Buscar

APOL 03 PREVENÇAO E BOMBEIRO CIVIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
“A decretação de SE-Situação de Emergência e de ECP-Estado de Calamidade Pública possibilitam algumas hipóteses de ações voltadas à resposta e à recuperação dos cenários afetados pelos desastres”
(LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018.)
Conforme o livro base da disciplina, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta as informações corretas sobre dispensa de licitação em SE e/ou ECP:
Nota: 20.0
	
	A
	De forma excepcional, a licitação poderá ser dispensada nos casos previstos em lei, em um prazo de 180 dias, prazo em que a autoridade pública poderá realizar aquisições de bens e contratação de serviços sem licitação.
Você acertou!
Alternativa correta.
De forma excepcional, a licitação poderá ser dispensada nos casos previstos em lei, em um prazo de 180 dias, prazo em que a autoridade pública poderá realizar aquisições de bens e contratação de serviços sem licitação.
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 111.
	
	B
	A administração pública, por meio da publicação da SE e /ou ECP, poderá realizar qualquer contratação de bens ou serviços,  dispensada de realizar licitação, enquanto a situação de calamidade estiver presente no município.
	
	C
	O ministério público deverá respeitar o prazo de 45 dias, a contar da data da calamidade, para realizar todas as licitações necessárias, desde que realize o pagamento da maior valor apresentado.
	
	D
	A prefeitura deverá dispensar de licitação de toda e qualquer compra de bens ou contratação de serviços em até 365 dias após o desastre.
	
	E
	A contar da data do desastre automaticamente todas as licitações da localidade estarão dispensadas, permitindo assim agilidade na reconstrução do local.
Questão 2/5 - Gestão de Sistemas de Informação
Sobre as etapas do processo decisório, o problema envolvido na realização da melhor escolha tem sido pesquisado há várias décadas nas áreas de psicologia, inteligência artificial e comportamento organizacional. Em meados da década de 1940, o cientista social e matemático norte-americano Herbert Simon abriu caminhos para as pesquisas sobre o processo de decisão em sua obra intitulada Administrative Behavior: a Study of Decision-Making Processes in Administrative Organization (Simon, 1947), posteriormente editada em português com o título Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas (Simon, 1979). Nessa obra pioneira, Simon define o processo decisório como o “coração” da gestão e relaciona a tomada de decisões com as áreas de lógica, psicologia e ciências sociais. O modelo racional de decisão proposto por Simon pressupõe a utilização de informações objetivas e analíticas para proceder à escolha da melhor alternativa em uma tomada de decisão. 
 
Fonte: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
De acordo com o texto acima e com os conceitos abordados no livro base, Simon (1979) decompõe o processo decisório em etapas. Quais são elas?  Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Relevância, temporalidade e seleção.
	
	B
	Filtragem, críticas e inteligência.
	
	C
	Inteligência, concepção, seleção e revisão.
Você acertou!
Etapa 1: inteligência
A etapa de inteligência é o momento em que o gestor e sua equipe caracterizam claramente o problema, analisando-o com profundidade, validando suas premissas e formulando os objetivos a serem atingidos. É também a oportunidade para avaliar a situação por meio de uma visão estratégica, com base em informações relacionadas à organização e ao seu ambiente externo. Como resultado, o gestor “decidirá sobre o que será decidido”, podendo até mesmo concluir que a situação não deve mudar e que, portanto, nenhuma decisão é necessária.
Etapa 2: concepção
Na etapa de concepção, as possíveis alternativas de solução são levantadas, e seus prós e contras são avaliados. Os estudos de viabilidade técnica, comportamental e financeira também fazem parte dessa análise. Neste momento, as informações coletadas na etapa de inteligência são analisadas por métodos quantitativos e estatísticos, para prever os resultados de cada alternativa. Para isso, normalmente são utilizadas ferramentas computacionais, como planilhas de cálculo e sistemas de apoio à decisão, como veremos a seguir.
Etapa 3: seleção
Na etapa de seleção, é identificada a alternativa que contribuirá de maneira mais efetiva para os objetivos estabelecidos. Cada alternativa recebe um valor, que representa a sua “utilidade” para a solução. Assim, a alternativa com maior valor será selecionado. Em situações mais complexas, com múltiplos critérios de seleção, são utilizados métodos de ponderação que classificam os critérios de acordo com sua importância na decisão. O resultado da etapa de seleção é a alternativa a ser implementada.
Etapa 4: revisão
Na etapa de revisão, a implementação da decisão é monitorada para que seja possível verificar se a alternativa escolhida foi mesmo a melhor decisão.
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015 pp. 53-54.
	
	D
	Competitividade, salário e revisão.
	
	E
	Precisão, processamento e temporalidade.
Questão 3/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
O Anexo VI da IN n. 2/2016 afirma que dano é o “resultado das perdas humanas, materiais ou ambientais infligidas às pessoas, comunidades, instituições, instalações e aos ecossistemas, como consequência de um desastre” (Brasil, 2016c)
Conforme o livro base da disciplina, analise os itens abaixo.
I. Os danos são expressos em quantidades e sua contabilização é realizada definindo-se quantas unidades de determinado bem sofreram danos em razão do desastre.
II. No momento de contabilização dos danos, não nos referimos a valor econômico.
III. No conceito previsto pela IN n. 2/2016, os danos podem ser de duas categorias: socioeconômicos e demográficos.
 Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	B
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	C
	Apenas os itens I e II estão corretos.
Você acertou!
Alternativa correta: Apenas os itens I e II estão corretos.
O item I está correto: Os danos são expressos em quantidades e sua contabilização é realizada definindo-se quantas unidades de determinado bem sofreram danos em razão do desastre.
O item II está correto: No momento de contabilização dos danos, não nos referimos a valor eco
O item III está incorreto: No conceito previsto pela IN n. 2/2016, os danos podem ser de três categorias: humanos, materiais e ambientais.
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 89.
	
	D
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	E
	Apenas o item I está correto.
Questão 4/5 - Gestão de Sistemas de Informação
Leia o texto, e responda à questão:
 
A complexidade das decisões gerenciais aumenta à medida que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque seus resultados se tornam menos previsíveis.
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015 p. 49.
De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, estas são classificadas em três tipos, quais são eles?
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Filtragem, críticas e apresentação.
	
	B
	Estruturadas, não estruturadas e semiestruturadas.
Você acertou!
As decisões podem ser classificadas de acordo com sua complexidade. Em um extremo estão as decisões simples, que fazem parte do cotidiano, nas quais as informações são suficientemente claras de modo a reduzir a probabilidade de insucesso. No outro extremo estão as decisões complexas, baseadas em informações
estimadas ou imprecisas, que deixam margem para incerteza ou que podem causar grande impacto na organização. Como vimos anteriormente, a complexidade das decisões gerenciais aumenta à medida que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque seus resultados se tornam menos previsíveis. De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, estas são classificadas em três tipos, descritos na sequência: estruturadas, não estruturadas e semiestruturadas (Laudon; Laudon, 2010).
Referência: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015 p. 49.
	
	C
	Precisão, processamento e temporalidade.
	
	D
	Relevância, temporalidade e apresentação.
	
	E
	Filtragem, processamento e apresentação.
Questão 5/5 - Prevenção e Bombeiro Civil
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-02/roraima-decreta-estado-de-calamidade-publica-na-saude Acesso em 14/05/2019 às 13h45m.
Analise os itens abaixo sobre Estado de Calamidade Pública.
I. Para configuração do ECP é preciso haver danos e prejuízos tão grandes que a capacidade de resposta da Administração Pública local tenha sido substancialmente comprometida.
II. Considera-se estado de calamidade pública: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.
III. O município atingido por desastre deverá cumprir uma série de formalidades determinadas pela legislação pátria para que seja possível a decretação tanto de SE-Situação de Emergência quanto de ECP-Estado de Calamidade Pública.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas os itens corretos:
Nota: 20.0
	
	A
	Os itens I e II estão corretos.
	
	B
	Os itens I e III estão corretos.
	
	C
	Os itens II e III estão corretos.
	
	D
	Os itens I, II e III estão corretos.
Você acertou!
Alternativa correta: Os itens I, II e III estão corretos.
I. Para configuração do ECP é preciso haver danos e prejuízos tão grandes que a capacidade de resposta da Administração Pública local tenha sido substancialmente comprometida.
II. Considera-se estado de calamidade pública: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.
III. O município atingido por desastre deverá cumprir uma série de formalidades determinadas pela legislação pátria para que seja possível a decretação tanto de SE-Situação de Emergência quanto de ECP-Estado de Calamidade Pública.
Referência: LINO, Antonio Geraldo Hiller. Proteção e Defesa Civil. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 104 a 106.
	
	E
	Somente o item II está correto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais