Buscar

Análise de Vantagem Competitiva simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Para que a estratégia seja desenvolvida de maneira consciente, é necessário que alguns elementos sejam definidos, para nortear o estrategista, indicando os objetivos e resultados pretendidos de maneira clara, embasando a tomada de decisão estratégica. Esses elementos compreendem a definição de missão, visão e valores organizacionais e institucionais, além dos objetivos, propostas de resultados, dentre outros. Explique a definição de visão, e como ela contribui para o processo estratégico. 
Resp.: A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, é a situação em que a empresa deseja chegar dentro de um determinado período de tempo, rumo a metas e a conquistas. As visões se baseiam na realidade da em presa, mas visualizam uma realidade futura. Através dela é possível explorar as possibilidades e as realidades desejadas. Assim elas se tornam a estrutura para o que a em presa quer criar e o que as orientam para fazerem escolhas e compromissos de ação. E apesar de seu conceito ser bem claro, não há uma formula pronta para encontrar a visão de uma organização, visto que seu processo de construção é muito particular de cada empresa (SENGE, 1990). A visão deve ser algo a longo prazo, pois em um período de tempo mais longo a empresa se compromete com metas m ais desafiadoras. A visão também precisa ter um conceito bem claro. Assim é importante se criar uma imagem, que seja compartilhada por todos, de onde se pretende chegar.
2) A administração do ciclo de vida de um produto, e suas dive rsas implicações, é tarefa das mais importantes, não só pela necessidade de mantermos sempre atualizadas as propriedades e características intrísecas e extrínsecas dos produtos que oferecemos ao mercado, como, e principalmente, por precisarmos considerar que o sucesso do produto (ou produtos) é, no âmbito global da o rganização, a mola propulsora para a consecução de seus objetivos. Por exemplo, temos a fase em que o produto já é aceito pela maior parte dos compradores. 
Faça um texto emplicando qual é a frase referida no texto acima, e o que difere ela das fases do ciclo de vida. 
Resp.: No caso do exemplo, é a fase de maturidade que é o período de redução de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro estabiliza-se ou entra em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência; Assim, se diferencia das demais, onde a fase de introdução é o período de crescimento lento das vendas, à medida que o produto é introduzido ao mercado. O lucro é inexistente neste estágio porque as despesas de lançamento são grandes; já a fase de crescimento se caracteriza como sendo um período de rápida aceitação de mercado e de melhoria substancial do lucro; e por fim, a fase em que as vendas mostram forte queda e o lucro desaparece é a fase
3) Segundo a teoria sobre o s stakeholders, diz respeito a todas as partes interessadas que legitimam as ações de uma organização. O sucesso da organização depende da interação e participação de todos os interessados para que as expectativas e necessidades sejam atingidas. Martins e Guindani (2013, p.21) explicam que a “teoria dos stakeholders se opõe a visão tradicional, e que o o bjetivo da corporação é servir a todos aqueles que interagem com a organização sejam eles acionistas ou não”. Com base nessas informações, cite exemplos de stakeholders e sua relação estratégica com a organização. 
Resp.: Os stakeholders são designados em todos o s segmentos que influenciam ou são influenciadas pelas ações de uma organização, fugindo do entendimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor. Segundo Freeman, o termo stakeholders refere-se a grupos que têm direito legitimado sobre a organização. Numa organização pode se identificar seus stakeholders como: mídia (publicidades, área de marketing), fornecedores, meio ambiente, serviços ou processos terceirizados, concorrentes, acionistas, clientes, comunidade, enfim, a uma série de processos físicos ou jurídicos de uma organização que pode ser considerada um stakeholders, desde que haja sempre a interação com a mesma. Algumas empresas adotam o stakeholders como um pilar da política de gestão interna, e, para um maior entendimento de seus colaboradores, pode -se usar o termo público interno e externo, que seria uma tradução da palavra stakeholders. 
4) O conceito d e vantagem competitiva diz respeito a uma posição vantajosa de uma organização que apresenta caráter temporário. Segundo Porter (1999) é a conquista de uma posição que possibilitaria ganhos acima da média. O mesmo ator também considera que a vantagem competitiva deve ser sustentável, ou seja, deve ser a base para um desempenho acima da média no longo prazo. Com base nessas informações, discorra sobre o conceito de vantagem competitiva: 
Resp.: A vantagem competitiva vai em busca de crescimento e diferenciação, muitas empresas procuram realizar eficientemente o conjunto de atividades necessárias para obter um custo menor do que o s do concorrentes ou organizar essas atividades de modo único, capaz de gerar valor diferenciado para os comprador
5) De acordo com Poter (1980) a organização precisa escolher entre três tipos de estratégias. A liderançaem custo, diferenciação e enfoque que podem ser usadas separadamente ou em conjunto de forma a criar uma posição considerada como sustentável. Essas estratégias podem ser ofensivas e defensivas que criam uma posição vantajosa para a organização. Em relação ao exposto acima, explique como se dá a estratégia de diferenciação de uma organização: 
Resp.: A estratégia de diferenciação é um conjunto integrado de ações tomadas para produzir bens e serviços (a um custo aceitável) que os clientes percebam como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles. De acordo com Fernandes e Berton (2005), a estratégia de diferenciação consiste em diferenciar o produto ou serviço oferecido pela empresa, criando algo considerado único no âmbito de toda a indústria. Essa estratégia envolve a criação e comercialização de produtos exclusivos para o mercado de mass

Outros materiais