A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
av II GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Gestão de Projetos e Processos (EMD28)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513917) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15744820
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As ferramentas e suporte aos projetos estão disponíveis para auxiliar no processo decisório. As ferramentas proporcionam aos gestores criarem diferentes cenários, e observar de diversos ângulos como se comporta um mesmo problema. As ferramentas geram documentos que auxiliaram na elaboração das estratégias organizacionais. Sobre as ferramentas de suporte aos projetos, analise as opções a seguir:
I- Matriz de GUT.
II- Diagrama de BCC.
III- Diagrama de Pareto.
IV- Fluxograma.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	2.
	As empresas necessitam otimizar, mapear e modelar os seus processos corretamente para entregar valor aos seus clientes e, desta forma, obter vantagens competitivas. Processos são tarefas ou atividades distribuídas em um espaço de tempo que produzem resultados padronizados, possuem entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas. Com relação à modelagem de processos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Destina-se a clarificar papéis e procedimentos.
	 b)
	É uma técnica desenhada para entender e descrever o processo.
	 c)
	Destina-se especificamente a apoiar internamente a formação da liderança.
	 d)
	Trata-se de um diagrama que representa a entrega de um produto, desde o pedido do cliente até a entrega propriamente dita.
	3.
	O Business Process Management Notation - BPMN - é uma técnica chamada de modelo notacional de processos de negócio, focada na modelagem, análise e orquestração. O BPMN tem como objetivo a criação de um mecanismo simples para o desenvolvimento dos modelos de processos. Sobre os elementos básicos do BPMN, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Janela, grampo, esfera, setas.
	 b)
	Grampo, evento, gateways, conectores.
	 c)
	Gaveta, gateways, janela, passadeira.
	 d)
	Atividade, evento, gateways, conectores.
	4.
	O BPMN é uma ferramenta de modelagem de processos que auxilia as empresas a estruturarem de forma gráfica a lógica e o passo a passo de um processo de negócios. São utilizados quatro elementos básicos no BPMN, simbolizados por figuras geométricas: atividades, eventos, gateways e conectores. Com relação à representação geométrica dos elementos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Atividades são representadas por retângulos.
	 b)
	Eventos são representados por losangos.
	 c)
	Gateways são representados por círculos.
	 d)
	Conectores são representados por retângulos.
	5.
	Projetos e processos são atividades diferentes. Processos são atividades contínuas que produzem resultados padronizados, possuem entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas. Sobre exemplos de processos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Software de Gestão.
	 b)
	Receber o pagamento.
	 c)
	Entrevistar o candidato a vaga de trabalho.
	 d)
	Faturar um serviço.
	6.
	Gestão de projetos é uma área da administração cuja aplicação de técnicas e habilidades é fundamental para o desenvolvimento de inovações e ampliação da competitividade. Projetos dependem da observância de alguns itens, tais como custos, prazos e qualidade. O gerenciamento de projetos, relacionados à integração entre processos, são agrupados em cinco categorias, conhecidas como grupos de processos de gerenciamento de projetos (ou grupos de processos). Com relação ao grupo denominado Monitoramento e Controle, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.
	 b)
	Ocorre de forma a definir novos projetos ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
	 c)
	Este grupo é responsável pela realização de processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
	 d)
	Companhar, analisar e controlar o progresso e o desempenho do projeto são processos exigidos neste grupo, identificando qualquer área nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.
	7.
	O MASP, derivado do PDCA, apresenta muito mais ênfase na etapa do planejamento, tendo em vista a importância que o planejamento tem para o sucesso dos projetos organizacionais. O método de análise de solução de problemas - MASP - é formado pelas etapas: problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, padronização e conclusão. Dentro de cada etapa ainda estão presente outras subetapas. Com relação às subetapas da categoria problema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A categoria problema tem foco em executar as ações.
	 b)
	A categoria problema inclui ações para incentivar o envolvimento dos membros da equipe.
	 c)
	Esta categoria não está concentrada em avaliar as perdas atuais.
	 d)
	Nesta categoria busca-se treinar os membros da equipe.
	8.
	O GUT é uma ferramenta que transforma os dados qualitativos em dados quantitativos. Ele transforma as categorias em fatores. Quando trabalhamos com fatores, conseguimos identificar qual é mais importante que outro, colocando-os em ordem decrescente. Sobre o GUT, analise as opções a seguir:
I- Gravidade.
II- Urgência.
III- Técnica.
IV- Tendência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	9.
	Pode-se definir um projeto como uma atividade temporária, ou seja, não permanente, que se difere de qualquer outra atividade repetitiva. Podemos agrupar o processo de gerenciamento de projetos em cinco grupos. Sobre os grupos de processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Grupos de processos de execução: os processos são executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
(    ) Grupos de processos de planejamento: neste grupo são realizados os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
(    ) Grupos de processos de iniciação: neste grupo, os processos são realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.
(    ) Grupos de processos de monitoramento e controle: os processos são exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar qualquer área nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.
(    ) Grupos de processos de encerramento: os processos são executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	10.
	O MASP é um método derivado do PDCA. No entanto, o MASP apresenta muito mais ênfase na etapa do planejamento, tendo em vista a importância que o planejamento tem para o sucesso dos projetos organizacionais. O método de análise de solução de problemas é formado pelas etapas: problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, padronização e conclusão. Dentro de cada etapa ainda estão presente outras subetapas. Com relação às subetapas da categoria (etapa) problema, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Levantar a importância e a gravidade