A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova 2 Química Analítica Quantitativa

Pré-visualização | Página 2 de 2

CORRETA:
FONTE: https://saude.abril.com.br/alimentacao/agua-alcalina-nao-cura-nada-e-nem-devolve-a-juventude/. Acesso em: 17 out. 2019.
	a)
	II - I - I - II.
	b)
	I - II - II - I.
	c)
	II - II - I - I.
	d)
	II - I - II - I.
	8.
	O Nobel de Química premiou uma invenção que está no bolso de qualquer pessoa: a bateria de íon-lítio, usada nos Smartphones - e bastante criticada por acabar antes do fim do dia. A bateria do celular hoje é bem diferente da proposta por Yoshino. Além da mudança nos materiais dos polos, houve a introdução de polímeros como material do eletrólito - antes, era uma solução de sais de lítio. O modelo atual é conhecido como íon-polímero. Sobre os íons em solução e eletrólitos, analise as sentenças a seguir:
I- Em soluções concentradas de sal iônico, deve-se considerar a atividade de cada espécie iônica em solução para calcular sua concentração efetiva.
II- O coeficiente de atividade não pode ser calculado a partir da força iônica dos íons em solução.
III- A adição de eletrólitos na forma de solução diluída altera significativamente o grau de dissociação de ácidos fortes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/do-celular-ao-premio-nobel-bateria-de-ion-litio-segue-em-evolucao,bc63b73adb209af34fdc4c94400fe5fcd9h27ii4.html. Acesso em 21 out. 2019.
	a)
	Somente a sentença III está correta.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Para o produtor que busca um resultado rápido para equilibrar os nutrientes do solo, a solução pode estar no sulfato de cálcio granulado. Comparado ao calcário, que é um corretivo de acidez, a principal diferença está na solubilidade. Os calcários têm uma solubilidade muito baixa, levando até quatro anos para reagir e cerca de um ano para descer de 0 cm a 3 cm. Já o sulfato de cálcio, especialmente o granulado, tem reação muito rápida, sendo possível observar os benefícios já na mesma safra. Sobre solubilidade e considerando o gráfico de solubilidade em anexo, analise as sentenças a seguir:
I- A solubilidade de todas as substâncias representadas no gráfico aumenta com o aumento da temperatura.
II- A solubilidade do nitrato de potássio diminui com o aumento da temperatura.
III- A 40 °C, o cloreto de sódio apresenta menor solubilidade em água do que o cromato de potássio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://www.agrolink.com.br/noticias/sulfato-de-calcio--150-vezes-mais-soluvel-que-o-calcario-e-acao-a-curto-prazo_425215.html. Acesso em 21 out. 2019.
	
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	Diversos tipos de análises químicas podem ser utilizados para determinar a composição de amostras, como alimentos, petróleo, solo, gases, medicamentos, entre outros. As análises podem fornecer dados qualitativos, referentes às identidades das espécies químicas presentes nas amostras ou dados quantitativos, referentes às quantidades das espécies nas amostras. Com relação à análise gravimétrica, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Para efetuar uma análise gravimétrica, objetiva-se obter uma substância, contendo a espécie de interesse, que apresente alta solubilidade.
	b)
	A análise gravimétrica é considerada rápida, muito sensível e bastante exata.
	c)
	Para realizar a análise gravimétrica, busca-se obter precipitados que formem partículas pequenas.
	d)
	A análise gravimétrica baseia-se na determinação da massa de um composto a ser analisado.
Parte inferior do formulário