Buscar

Apol 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 03
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
Algumas características da formação do assistente social, citadas por Aguiar (2011) são:
Nota: 20.0
	
	A
	Importância da formação doutrinária e moral, pois o aspecto técnico era predominante neste momento histórico.
	
	B
	A reconstrução da sociedade em bases cristãs fundamentará a ideologia de formação profissional da época.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado. Observem que as demais alternativas apenas “deformam” os itens mencionados.
	
	C
	Os católicos são favoráveis ao laicismo, ao liberalismo e ao comunismo nesse período de formação profissional.
	
	D
	Os católicos são favoráveis ao laicismo, ao liberalismo, mas criticam as propostas que sejam de viés comunista.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”. Dentro do Movimento de Reconceituação está compreendido como um dos grandes avanços. Segundo Netto (2015), frente às constantes reflexões e mesmo ao avanço das teorias de superação do Serviço Social tradicional, ao longo dos anos 1960 e 1970, surgem em meados da década de 1970 dois diferentes movimentos dentro da categoria profissional, um deles buscava a promoção de mudanças, mas reafirmava o conservadorismo, e foi classificado como“reatualização do conservadorismo” e outro propunha o avanço para a adoção das teorias críticas [...]. A luz do Método de BH, assinale a única alternativa correta de como este movimento foi chamado:
Nota: 20.0
	
	A
	Movimento Conservador.
	
	B
	Intenção de Ruptura.
Você acertou!
Resposta Correta Letra B, por ser a única resposta correta.
	
	C
	Movimento Libertador.
	
	D
	Intenção Conservadora.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
No surgimento da profissão, algumas teses buscam compreender de que forma tal surgimento ocorreu, justificando de diferentes formas esse processo. O autor Montaño (2007) faz essa análise. A partir desta referência analítica, analise as afirmativas abaixo.
I. Uma das teses explicativas é a da perspectiva endogenista. Esta tese sustenta a origem do Serviço Social na evolução, organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, caridade e filantropia, vinculada agora a intervenção na questão social. As bases desta tese são as várias formas de ajuda, tendo como marco as obras de São Tomás de Aquino e Vicente de Paula, apontado como precursores.
II. Para Montaño, os autores relacionados à leitura endogenista de surgimento da profissão apresentam uma perspectiva histórica da profissão, repleta de características críticas em seu processo reflexivo.
III. A leitura do surgimento da profissão na perspectiva histórico- crítica apresenta um m produto de síntese dos projetos político-econômicos que operam no desenvolvimento histórico, onde se reproduz material e ideologicamente a fração de classe hegemônica, quando, no contexto do capitalismo na sua idade monopolista, o Estado toma para si as respostas a questão social.
IV. As leituras do surgimento da profissão, sejam elas histórico – críticas, sejam endógenas, são complementares entre si, tendo em vista de que as análises se fazem a partir das mesmas bases.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I ,II e IV.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	I e III.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado!  Vejam que na leitura endogenista não há a perspectiva de concepções histórico crítica da profissão, pois são formas diferenciadas de análise. Ou seja, as concepções não se fundamentam nas mesmas bases analíticas; a construção e interpretação da profissão seguem caminhos diferenciados.
	
	D
	II, III e IV.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
O Brasil escravocrata passa a explorar em um dado momento desenvolver a colônia que produzia e tinha a comercialização pelas cidades, época caracterizada pela mão de obra escrava e grandes latifúndios, monocultura do café para exportação, um país agrário, não participante da regularização na área social. Estas características são de um Estado com sistema:
Nota: 20.0
	
	A
	Capitalista.
	
	B
	Feudalista.
	
	C
	Imperialista.
	
	D
	Agroexportador.
Você acertou!
Resposta: IV. O sistema agroexportador se caracteriza pela cultura monocultura, exportação e mão de obra escrava, Estado ausente da regularização das demandas sociais.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica
O processo de industrialização brasileiro na década de 30, onde há um aumento expressivo do mercado nacional e uma alteração significativa das cidades. Observam-se nesta época as condições vulneráveis de moradia e de vida de alguma camada social, formando uma classe trabalhadora que demanda atenção do poder público. A industrialização crescente abandona o único modelo de Brasil agroexportador. Nesta fase o estado sinaliza políticas públicas e normas trabalhistas. O Governo recebeu apoio de:
Nota: 20.0
	
	A
	Indústria.
	
	B
	Igreja católica e população.
Você acertou!
Resposta: II. A Igreja e a população foram fortes aliados do Governo Vargas.
	
	C
	Escravos e colonos.
	
	D
	Trabalhadores do porto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais