Buscar

auditoria e controladoria 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A controladoria teve seu marco inicial na Revolução Industrial. Neste período surgiu a necessidade de transferir funções e ter um profissional que fosse responsável por atividades mais complexas. A necessidade de criar controles mais rigorosos, estabelecer metas buscando assim um resultado positivo, fez com que a controladoria alcançasse um lugar de destaque na época. Hoje, com mercados altamente competitivos e desafiadores, esta profissão tornou-se indispensável. Disserte sobre os fatores que contribuíram para o surgimento da controladoria na época da Revolução Industrial.
	Resposta Esperada:
O avanço da tecnologia e a globalização romperam fronteiras e trouxeram proximidade entre os países. Isto contribuiu muito para alavancar o mercado, uma vez que surge a oportunidade de negociação entre mercado interno e mercado externo. A nova forma de organização da empresa e a sua nova visão de mercado também contribuíram muito. Surgiram fusões, tornando as empresas mais fortes e competitivas no mercado.
	2.
	Embora a auditoria ainda seja reconhecida como uma profissão recente, ela já existe há mais de 4.000 anos. A função de auditor foi criada em 1314, na Inglaterra. Ao longo destes anos a auditoria passou por revoluções, expansões econômicas, processos de aperfeiçoamento, normatizações. Desta forma, hoje temos padrões de registros e controles para orientar o profissional de auditoria ao realizar suas atividades. A auditoria realiza um processo de avaliação de eficiência e eficácia dos controles e processos realizados pela empresa auditada. Baseado no texto acima, explique como o trabalho de auditoria deve ser entendido pelas empresas auditadas.
	Resposta Esperada:
Deve ser entendido como uma atividade de assessoria, pois a auditoria, por medição e seleção, avalia as atividades realizadas em cada área da empresa baseada nas diretrizes contábeis e nos objetivos determinados. Demonstra para a empresa a real situação: os pontos favoráveis e os pontos a ser melhorados.

Outros materiais