Buscar

AD1 Português IV - CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Maria Alíniza da Silva Matricula:
Polo: Paracambi
Disciplina: Português IV 
Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima
Nota: 8,5
AD1 – 2020.1
I) Leia o texto a seguir. COMO O BUMBA MEU BOI SE TORNOU PATRIMÔNIO DA UNESCO (Natan Novelli Tu) unindo-se à capoeira, frevo e mais três expressões brasileiras, celebração maranhense de mais de 300 anos ganhou das Nações Unidas título de patrimônio cultural imaterial.
FESTEJOS DO BUMBA MEU BOI NO MARANHÃO
 O Bumba meu boi, festa tradicional do estado do Maranhão, foi eleito patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A celebração já era considerada Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011. A festa é celebrada durante as festas juninas e reúne performances dramáticas, musicais e coreográficas, além de elementos materiais como artesanato, bordados, e confecção de instrumentos e indumentárias típicas. A Unesco justificou a escolha afirmando que “o Bumba meu boi maranhense constitui um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos, multiplicidade de grupos e, principalmente, porque estabelece uma relação intrínseca entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção aos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e na cosmogonia e lendas da região”. Só o Bumba meu boi do Maranhão entrou na lista da Unesco. A festa também é comemorada, durante as festas juninas, no Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, com o nome de Boi-bumbá. Em alguns estados, o ciclo acontece no período natalino. Cada região pode dar características um pouco diferentes à celebração, mas todas elas dizem respeito a uma expressão de origem semelhante. 
O QUE É O BUMBA MEU BOI
 A origem do Bumba meu boi é incerta. O culto à imagem do boi é forte em diversas partes do mundo. No Brasil, alguns estudos relacionam a festa ao ciclo do gado, nos séculos 17 e 18. Já no Maranhão, a tradição remonta às fazendas de engenhos, onde era praticada por pessoas escravizadas. De acordo com Marla Silveira, pesquisadora e professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, “para não dar pretexto a perseguições e repressão de que sempre foi vítima, o [Bumba meu] boi, embora uma manifestação religiosa, foi denominado de ‘brincadeira’”. A festa faz um relato dramatizado com elementos de comédia, drama, sátira e tragédia das relações sociais entre patrão e subalternos. Celebra a devoção a santos católicos, em especial São João, São Pedro e São Marçal, mas congrega também influências indígenas e africanas. Como parte da expressão, orixás, voduns e encantados requisitam o boi como obrigação espiritual. Na lenda, a escrava Catirina está grávida e conta ao marido, Francisco, que está morrendo de desejo de comer a língua de um boi vistoso. Francisco, um trabalhador da fazenda, então atende aos pedidos da esposa e mata o boi. O fazendeiro pede então que um pajé ressuscite o boi, perdoando o empregado, e celebrando a saúde do animal com uma grande festa. 
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/12/12/Como-o-Bumba-meu-boi-setornou-patrim%C3%B4nio-da-Unesco. Acesso em: 8 fev.2020.
II) Responda as questão a seguir, utilizando, quando necessário, exemplos retirados do texto. 
1) Conceitue as quatro principais disciplinas da área da Linguística, apresentando seus respectivos objetos de estudo. (1 ponto) 
Fonologia: o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua;
Morfologia: é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras;
Semântica: estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto; 
Sintaxe: o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.
2) No trecho “O Bumba meu boi (...) foi eleito patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco...”, como a expressão Bumba meu boi é analisada, nesse trecho, sob o ponto de vista de cada uma dessas quatro disciplinas da área da Linguística? (2 pontos) 
Resposta: A expressão “O Bumba meu boi” – no ponto de vista das bases semânticas, morfológicas, semânticas e sintáticas disponíveis na língua portuguesa, estabelecem uma combinação, a fim de manter o sentido de autorrepresentação, com a presença marcante de uma semântica e uma sintaxe particular da região em que foi criado. Na sintaxe – Bumba meu boi – exerce função de sujeito e na semântica nome dado a uma festa.
3) Tendo em vista que a Morfologia tem como foco a unidades mínimas dotadas de significado, qual a disciplina que, nesse ponto, caminha mais proximamente a ela (a Morfologia)? (1 ponto) 
Resposta: Semântica – por estuda o significado e a interpretação de uma palavra.
4) Leia os dois pequenos textos a seguir e apresente a distinção entre sincronia e diacronia. (1 ponto) 
(a) As palavras latinas sclavus e de slavus deram origem à palavra esclavo a qual, por uma alteração denominada rotacismo, converteu-se na palavra escravo do português atual. 
(b) O substantivo escravo é formado pelo radical escrav- + a vogal temática -o e significa “aquele que, privado da liberdade, está submetido à vontade de um senhor, a quem pertence como propriedade”. 
Resposta: Essa distinção nomeada por Sincronia e Diacronia foram abordados inicialmente pelo linguista Saussure, em que a língua pode ser analisada de forma sincrônica, que se dá pelo estudo da língua num momento especifico e diacrônica através do tempo. 
No texto (a) temos a palavra escravo analisada em sua evolução (diacronia), já no texto (b) temos um exemplo de sincronia.
5) Estabeleça a diferença e a relação entre morfe e morfema. (1 ponto) 
Resposta: Conforme estudado na aula 2, os morfemas são as unidades abstratas mínimas formadoras das palavras de uma língua e são representados pelos morfes, ou seja, é aquele que detém a significação, sua generalização, está no plano das ideias; já o morfe é a realização, a concretização do morfema e pode se apresentar por meio de mais de uma forma.
Resumindo, o morfema é a concretização do nosso pensamento (ideias) quando falamos ou escrevemos; morfe, constitui a realização do morfema.
6) Defina e explique alomorfia, neutralização e cumulação. (2 pontos) 
Resposta: Alomorfia é um fenômeno e/ou um elemento, ou seja, é um morfe que tem o mesmo significado efunção de outro, remetendo a um mesmo morfema. No plutral tempo o morfes -s, -es ou –i. 
Logo, os três são alomorfes entre si; A neutralização ocorre quando dois morfes de morfemas diferentes assumem formas idênticas como se fossem homônimas, ou seja, é o processo que anula a diferença entre dois morfemas pelo aparecimento de um morfema único; já, a cumulação, entende-se por um morfema acumulativo aquele que traz em si mais de noção gramatical, como por exemplo as desinências modo-temporal, e número-pessoal.
7) Considerando como exemplos as palavras principalmente e incerta, responda o que é afixo e que tipo de afixos podem fazer parte da formação das palavras da Língua Portuguesa. (1 ponto) 
Resposta: Afixos são prefixos e sufixos, que corresponde a palavras já existentes/primitivas. 
Na palavra principal + mente temos a presença do sufixo - mente, é na palavra in + certa temos a presença do prefixo – in.
Exemplo: Pedra – palavra primitiva / eira – (afixo) – pedra + eira=Pedreira – derivada da palavra primitiva pedra.
8) Apresente e descreva formas livres, formas dependentes e formas presas, ilustrando com exemplos, tendo em vista as formas destacadas no trecho “O culto à imagem do boi é forte em diversas partes do mundo”.
Resposta: “O culto à imagem do boi é forte em diversas partes do mundo”.
Formas dependentes: não funciona isoladamente como comunicação suficiente; (ex.: o, à, do, em – são artigos, pronomes átonos, preposições etc.)
- Formas livres: são aquelas que funcionam como comunicação suficiente – (ex.: culto, boi, imagem, mundo)
- Formas presas: só funcionam ligadas a outras. (ex.: part)

Outros materiais