Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
PAPER DO ESTÁGIO I

Pré-visualização | Página 2 de 4

ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. (ANDRADE, Carlos Drummond).
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
 O desenvolvimento infantil esta pautado na interação com o meio, segundo Vygotsky a criança aprende e depois se desenvolve, deste modo, o desenvolvimento de um ser humano se dá pela aquisição/aprendizagem de tudo aquilo que o ser humano construiu socialmente ao longo da história da humanidade. Ao se tratar de escola, estamos em um âmbito mais aprofundado, pois para além de transmitir o conhecimento acumulado, este processo deve se dar de forma organizada de modo que, todas as ações e atividades pela escola e seus profissionais devem ser pensadas, com coerência, discutidas e muito bem planejadas, pois todas as ações devem ter uma finalidade. Na Educação Infantil este processo não pode ser diferente, pois o período do zero aos cinco anos que fará mais diferença no futuro, sendo a base para o desenvolvimento posterior. Deste modo, destacamos a importância da escola como local para além dos cuidados na Educação Infantil, porque é nele que a criança deve se envolver, interagir e agir com o meio, com o outro e com si mesma para apreender o mundo que a cerca e ir além apreendendo para além da imagem, mas também os significados por trás delas. 
 Advogamos o princípio segundo o qual a escola , da faixa estaria que atenda, cumpra a função de transmitir 294 conhecimentos, isto é, de ensinar como lócus privilegiado de socialização para além das esferas cotidianas e dos limites inerentes à cultura do senso comum. (MARTINS, 2009, p.94).
 Neste sentido, a escola de Educação Infantil não pode se isentar do ato intencional de educar, presando apenas pelo cuidar, devendo assim haver um equilíbrio entre o cuidar e o educar para que as crianças possam aprender e desenvolver todas as suas possibilidades e habilidades da forma mais integral possível. A transição entre os períodos se dá por meio de crises e a atividade dominante em cada período é respectivamente: Comunicação Emocional Direta, Atividade Objetal Manipulatória, Jogo de Papéis, Atividade de Estudo, Comunicação Íntima Pessoal e Atividade Profissional Estudo. Como já dito neste trabalho trataremos das crianças de um a três anos de vida, ou seja, a Primeira Infância e/ou Atividade Objetal Manipulatória. Assim, o período o qual nos dedicaremos será o da Primeira infância e/ou Atividade Objetal Manipulatória entendido como essencial para a criança. É neste momento que a criança desenvolverá características, habilidades e aptidões. Essas transformações quantitativas e qualitativas são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da criança persistindo ao longo de toda sua vida adulta. Este período se constitui como [...] a base para as aprendizagens humanas está na primeira infância. Entre o primeiro e o terceiro ano de idade a qualidade de vida de uma criança tem muita influência em seu desenvolvimento futuro e ainda pode ser determinante em relação às contribuições que, quando adulta, oferecerá à sociedade. Caso esta fase ainda inclua suporte para os demais desenvolvimentos, como habilidades motoras, adaptativas, crescimento cognitivo, aspectos sócios emocionais e desenvolvimento da linguagem, as relações sociais e a vida escolar da criança serão bem sucedidas e fortalecidas. (PICCININ, 2012, p. 38).
 Ao conseguir o controle de seus movimentos no que se refere ao andar sozinha a criança começa, a aumentar o grau de dificuldade desses caminhar, seja pisando em algum objeto, seja andando para trás ou mesmo subindo e descendo um degrau, sente como a um desafio a alcançar diante desses estímulos dificultosos. A capacidade de caminhar tendo ou não tendo a ajuda de um adulto proporciona à criança um novo panorama do mundo exterior, ampliando a compreensão dos objetos do seu espaço a sua volta, bem como sua manipulação, uma vez que estes eram “limitados” pelos pais. A criança se dá conta de que há a existência de obstáculos e empecilhos em seu trajeto e que precisa captar maneiras de evitá-los. O caminhar dá autonomia à criança.
 3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
 O estágio foi realizado no CEI Primeiros Passos Professora Terezinha Bertucci Rotta, tendo de professora regente Andréia Lúcia Gabrieli na turma do maternal II, composta por 15 alunos na faixa etária de 3 à 4 anos. Foram cinco dias de observação, nos quais a estagiária acompanhou a rotina dos alunos e conheceu as dependências da escola.
 No primeiro dia a estagiária conversou com a professora regente, conheceu seu planejamento e relatou a mesma o tema o qual tinha a intenção de trabalhar na semana seguinte. A professora também repassou para a estagiária a rotina da turma.
 Observou-se que ao chegarem ao centro os alunos são recebidos sempre com massinhas de modelar, as 13h ficam até a hora da fruta que acontece às 13h30min, então nos dias seguintes a estagiária acompanhou essa rotina, pois o estágio tem início às 13h. Depois de conversar com a professora a estagiária entrou na sala enquanto as crianças ainda brincavam. Às 13h30min os alunos foram conduzidos até o refeitório para comerem a fruta, já ás 13h45min os alunos acompanhados pelas professoras foram até o banheiro de maneira ordenada e organizados para lavar suas mãos e seus rostinhos. Em quanto a professora regente organizava os alunos a monitora organizava a sala de aula ajuntava as massinhas. Quando já estavam todos sentados nas cadeirinhas a professora regente apresentou a acadêmica para a turma, e explicou para eles que ela estaria acompanhando as aulas pelos próximos dias.
 A professora então fez alguns questionamentos a eles, sobre qual dia da semana era, e como estava o tempo e em seguida cantou uma musiquinha. Em seguida contou uma historinha com fantoches, a professora organizou a turma, que assistiu um DVD com tema educativo até a hora da pré-janta, às 16h fomos para o parquinho, lá brincaram até a hora de ir para casa às 17h.
No segundo dia, conforme orientação da professora a estagiária chegou as 13h e acompanhou desde o momento da chegada dos alunos e fizeram a recepção com massinhas de modelar até a hora da fruta, as 13h30min os alunos foram conduzidos até o refeitório para comerem a fruta, já ás 13h45min os alunos acompanhados pelas professoras foram até o banheiro de maneira ordenada e organizados para lavar suas mãos e seus rostinhos, em quanto a professora regente organizava os alunos a monitora organizava a sala de aula. Quando já estavam todos sentados nas cadeirinhas a professora regente Andréia iniciou com uma historinha sobre o folclore, pois era o que estavam trabalhando naquela semana.
Após assistirem, chegou o momento da pré-janta, os aluno foram encaminhados para o refeitório onde se alimentaram. Logo após todos foram ao banheiro fazer suas necessidades e higienização.
Ao retornar para sala a professora regente junto com as crianças fizeram dobradura do saci Pererê, em seguida brincaram com pecinhas de montar até o término da aula.
No terceiro dia, conforme orientação da professora a estagiária chegou às 13h e acompanhou desde o momento da chegada dos alunos e fizeram a recepção com bonecas e ursos de pelúcia até a hora da fruta, às 13h30min os alunos foram conduzidos até o refeitório para comerem a fruta, já às 13h45min os alunos acompanhados pelas professoras foram até o banheiro de maneira ordenada e organizados para lavar suas mãos e seus rostinhos, em quanto a professora regente organizava os alunos a monitora organizava a sala de aula ajuntava os brinquedos. Quando já estavam todos sentados nas cadeirinhas a professora Andréia iniciou com uma historinha relacionada ao folclore.
Após assistirem, chegou o momento da pré-janta, os aluno foram encaminhados para o refeitório onde se alimentaram. Logo após todos foram ao banheiro fazer suas necessidades e higienização.
Logo após retornaram para a sala de aula e fizeram uma atividade, coloriram a Iara da turma do folclore, em seguida foram para o parquinho de areia onde brincaram
Página1234