Buscar

estudo de caso modulo A fase I 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Existem muitas escolas que aplicam projetos inovadores ao redor do mundo. A Plaza Ecópolis na Espanha, fica em uma região rodeada por infraestruturas de transporte industrial seu objetivo principal trazer a sustentabilidade para o cotidiano dos alunos e discutir formas de melhorar o ecossistema do local. A escola é um espaço público aberto a todos. O Colégio Pies Descalzos na Colômbia, tem funcionado como o epicentro de uma transformação local, trazendo novas alternativas de desenvolvimento pessoal e comunitário.
No Brasil professores de Brasília criaram a Escola Meninos e Meninas do Parque, recebem alunos sem teto. Jovens e adultos ganham a oportunidade de concluírem seus estudos. O governo federal tem dois projetos com o intuito de melhorar a educação, o PIBID tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a BNCC que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras.
Em Curitiba o Comunidade Escola é o programa que mantém as escolas abertas aos sábados. Tem por missão valorizar a escola como espaço aberto de conhecimento, gerar ações integradas para a elevação da comunidade local e reforçar os princípios que embasam e estruturam o processo de gestão democrática da escola, previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba. Atividades socioeducativas gratuitas são desenvolvidas, cursos para geração de renda, atividades esportivas, culturais, lazer e saúde. Os responsáveis são representantes da comunidade, escola e da prefeitura e planejam as atividades garantindo assim os interesses da comunidade.
Quanto as ações interventivas podemos citar discussões coletivas e atividades extracurriculares que promovam a maior interação entre escola e família. Todas estas atividades serão capazes de promover uma maior integração que envolvem a comunidade escolar, no intuito de melhorar as práticas pedagógicas que envolvam esses sujeitos e a escola promove a cidadania.
.

Outros materiais