Buscar

Apol Geografia Agrária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Geografia Agrária 
Questão 1/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Na teoria de Chayanov a família camponesa não contrata mão de obra fora do estabelecimento, possuindo seus próprios meios de produção e, ocasionalmente, é obrigada a empregar parte de sua força de trabalhos em atividades não agrícolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLOEG, Jan Douwe Van der. O modo de produção camponês revisitado. Disponível em: <http://www.jandouwevanderploeg.com/PORT/doc/diversidade_O_modo_de_prod.pdf>. Acesso em 09 abr, 2017. 
Tomando por referência os conteúdos do livro-base Geografia Agrária em relação ao modo de produção camponês e aos recursos recebidos pela produção, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A autonomia que o camponês possui sobre as decisões de produção, bem como a liberdade de dispor de seus excedentes da maneira que desejar, assegura o orçamento familiar, o qual será exclusivamente destinado à aquisição de maquinário.
	
	B
	O excedente da produção é destinado a uma poupança familiar. Essa poderá ser utilizada para a compra de sementes, instrumentos de trabalho, vestuários, utensílios domésticos, entre outros bens de consumo.
Você acertou!
A alternativa (b) é a única assertiva correta, pois a parcela de ganhos monetários, que não for investida na produção será destinada à poupança familiar e esse fator é um dos elementos que conferem o bem-estar da UFP. A alternativa (a) está incorreta justamente pelo fato de que o excedente de ganhos não é investido em maquinário. A alternativa (c) está incorreta porque, em virtude da necessidade de manutenção familiar, a produção camponesa não pode cessar. A alternativa (d) está incorreta, pois coloca o modo de produção capitalista inserido na UFP, além de afirmar o beneficiamento do empregado pelo empregador no sistema capitalista. A alternativa (e) está incorreta, pois a primeira parcela da produção é destinada à subsistência da família. (livro-base, p. 130).
	
	C
	O campesino pode optar por parar a sua produção, caso o mercado não esteja fornecendo mais demandas de consumo. A fim de que possa garantir seu sustento, outras alternativas de trabalho e renda são asseguradas ao camponês como, por exemplo, a venda de artesanatos.
	
	D
	O trabalho contratado faz parte das unidades familiares de produção e as possibilidades de ofícios que o campesinato possui fornecem mais bens ao proprietário da força de trabalho que, consequentemente, irá beneficiar seu empregado.
	
	E
	Na produção camponesa, a primeira parcela de produtos é destinada à venda, a segunda parte da produção total poderá alimentar o próximo ciclo de produção e a terceira parte servirá ao consumo familiar.
Questão 2/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O processo de mundialização do capital atuou integrando, o capital em escala mundial, criando as empresas mundiais através das fusões, associações e aquisições das empresas internacionais ou nacionais. (...) A mundialização do capital trazia consigo a hegemonia das multinacionais como expressão de um capitalismo disposto a superar as contradições geradas pela disputa de mercados e fontes de matérias-primas entre as empresas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização da agricultura brasileira. VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales.. http://www.6cieta.org/arguivos-anais/Ariovaldo%20%20Oliveira.pdf. Acesso em 09 abr. 2017. 
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre as duas faces da mundialização da agricultura capitalista, isto é: a ‘territorialização do capital’ e a ‘monopolização do território’, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A monopolização do território e a territorialização do monopólio são duas lógicas totalmente diferentes, contudo ambas fazem parte da mundialização da agricultura capitalista.
Você acertou!
A assertiva (a) está correta, pois a monopolização do território e a territorialização do monopólio fazem parte do processo de mundialização do agronegócio. As alternativas (b) e (c) estão incorretas, pois a monopolização do território acontece quando o capitalista não é o proprietário da terra e a territorialização do monopólio ocorre quando o capitalista também é o proprietário da terra. A afirmação (d) está incorreta porque, a territorialização do monopólio se baseia no trabalho assalariado, sendo contraditória a união entre a indústria e a agricultura. A afirmativa (e) está incorreta, pois a monopolização do território tem como principal característica a monocultura e, consequentemente, a criação de um cenário uniforme (livro-base, p. 139).
	
	B
	A territorialização do monopólio acontece quando o proprietário da terra e o capitalista não são a mesma pessoa.
	
	C
	A monopolização do território acontece quando o capitalista é também o proprietário da terra.
	
	D
	A territorialização do monopólio é um modelo produtivo que opera baseado na lógica de distribuição de rendimentos das cooperativas.
	
	E
	A monopolização do território é um modelo produtivo que prioriza a produção de culturas variadas em um cenário poliforme.
Questão 3/5 - Geografia Agrária
Leia o fragmento de texto abaixo: 
"O estudo geográfico da agricultura foi realizado ao longo do tempo por diferentes enfoques que produziram uma diversidade de definições, as quais refletiam o modo de pensar do momento. Assim, em princípio, a Geografia Agrária era desenvolvida como ‘parte’ da Geografia Econômica, e os estudos econômicos em Geografia tinham, na agricultura, seu foco principal". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Darlene A. de Oliveira. Geografia Agrária no Brasil: conceituação e periodização. Terra Livre, São Paulo, n. 16. p. 39-70, jan./jun. 2001. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o início dos estudos agrários no Brasil, considere as alternativas a seguir e assinale as que se referem ao começo desses estudos:
I. A disputa epistemológica provinda da Europa, sobretudo a partir da retomada do método dialético como método válido, influenciou decisivamente os estudos agrários no Brasil.
II. No Brasil, o método dialético no âmbito da Geografia foi implementado primeiramente pelos estudos agrários.
III. A influência marcante da dialética, no início dos estudos agrários no Brasil, não foi tão efetiva nas décadas seguintes, tendo perdido espaço para o método neopositivista.
IV. Há grandes diferenças entre os estudiosos que pensam a Geografia agrária no Brasil, mas, de um modo geral, pode-se considerar que a grande parte dos autores enfatiza a necessidade de transformação social. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, II e IV
Você acertou!
A alternativa (d) está certa, porque as sentenças I, II e IV corretamente enfatizam as influências teóricas inicias nos estudos agrários brasileiros, como fruto de uma disputa no âmbito da epistemologia da Geografia na Europa, em que a retomada do método dialético se fez fundamental. Desta maneira, pode-se afirmar que a geografia agrária brasileira esteve sempre como principal vertente da disciplina por utilizar a criticidade e o método dialético em seus estudos. Por essas características, destaca-se que, apesar de algumas distinções teóricas, de modo geral, os estudiosos que se dedicam a pensar a Geografia Agrária apresentam como traço comum a busca por transformação social (livro-base, p. 30). A assertiva III está incorreta, porque afirma que a influência teórica inicial na Geografia foi a dialética; não o historicismo (livro-base, p. 30).
	
	E
	III e IV
Questão 4/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Nas cooperativas de
produção agrícola, a terra, o trabalho e a renda são administrados coletivamente pelos próprios cooperados. Apesar da cooperativa de produção agrícola ser um empreendimento de tipo empresarial, é radicalmente diferente de uma empresa capitalista, pois não há extração de mais-valia. A divisão da renda é feita conforme o número de horas trabalhadas de cada um, após serem pagas ou amortizadas as dívidas com a produção e gastos em investimentos para a ampliação da estrutura cooperativa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMAZ, Fernanda. O modelo socialista de cooperativa de produção agrícola (CPA-MST): contradições e avanços – estudo de caso de Copava. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/2010_FernandaThomaz.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o modelo cooperado, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Nas cooperativas, os lucros são destinados às poupanças familiares, porém os cooperados somente utilizam esses recursos em momentos de crise (financeira, climática, etc).
	
	B
	Todas as cooperativas produzem alimentos industrializados e a maioria recebe a matéria-prima cultivada pelos produtores familiares.
	
	C
	Dentro da lógica das cooperativas, o cooperado é que detém a propriedade da empresa.
Você acertou!
A alternativa correta é a (c), pois o controle da produção está nas mãos de todos os produtores e isso significa que os usuários da cooperativa são os seus proprietários e não aqueles que detêm o capital. A alternativa (a) está incorreta, porque os lucros não são exclusivamente destinados às poupanças familiares, isso acontece apenas quando há um excedente e um acordo na cooperativa. Ao contrário do que afirma a sentença, o valor excedente será investido em insumos para a produção, rotatividade do capital. A alternativa (b) também está incorreta, pois nem todas as cooperativas produzem alimentos industrializados. A alternativa (c), por sua vez, também está incorreta, pois, ainda que as cooperativas tenham a função de extinguir o monopólio da terra, na prática, isso nem sempre acontece. Por fim, a alternativa (e) está incorreta, visto que os rendimentos são distribuídos de forma igualitária ou de modo quase igual entre os cooperados. (livro-base, p. 134-135).
	
	D
	Após o início das atividades das cooperativas, o monopólio da terra foi totalmente extinto.
	
	E
	A distribuição de renda nas cooperativas é realizada pelo gestor cooperativo. Esse tem direito a uma parcela bem maior dos lucros, já que ele é o encarregado de viabilizar os contratos para a venda da produção.
Questão 5/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“(...) a agricultura familiar, apesar de ainda manter certa relevância, vem perdendo dinamismo quando confrontada com os dados do conjunto das atividades produtivas do sistema agroalimentar, porque, em decorrência das transformações estruturais do sistema capitalista que impactaram a agricultura, houve um desmonte das unidades familiares de produção e isso fez com que aspectos analíticos mais importantes, dinâmica do trabalho e geração de renda, ultrapassem os limites restritos das unidades produtivas agrícolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATTEI, Lauro. Sistema familiar de produção: algumas questões para o debate. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n.35, p. 205 -223, 2004. 
Segundo os conteúdos do livro-base da disciplina de Geografia Agrária acerca da organização da propriedade camponesa da terra e a sua Unidade Familiar de Produção (UFP), assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A Unidade Familiar de Produção opera através da divisão de rendimentos entre os produtores, assegurando o princípio de uma sociedade mais justa e igualitária.
	
	B
	A propriedade camponesa se organiza sobre a extração de mais valia em que o aumento do valor de um bem acontece após a sua aquisição.
	
	C
	A produção na propriedade camponesa acontece com o fim de atender as demandas do mercado e da família, visando auferir maior lucro para que haja investimentos em novos bens de produção.
	
	D
	Existe um equilíbrio entre o trabalho exercido pelos camponeses e o aproveitamento da produção, pois não é objetivo da UFP a obtenção da mais valia, a produção acontece até suprir a necessidade familiar.
A alternativa correta é a (d), porque, em razão da produção familiar visar a constante existência da atividade camponesa, os camponeses fazem o uso racional da terra e em concordância com a real necessidade da produção sem a condição de produzir para a demanda da acumulação (livro-base, p. 130).
	
	E
	A organização da UFP acontece pela dinâmica exercida entre os investimentos advindos da produção anterior e a soma do que foi gerado pela terra. O objetivo final da UFP é a acumulação dos rendimentos com o propósito de manter a constante rotatividade do capital, bem como a produção contínua.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais