Buscar

Apol - Relações Étnico- Raciais

Prévia do material em texto

[...] o movimento indígena no Brasil defende uma autonomia com base na emancipação política, econômica e social em busca da superação da precariedade e da exploração a que foram submetidos os povos indígenas [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.28.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o sentido dessa autonomia.
	
	A
	Ser cidadão brasileiro, envolvido em todo o sistema político, econômico e social do país.
	
	B
	Incentivar intensamente as uniões matrimoniais inter-raciais.
	
	C
	Ser subcidadão, tutelado pelo Estado
	
	D
	Enfrentar conflitos causados pela tentativa de utilização da mão de obra escrava.
	
	E
	Preservar as ideias apoiadas pelos jesuítas com relação às missões cristãs.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A crítica contida no trabalho de [Florestan] Fernandes está na tendência a se salientar a inaptidão dos negros para o trabalho assalariado como uma das causas da desigualdade, argumentando-se que eles eram inaptos para desenvolver o exigido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-59, 2015. p. 59.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente como se apresenta o racismo no mercado de trabalho capitalista.
	
	A
	Era compatível com o sistema constitucional e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
	
	B
	Priorizava as relações de racismo para o sistema capitalista em razão da igualdade social.
	
	C
	Era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
	
	D
	Era incompatível com o sistema socialista e, portanto, com o desenvolvimento do comunismo.
	
	E
	Priorizava a consistência do sistema capitalista e, portanto, promovia a expansão do capitalismo.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] a política de imigração no Brasil, que teve como precedente ideológico o eugenismo, proporcionou a entrada no país de grupos [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 37-43, 2015. p.41.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que mostra corretamente um dos  países cujos habitantes imigraram ao Brasil na passagem do século XIX para o XX.
	
	A
	Itália.
	
	B
	Áustria.
	
	C
	Bulgária.
	
	D
	Bélgica.
	
	E
	Croácia.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
 O critério de cor não havia sido avaliado  em 1920, sendo analisado na  publicação do resultado do levantamento  populacional brasileiro. Esse fato se confirma por um texto elaborado por  Oliveira Vianna, em 1922, no qual  [há] observações acerca de uma redução do coeficiente de 'sangue inferior'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 42.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a ausência de questões sobre raças nos sensos, identifique e assinale corretamente a alternativa que aponta uma razão dessa ausência.
	
	A
	Interesse da elite brasileira em camuflar a composição racial brasileira.
	
	B
	O interesse dos negros em camuflar a composição racial brasileira .
	
	C
	O incentivo  ao  ideário indigenista.
	
	D
	O interesse  da igreja protestante em camuflar o racismo.
	
	E
	A falta  de  recenseadores entre os negros.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“[...] Vargas instituiu reformas que impactaram principalmente o setor industrial e seu desenvolvimento, bem como implementou direitos e melhorias de condições de trabalho para muitos trabalhadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 54.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre a harmonia multirracial da Era Vargas, assinale corretamente a alternativa que apresenta um das paixões nacionais surgidas nesse período.
	
	A
	Música e dança.
	
	B
	Futebol e carnaval.
	
	C
	Turismo e futebol.
	
	D
	Ciclismo e carnaval.
	
	E
	Olimpíadas e dança.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
“O racismo [...] é influenciado por representações simbólicas e por crenças sob as quais se dá o significado subjetivo para o desenvolvimento  das ações no cotidiano  dos indivíduos“ .  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 57.
Considerando a citação do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, segundo o autor da citação acima, Hofbauer, o racismo deve ser entendido como:    
	
	A
	um fenômeno natural.
	
	B
	um fenômeno científico.
	
	C
	um fenômeno  ideológico.
	
	D
	um fato antropológico.
	
	E
	um fenômeno acidental.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
“Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas e influências nos mais variados aspectos culturais da sociedade brasileira[...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 55.
 Considerando  a citação e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a formação de uma identidade brasileira, assinale  corretamente a alternativa que identifica uma dessas contribuições.
	
	A
	modo de vestir.
	
	B
	modo de ouvir.
	
	C
	modo de correr.
	
	D
	o status social.
	
	E
	modo de ouvir.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
[...] o sociólogo Gilberto Freyre propôs que a temática racial fosse pensada e analisada dentro de outro enfoque [...]”.
Apósesta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 55.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, qual conceito promoveu a superação do conceito de raça? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Conceito de cultura.
	
	B
	Conceito de Ser.
	
	C
	Conceito de reformas.
	
	D
	Conceito de substância.
	
	E
	Conceito histórico-político.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“Os eugenistas previam que o branqueamento ocorreria tanto por meio da 'seleção natural' quanto do processo imigratório, [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 39-43, 2015. p. 42.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, na sociedade brasileira, assinale a alternativa que aborda corretamente a questão do branqueamento.
	
	A
	O branqueamento ajudou a superar as desigualdades raciais.
	
	B
	O branqueamento eliminou o critério de cor nos levantamentos da população brasileira.
	
	C
	O branqueamento favoreceu o poderio patrimonial-escravista.
	
	D
	O branqueamento serviu para defender o fim dos preconceitos.
	
	E
	O branqueamento impediu a continuidade da imigração europeia.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“Assim se espalhou e se propagou a ideia da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que identifica as três culturas que constituem de forma pacífica e harmônica a nacionalidade segundo Gilberto  Freyre.
	
	A
	a francesa, a portuguesa e a europeia.
	
	B
	a indígena, a espanhola e a portuguesa.
	
	C
	a europeia, a francesa e a africana.
	
	D
	a africana, a espanhola e a indígena.
	
	E
	a europeia, a indígena e a africana.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes