A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Atividade 03 - Comunicação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão: Caro aluno, no trecho do artigo é possível identificar características marcantes dos gêneros textuais acadêmico-científicos. Com base em seus estudos na unidade descreva as características desse tipo de texto, o artigo científico, e explique quais fatores que são percebidos e que fazem este texto ser classificado como sendo um tipo do gênero científico acadêmico. 
Resposta: No trecho do artigo, podemos perceber que ele contém Clareza, precisão, Comunicabilidade e Consistência, que são características que devem conter em um texto de gênero acadêmico-científico.
Ao lermos o trecho, notamos que ele é tratado com fidelidade ao tema escolhido, com uma descrição pura, porém, com uma linguagem formal e complexa, possuindo características próprias.
Vemos que no texto, a clareza persiste pois não deixa margem de diversas interpretações. Ao lermos o trecho obtemos apenas uma interpretação, que é sobre o assunto tratado, no caso a teoria da comunicação.
Analisamos também a comunicabilidade e a consistência, visto que no primeiro parágrafo o autor soube abordar o assunto e organizá-lo de forma que não ficasse confuso para o leitor e, soube dividir o questionamento e a resposta, mantendo um equilíbrio em seu trabalho.
Vemos também que a linguagem é a forma culta, evitando o vocabulário popular, como gírias.
O Autor manteve a precisão pois apresentou um questionamento com dados e resultados, transmitindo seu significado real.
Outra técnica importante que foi utilizada no trecho, foi a citação, visto que ao final do trecho ele cita a presença de outros autores para que pudesse ter um apoio, permitindo um “diálogo” entre o que ele citou e o que outros autores citaram, fazendo com que o leitor, ao final do texto, pesquise sobre os outros estudos e se aprofunde mais no tema, dando mais crédito a teoria apresentada.