos quatro pilares da educação instiga o professor a compreender que o processo de ensino aprendizagem deve superar a visão de racionalidade e voltar-se para ações didáticas de descobertas, construções e reconstruções do conhecimento pelo aluno. Sobre os quatro pilares é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	A prática pedagógica respaldada no aprender a fazer pressupõe ações em sala de aula que o aluno realize atividades de maneira prática.
	
	B
	O pilar aprender conhecer é pautado no estudo de várias disciplinas com uma diversidade maior de conteúdo.
	
	C
	O aprender a conviver leva o professor a realizar atividades em pequenos grupos para que a aprendizagem dos conteúdos seja cooperativa.
	
	D
	O pilar aprender a ser incita uma docência que permite trabalhar a capacidade do aluno em se conhecer, saber suas possibilidades e limites.
A questão correta é a D. O pilar aprender a ser desafia a docência sob a influência do paradigma newtoniano-cartesiano, que identifica o ser humano como uma máquina que reproduz e que não possui emoção, devendo ser educado apenas pela razão. Este pilar busca fazer com que o professor incentive os alunos a aprender a administrar seus desejos, medos e sentimentos para que possa agir com autonomia e ter a capacidade de discriminar suas emoções de modo a entender e orientar seu próprio comportamento.
Questão 2/5 - Interdisciplinaridade
O paradigma newtoniano-cartesiano influenciou a educação incitando práticas pedagógicas voltadas para a visão conservadora da educação. Considerando estes critérios analise as proposições abaixo, após, selecione a alternativa que contém os itens que caracterizam a Escola Tradicional:
Sendo assim, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) A forma de pensar e agir é fundamentado na razão.
(  ) Construção de um currículo com conteúdo pré-definido e absoluto.
(  ) O processo  de ensino aprendizagem desenvolve  ambos os lados do cérebro, estimulando a racionalidade aberta do aluno.
(  ) O aprendizado é compreendido como um produto, sendo necessário a realização de muitas atividades para internalização dos conteúdos.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
Comentário: Questão VERDADEIRA. A escola privilegia o pensamento e o fazer, pois tudo deveria ser explicado com rigorosidade por leis, princípios instituindo uma geração voltada para o intelectualismo e para a racionalidade.
Questão VERDADEIRA. A escola tradicional os conteúdos são definidos em programas que transmitem os conhecimentos historicamente construídos de maneira segmentar.
Questão FALSA. A escola tradicional fundamentada na visão da ciência newtoniana cartesiana, privilegiou a fragmentação e a razão para que os alunos pudessem aprender os conteúdos transmitidos pelo professor.
Questão VERDADEIRA. A escola tradicional prima pela reprodução e memorização dos conteúdos, pois a ênfase e na quantidade do que se aprende.
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F -  F – V
Questão 3/5 - Interdisciplinaridade
O professor para atuar neste século precisa compreender os novos desafios que lhes são impostos, perceber o colapso das velhas certezas, da docência obsoleta orientadas por linhas diretrizes individualistas, centralistas e transmissoras de verdades absolutas. Nessa direção assinale a alternativa que explica corretamente o papel do professor que supera a visão da prática pedagógica fundamentada no paradigma newtoniano-cartesiano:
Sendo assim, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) Planejar e conduzir o processo de ensino aprendizagem de modo que os alunos compreendam os conteúdos de forma eficiente.
(  ) Definir estratégias de forma que os alunos possam memorizar os conteúdos repassados pelo professor.
(  ) Mediar a aprendizagem dos conteúdos pelos alunos por meio da utilização de técnicas e atividades de acordo com a necessidade dos alunos.
( ) Interagir com os alunos permitindo que o grupo seja corresponsável pelo seu aprendizado e instigando a produção do conhecimento.  
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V
Você acertou!
Questão FALSA. A eficiência e eficácia na aprendizagem dos conteúdos é característica do pensamento mecanicista.
Questão FALSA. Esta característica de memorização e de reprodução é da escola tradicional.
Questão VERDADEIRA. Ser um facilitador, utilizar técnicas e considerar a necessidade do grupo de alunos é característica do pensamento inovador.
Questão VERDADEIRA. O paradigma inovador busca a autonomia, a crítica, a produção dos conhecimentos pelo aluno com o auxílio do professor.
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – F - V
Questão 4/5 - Interdisciplinaridade
O paradigma newtoniano cartesiano durante um longo período influenciou vários segmentos inclusive a educação com pensamento linear, fechado, mecanicista e reducionista. Leia as afirmações abaixo e identifique o período, pessoas e ou fatos que provocaram a ruptura deste pensamento.
Nota: 0.0
	
	A
	A ruptura do paradigma ocorreu a partir do final do século XIX momento definido pela transição e criação de teorias como a evolução biológica das espécies de Lamarck
A questão correta é a A. A ruptura do paradigma newtoniano cartesiano ocorreu partir do final do séc XIX, quando ocorreu a transição entre o mundo moderno e o contemporâneo e o desenvolvimento da evolução biológica das espécies, estudos e descobertas de Lamarck (1744-1829) e Charles Darwin (1809-1822); Teoria Quântica descoberta por Planck (1858-1947), Teoria da Relatividade, descoberta por Einstein (1879-1955), Prigogine (1917-2003) com sua Teoria das Estruturas Dissipativas.
	
	B
	A transição deste paradigma aconteceu no início do século XIX quando ocorreu a mudança do mundo moderno para o contemporâneo.
	
	C
	O período de transição deste paradigma é marcado pela Revolução Cientifica com as descobertas das propriedades quantificáveis de Galileu Galilei
	
	D
	Foi no final do século XX que ocorreu a ruptura do paradigma momento das grandes descobertas como a teoria da física quântica por Planck
Questão 5/5 - Interdisciplinaridade
A escola tecnicista visava articular com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica. Com esta premissa qual é o papel do professor nesta abordagem.
Nota: 20.0
	
	A
	O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino.
Você acertou!Comentário: a questão correta é a A. O professor é considerado aquele que busca a eficiência e a eficácia no aprendizado do aluno.
	
	B
	O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo do aluno. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam.
	
	C
	Professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento.
	
	D
	O professor é o coordenador de debates, adaptando-se às características e necessidades do grupo.

Outros materiais