fixação 4
10 pág.

fixação 4

Pré-visualização3 páginas
Parte superior do formulário
Temos visto, na Educação Infantil, diferentes formas de se conceber a brincadeira. Uma delas diz respeito à concepção estruturalista e organicista do brincar, baseada em uma visão de natureza infantil biologicamente determinada, segundo a qual a brincadeira é vista como uma atividade natural e espontânea, originada na própria essência da criança. Partindo desse pressuposto podemos dizer que:
I.As práticas de Educação Infantil, baseadas nessa visão, encaram a brincadeira apenas como atividade recreativa, que permite que as crianças relaxem e liberem energias acumuladas.
II.Nos métodos mais tradicionais, o brincar pode ser considerado como um obstáculo para a aprendizagem, pois as oportunidades de brincar se limitam à hora do recreio e, quando possível, nos momentos de chegada e saída da instituição.
III.Uma outra tendência é a utilização da brincadeira como instrumento didático. O brincar é concebido como preparação para a escolaridade futura, por meio da sua transformação em exercícios e treinamentos. O educador usa a brincadeira para ensinar noções e habilidades, como cores, formas, partes do corpo, numerais, entre outras.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II.
b. I.
c. III.
d. I, II e III.
Conteúdo:
Direito de ser criança. As práticas de Educação Infantil, baseadas nessa visão, encaram a brincadeira apenas como atividade recreativa, que permite que as crianças relaxem e liberem energias acumuladas;
Nos métodos mais tradicionais, o brincar pode ser considerado como um obstáculo para a aprendizagem, pois as oportunidades de brincar se limitam à hora do recreio e, quando possível, nos momentos de chegada e saída da instituição;
Uma outra tendência é a utilização da brincadeira como instrumento didático. O brincar é concebido como preparação para a escolaridade futura, por meio da sua transformação em exercícios e treinamentos. O educador usa a brincadeira para ensinar noções e habilidades, como cores, formas, partes do corpo, numerais, entre outras. Páginas 58.
e. II e III.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto mais plenas forem as experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente por meio de suas brincadeiras e, quanto mais possibilidades lhe forem apresentadas para ampliar sua imaginação, mais fecundas serão nas suas ações/interações com o mundo. O brincar é um processo histórico e socialmente construído,ou seja, as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de sua cultura, e suas brincadeiras são carregadas dos __________, __________ e ____________________ de seu grupo social. Complete a sentença, com o grupo de palavras abaixo:
Escolha uma:
a. Princípios, sensores e fantasias.
b. Hábitos, fantasias e princípios.
c. Fantasias, hábitos e valores.
d. Hábitos, valores e conhecimentos.
Conteúdo:
Abordagem pedagógica dos conteúdos. Os familiares ou indivíduos responsáveis pelos cuidados com os bebês lhes auxiliam a brincar desde cedo, quando, por meio dos vínculos afetivos constituídos, interagem com eles, criando diferentes situações que poderíamos identificar como o início desse processo.As conhecidas brincadeiras que os adultos costumam fazer, por exemplo,esconder e achar os próprios bebês ou objetos atrás de panos ou cobertas. Essas brincadeiras ajudam a estreitar as conexões afetivas adultosbebês,além de auxiliar as crianças na elaboração da imagem mental do objeto ou pessoa distante,o que servirá de apoio para suas construções de sistemas de representação. Página 57.
e. Hábitos, valores e fantasias.
Feedback
A resposta correta é: Hábitos, valores e conhecimentos..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere à organização de projetos interdisciplinares, analise a citação a seguir: Segundo Hernandez (1998), os projetos devem ser um convite a soltar a imaginação, a paixão e o risco por explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por compartimentos fechados, faixas horárias fragmentadas, arquipélagos de docentes e passem a se converter em uma comunidade de aprendizagem, na qual a paixão pelo conhecimento seja a divisa, e a educação de melhores cidadãos o horizonte ao qual se dirige. As ideias do autor, apresentadas acima nos propõem uma reflexão sobre:
I.A ideia do autor nos remete a pensar que os Projetos Interdisciplinares são muitas vezes um obstáculo para trabalhar determinados conteúdos, pois se limitam a áreas especificas e isso atrapalha o rendimento das aulas.
II.A ideia do autor nos remete a pensar nos Projetos Interdisciplinares como única maneira de promover um Ensino de Qualidade.
III.A ideia do autor nos remete a pensar os Projetos Interdisciplinares como uma possibilidade de explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por concepções fragmentadas.
IV.A ideia do autor nos remete a pensar nos Projetos Integradores como forma de compartimentos fechados, repletos de conteúdos a serem transmitidos aos alunos de forma a priorizar a quantidade em detrimento da qualidade. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV
b. III.
Conteúdo:
O planejamento de projetos e a importância da mediação das professoras e dos professores. A ideia do autor nos remete a pensar os Projetos Interdisciplinares como uma possibilidade de explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por concepções fragmentadas, com pensamentos pré estabelecidos, prontos e acabados, devem pensar a educação através dos Projetos Integradores como uma possibilidade de exploração, de integrar, de relacionar os saberes construídos ao longo da história, permitindo que novas ideias germinem no canteiro das escolas, pois o papel dos professores não é mais o de transmissor de conteúdos e sim o de mediador de conhecimentos. Página 63 e 64.
c. II, III e IV.
d. I e IV.
e. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: III..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os professores necessitam ter a preocupação de impulsionar seus alunos a construírem relações entre os conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo. Exemplo: indicar que as questões ambientais são, ao mesmo tempo, problemas de saúde, de química e de física; além de abarcarem a ecologia e a biologia como um todo. Uma das formas de ensino mais utilizadas para a ampliação e efetivação de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos de trabalhos. Com relação a estes projetos marque a alternativa que NÃO contempla seus objetivos:
Escolha uma:
a. Os projetos de trabalho são bastante eficazes para se trabalhar uma temática mais específica, pois não se pode utilizá-los a partir de várias disciplinas ao mesmo tempo.
Conteúdo:
Abordagem pedagógica dos conteúdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As outras alternativas definem o trabalho com projetos como sendo uma forma de trabalho interdisciplinar definem o trabalho por temas que envolvem mais de uma disciplina, evitando o aprendizado em compartimentos, possibilitando maiores chances de aprendizado. Página 82.
b. Projetos de trabalho- podem abarcar várias disciplinas, porém, isso não deve ser obrigatório. Eles são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos alunos.
c. Projetos de trabalho- são feitos com a finalidade de estabelecer boas situações de aprendizagem, nas quais se evita colocar em compartimentos o conhecimento.
d. Através dos Projetos de Trabalho os professores podem inserir o estudo de temas que não dizem respeito a uma disciplina específica, mas que envolvem duas ou mais delas.
e. O projetos de trabalho, trabalham de forma interdicisciplinar, porém não devem ser desenvolvidos em todas séries/anos.
Feedback
A resposta correta é: Os projetos de trabalho são bastante eficazes para se trabalhar uma temática mais específica, pois não se pode utilizá-los a partir de várias disciplinas ao mesmo tempo..
Questão 5
Correto
Marcar questão