A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova 2 Química Analítica Quantitativa

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Juliano Brandenburg (1315019)
	
		Disciplina:
	Química Analítica Qualitativa (QUI112)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:462025) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14164134
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao colocar um sal, como sulfato de bário, em água, o sal solubilizará de acordo com um equilíbrio de solubilidade, ou precipitação, no qual há a separação dos íons sulfato e bário ao mesmo tempo em que há a união destes para formar novamente sulfato de bário. A constante que rege esse equilíbrio é denominada constante do produto de solubilidade. Com relação à expressão da constante do produto de solubilidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Ao expressar a constante de solubilidade, multiplica-se a concentração dos íons elevando cada concentração à potência correspondente ao coeficiente estequiométrico do íon na reação.
PORQUE
II- Os íons, assim como a substância sólida formada, devem ser considerados na expressão da constante de equilíbrio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.
	c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira; e a segunda, falsa.
	d)
	A asserção I é uma proposição falsa; e a segunda, verdadeira.
	2.
	O fósforo, em comparação a outros macronutrientes, é utilizado em menor quantidade pela planta, porém as adubações são elevadas, pois de acordo com as características de determinados tipos de solo a maior parte do fósforo fica indisponível à planta. O tipo e o teor da argila, a CTC, a adsorção de Cálcio e Fósforo, a quantidade de matéria orgânica e a umidade afetam a solubilidade deste elemento no solo. A solubilidade de uma substância pode ser afetada por vários fatores e pode ser determinada matematicamente. Sobre o equilíbrio de precipitação e solubilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando o produto iônico de um sal em água, por exemplo, for igual ao valor de Kps, a solução está saturada sem corpo de fundo.
(    ) Ao comparar duas substâncias, pode-se dizer qual é mais solúvel através do valor de Kps, independentemente da quantidade de ânions e cátions presentes em cada substância.
(    ) A unidade da constante de solubilidade, ou produto de solubilidade, é sempre mol por L.
(    ) A adição de um íon comum a uma solução aquosa de um sal diminui a solubilidade deste.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/manejo-correto-de-adubacao-fosfatada-na-cana. Acesso em: 21 out. 2019.
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - V - V - F.
	d)
	V - F - F - V.
	3.
	Pesquisadores disseram que descobriram em Israel, palco de inúmeros fenômenos incríveis da natureza, o que eles acreditam ser a maior e mais longa caverna de sal do mundo. Entretanto, a equipe conta que tudo do lado de dentro da caverna é variável, já que o sal tem alta solubilidade em água, assim, dependendo da quantidade de chuvas e da atividade do Mar Morto, o tamanho interior da caverna pode mudar. A solubilidade é uma propriedade inerente a cada substância e varia conforme alguns fatores, como tipo de solvente e temperatura. Sobre o coeficiente de solubilidade e soluções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Solução insaturada.
II- Solução saturada.
III- Solução supersaturada.
IV- Solução saturada com corpo de fundo.
(    ) Apresenta quantidade de soluto maior que o coeficiente de solubilidade, com solubilização forçada por aquecimento.
(    ) Apresenta quantidade de soluto igual ao coeficiente de solubilidade em 100 g de água.
(    ) Apresenta quantidade de soluto maior que o coeficiente de solubilidade em 100 g de água, com excesso de sólido no fundo do recipiente.
(    ) Apresenta quantidade de soluto menor que o coeficiente de solubilidade em 100 g de água.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.gentside.com.br/sal/maior-caverna-de-sal-do-mundo-e-descoberta-em-israel_art12266.html. Acesso em: 22 out. 2019.
	a)
	III - II - IV - I.
	b)
	I - IV - II - III.
	c)
	II - I - III - IV.
	d)
	II - I - IV - III.
	4.
	A tecnologia das baterias nucleares - betavoltaica ou betabaterias - foi de fato usada na década de 1970 para alimentar marcapassos cardíacos, antes de ser superada pelas baterias de íons de lítio, com vidas úteis muito mais curtas, mas também mais baratas. Pilhas são células galvânicas amplamente utilizadas e presentes no nosso dia a dia. Com relação às pilhas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/07/nova-bateria-nuclear-nao-oferece-riscos-nao-precisa-ser-recarregada-e-dura-para-sempre/34122. Acesso em: 21 out. 2019.
	a)
	O polo no qual ocorre a redução é denominado cátodo.
	b)
	Corrente elétrica não pode ser gerada a partir de uma reação de oxirredução.
	c)
	Na pilha, o cátodo é o polo negativo e o ânodo é o polo positivo.
	d)
	Não há espécies iônicas na ponte salina.
	5.
	O que poucas pessoas sabem é que os ácidos são fundamentais para a manutenção da vida e tem uma variedade enorme de aplicações no nosso dia a dia. Entre os milhares de ácidos orgânicos conhecidos, alguns são de enorme importância para garantir a vida como a conhecemos. Alguns exemplos muito conhecidos são os ácidos graxos, o ácido fórmico e o ácido acético. Com relação a ácidos e bases e equilíbrio, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A dissociação de um ácido forte resulta na formação de sua base conjugada, que é uma base fraca.
PORQUE
II- O ácido forte tende a dissociar completamente, de modo que seu equilíbrio se encontra deslocado para a formação de produtos, assim sua base conjugada apresenta uma baixa tendência em receber prótons.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2015/08/10/noticia-especial-enem,676866/as-aplicacoes-e-importancia-dos-acidos.shtml. Acesso em 21 out. 2019.
	a)
	A asserção I é uma proposição falsa; e a segunda, verdadeira.
	b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.
	c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira; e a segunda, falsa.
	6.
	O bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta na forma de um sólido cristalino de coloração branca ou levemente rosado. Ele é considerado um agente neutralizante, que auxilia na redução de alcalinidade e acidez, neutralizando o meio para o mais próximo de um pH (potencial hidrogeniônico) 7. Considerando os conhecimentos sobre reação de neutralização, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/6205-bicarbonato-de-sodio. Acesso em: 20 out. 2019.
	a)
	A reação de neutralização permite somente a formação de sais ácidos.
	b)
	A reação de neutralização sempre será uma reação de neutralização parcial.
	c)
	A reação entre um ácido e uma base resulta na formação de sal e água.
	d)
	Após realizar a reação de neutralização, a solução fica com um pH básico.
	7.
	Há anos, circulam pela internet textos e vídeos sugerindo que beber água alcalina pode curar ou prevenir praticamente qualquer doença, e também evitar o envelhecimento. Se bases rejuvenescessem, você perderia anos toda vez que tomasse leite de magnésia, outro produto alcalino. Leite de magnésia funciona para azia, mas infelizmente não nos devolve anos de vida. Com relação às teorias ácido-base, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Base de Arrhenius.
II- Base de Brönsted-Lowry.
(    ) Hidróxido de potássio.
(    ) Amônia.
(    ) Cianeto.
(    ) Hidróxido de alumínio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.