UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI-convertido (1)
4 pág.

UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI-convertido (1)

Pré-visualização2 páginas
Acadêmico: Disciplina:
Avaliação:
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (LEF13)
Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460469) ( peso.:1,50)
Prova:
Nota da Prova:
13567958
8,00
Legenda:	Resposta Certa	Sua Resposta Errada
1. Os brinquedos devem ser utilizados com fins lúdicos e didáticos e nunca poderão ter natureza preconceituosa e violenta. Devemos considerar se suas características físicas estão de acordo com a faixa etária indicada. Quanto às características principais do brinquedo, analise as sentenças a seguir:
I- Devem ser evitados os brinquedos de vidro ou plástico, pois quebram facilmente. II- O brinquedo deve caber na palma da mão da criança.
III- Brinquedos com cordas e cordões são indicados para o desenvolvimento da motricidade fina. IV- Devem ser eliminados os brinquedos com bordas cortantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
2. As crianças têm seu desenvolvimento dividido em cinco grandes áreas. A área do desenvolvimento da motricidade, por sua vez, está dividida em cinco habilidades motoras distintas com suas respectivas características: motricidade global, motricidade fina, experiência sensorial, organização espaço temporal e movimento. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica exclusiva da motricidade global:
a) Transposição.
b) Rapidez.
c) Controle.
 d) Balanceamento.
3. "A Educação Física não é apenas educação pelo movimento: é educação de corpo inteiro, entendendo-se, por isso, um corpo com relação a outros corpos e objetos, no espaço" (FREIRE, 1997, p. 45). As atividades físicas desafiam os limites e as capacidades da criança. Elas favorecem o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e motor. Quanto ao papel da mediação pedagógica como um fator primordial para o desenvolvimento desses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1997.
a) As atividades lúdicas desenvolvidas pelo professor de Educação Física devem ter os papéis bem definidos entre os alunos, para que aprendam as regras oficiais dos esportes.
b) Nas aulas de Educação Física, o professor deve sempre priorizar a aprendizagem em detrimento do brincar.
 c) O planejamento escolar deve contemplar vivências motoras com espaços para atividades lúdicas que proporcione criatividade, diversão e prazer aos alunos.
d) A competitividade entre os alunos, durante as aulas de Educação Física, é considerada a principal característica para a sociedade atual.
11/03/2020
UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php
1/4
4. Promover atividades lúdicas na escola, não se restringe apenas às brincadeiras e aos jogos, mas ela deve ser desenvolvida para possibilitar momentos de prazer e de aproximação entre o professor e os alunos. O professor deve saber a real importância da brincadeira para promover situações de aprendizagem. Quanto à ludicidade na Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
I- O professor deve apenas utilizar o lúdico para se sentir bem quisto pela turma e para manter a sua posição profissional.
II- O professor não precisa fazer uso da ferramenta lúdica como forma de aproximação, pois a relação entre eles deve ser apenas para obter conhecimento.
III- O lúdico desperta o imaginário, tornando a aprendizagem prazerosa e desafiadora.
IV- A sala de aula deve oferecer um clima que possibilita a aprendizagem, pois para aprender é necessário um ambiente de aceitação e de confiança.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
5. A dimensão lúdica presente nas principais atividades corporais oferecidas às crianças durante o primeiro ano pode ser analisada a partir de cinco indicadores: prazer funcional; desafios e surpresas; possibilidades; simbólico e construtivo. Sobre qual destes indicadores podemos observar que em situações de jogos e brincadeiras é comum as crianças realizarem diversos gestos, aparentemente desconexos, que aos poucos vão sendo percebidos e estruturados em seus corpos?
a) Simbólico.
b) Construtivo.
c) Possibilidades.
d) Desafios e surpresas.
6. Muitos materiais recicláveis podem ser aproveitados para produzir um brinquedo para uma criança. As crianças, enquanto brincam, vivenciam situações de como agir diante do medo, da alegria, da ansiedade. Quanto à confecção de um brinquedo, analise as sentenças a seguir :
I- Os brinquedos e as brincadeiras não podem ser utilizados para compreender a cultura e as características de um povo.
II- A transformação de sucata em brinquedos possibilita ao aluno ter uma visão ecologicamente correta do planeta. III- A confecção de brinquedos desenvolve na criança a criatividade, a imaginação e, principalmente, a valorização do próprio brinquedo.
IV- Um material reciclado, quando transformado em brinquedo, não proporciona alegria para a criança, pois é um lixo transformado em brinquedo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas
 c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
7. Quando não há disponíveis brinquedos prontos (industrializados), o ideal é reaproveitar materiais. Ao eleger quais vão ser usados, é necessário questionar a utilidade que eles terão. Não se trata de aproveitar qualquer coisa para montar brinquedos, e sim criar brinquedos com objetos interessantes, de qualidade, bonitos e que não sejam perigosos. Para crianças de 0 a 18 meses, devemos elaborar brinquedos que estimulem um ou mais sentidos. Neste sentido, analise as seguintes sentenças:
I- Nessa faixa etária, as crianças estão com pleno desenvolvimento dos cinco sentidos. II- Brinquedos coloridos e sonoros são ideais para atrair a atenção.
III- Além de elementos reutilizáveis, podemos utilizar elementos naturais, como conchas e pedras. IV- Os metais devem ser evitados para prevenir acidentes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.
8. Os brinquedos estimulam diversas habilidades nas crianças, de acordo com sua faixa etária e zonas de desenvolvimento real e proximal. Portanto, é necessário que o professor saiba identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e propor brinquedos e brincadeiras adequados. Quanto às atividades adequadas para crianças com idades entre 4 e 6 anos, analise as opções a seguir:
I- Jogos de tabuleiro.
II- Jogos de cartas.
III- Ferramentas de brinquedos. IV- Massa de modelar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções III e IV estão corretas.
b) As opções I e II estão corretas.
c) As opções II e III estão corretas.
d) As opções I e IV estão corretas.
9. O brincar, quando direcionado para a aprendizagem, contribui como metodologia de ensino, onde, durante a interação, professor e alunos atuam juntos na construção do processo de aprendizagem. Quanto à importância do lúdico na educação básica, analise as sentenças a seguir:
I- Os jogos lúdicos possibilitam uma ação educativa interacional e cooperativa, e isso estimula a convivência em grupo.
II- Para favorecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos, é necessário que exista uma relação muito próxima entre o lúdico e a educação.
III- A brincadeira é a maneira mais original da criança se relacionar e de conhecer o mundo à sua volta, pois é brincando que ela se relaciona com as pessoas e com as coisas.
IV- A ludicidade, quando aplicada na aprendizagem, distrai muito e impede que o aluno reflita sobre conceitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas.