Buscar

Atividade 2 (2A)

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um fenômeno comum na engenharia dos materiais é a alotropia ou polimorfismo. Quando um ametal ou metal apresenta, em diferentes condições de processo, distintas estruturas cristalinas, diz-se, então, que essas estruturas são alotrópicas do elemento.  Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O ferro, principal constituinte do aço, pode apresentar estrutura cristalina CCC e CFC a depender da temperatura de trabalho. 
  
 
	Resposta Correta:
	 
O ferro, principal constituinte do aço, pode apresentar estrutura cristalina CCC e CFC a depender da temperatura de trabalho.
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o ferro é um caso típico de alotropia, onde em processos metalúrgicos a mudança de certas propriedades do aço (Fe + C) ocorrerá mediante os tratamentos térmicos (mudança de temperatura). O diagrama de ferro e carbono, por exemplo, ilustra tais  mudanças.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Em projetos de engenharia, ao se deparar com uma situação em que pilares são submetidos a esforços de compressão, faz-se necessário que o engenheiro avalie a flambagem. A flambagem ocorre quando a peça sofre uma flexão transversalmente em decorrência de uma compressão axial. Esta, por sua vez, é considerada uma instabilidade elástica. Se pegarmos uma régua, por exemplo, e submetermos a tensões de compressão, a depender da régua ela poderá flambar apresentando uma encurvadura.  
 
 
Fonte: Adaptada de Olga Popova / 123RF.
 
Acerca desse ponto, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A flambagem depende de três principais fatores: ductilidade, tenacidade e do módulo de Young.
	Resposta Correta:
	 
A tensão crítica para a ocorrência da flambagem não depende da tensão de escoamento do material, mas sim do seu módulo de Young e do seu comprimento. 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a ductilidade, o escoamento e a tenacidade são propriedades intrínsecas ao regime plástico. Para a flambagem, no entanto, o foco não é a ruptura do material, mas a sua encurvadura (atenção à aplicação dos vetores de tensão de compressão). Além disso, o processo de fabricação pode influenciar devido à falta de homogeneidade do corpo de prova e retilineidade. 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Alguns conceitos-chave da física e da ciência dos materiais são muito empregados no meio corporativo e até em nosso dia a dia. Por exemplo, “ser uma pessoa resiliente”, ou ser alguém “tenaz” e até mesmo “ser alguém frágil” são frases corriqueiras. Importante entendê-las na origem e nas suas aplicações técnicas. Nesse contexto, associe cada conceito ao seu respectivo sentido físico:
 
1. Resiliência
2. Tenacidade
3. Ductilidade
 
(  ) Capacidade de absorver  energia por unidade de volume em regime elástico, retornando ao estado inicial ao cessar a carga.
(  ) Quantidade de energia absorvida até a tensão de ruptura do material.
(  ) Grau de alongamento provocado até a ruptura do material.
  
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1, 2, 3. 
 
	Resposta Correta:
	 
1, 2, 3.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a Capacidade de absorver  energia por unidade de volume em regime elástico, retornando ao estado inicial ao cessar a carga = Resiliência. Quantidade de energia absorvida até a tensão de ruptura do material = Tenacidade. O contrário da tenacidade é a fragilidade, isto é, os materiais cerâmicos são frágeis e logo pouco tenazes.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Você está prestando uma consultoria de engenharia mecânica. Na hipotética fábrica em análise, o portfólio de produtos é grande, porém não é feito um ensaio prévio de materiais nos produtos finais. Tração, dureza, torção e cisalhamento são ensaios típicos que precisam ser feitos para atender à aplicação e qualidade de peças mecânicas. A partir do exposto, associe o tipo de material (em quatro linhas de produção diferente) ao ensaio adequado:
 
1. Tração
2. Dureza
3. Torção
4. Cisalhamento
  
( ) Material que é necessário medir satisfatoriamente a sua resistência, principalmente acompanhando as deformações distribuídas em toda a sua extensão.
(  ) Material em que é necessário conhecer a sua deformação plástica localizada.
(  ) O produto é o virabrequim de automóvel (recebe as forças geradas pelo movimento dos pistões, transformando-as em torque onde o esforço é aplicado no sentido de rotação).
(  ) Produtos dessa linha são acabados como pinos, rebites, parafusos e chapas.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 3, 1, 4.
	Resposta Correta:
	 
1, 2, 3, 4.
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois Material que é necessário medir satisfatoriamente a sua resistência, principalmente acompanhando as deformações distribuídas em toda a sua extensão = Tração. Material em que é necessário conhecer a sua deformação plástica localizada = Dureza. O produto é o virabrequim de automóvel (recebe as forças geradas pelo movimento dos pistões, transformando-as em torque onde o esforço é aplicado no sentido de rotação) = Torção. Produtos dessa linha são acabados como pinos, rebites, parafusos e chapas = Cisalhamento. O conceito de dureza está vinculado a resistência de um material a deformações plásticas, e não elásticas. Além disso, as duas técnicas mais comuns são a Rockwell e a Brinell, pois Hooke corresponde a lei de tensão e deformação que governa o regime elástico da maioria dos materiais.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	A compreensão dos diagramas de fases para sistemas de ligas é imprescindível, pois existe uma notável correlação entre a microestrutura e as propriedades mecânicas, sendo o desenvolvimento da microestrutura em uma liga relacionada às características do seu diagrama de fases. Os diagramas de fases, por conseguinte, fornecem informações valiosas sobre os fenômenos da fusão, fundição e cristalização. 
 
Com relação aos conceitos elementares, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
                                               
1. (   ) A solução sólida consiste em pelo menos dois tipos diferentes de átomos; onde os átomos de solvente ocupam posições substitutivas ou intersticiais no retículo cristalino do soluto.
2. (   ) O conceito de limite de solubilidade é importante, pois a adição de soluto em excesso pode resultar na formação de uma outra solução sólida de outro composto.
3. (  ) Defini-se uma fase como uma parte homogênea de um sistema que possui características físicas e químicas uniformes. Assim, todo material que é puro pode ser considerado como sendo uma fase, mas toda liga metálica é heterogênea (mais de uma fase).
4. (  ) Ligas binárias são mais usualmente trabalhadas, devido à simplicidade das mesmas, onde três regiões estão presentes nesses diagramas: um campo alfa, um campo líquido e um campo bifásico.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois são os átomos do soluto que ocupam posições substitutivas ou intersticiais no solvente. Soluto é o componentes de menor composição, ao passo que solvente é o de maior. O raio, a eletronegatividade e a microestrutura são três fatores que determinarão se vai ser substitutiva ou intersticial.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os cristais visualizados na prática nunca são totalmente perfeitos, apresentando defeitos de diversas categorias. As imperfeições impactam diretamente nas várias características dos materiais, como: deformação plástica,resistência mecânica, transformações de fase, propriedades elétricas e propriedades químicas.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A vacância é um defeito pontual no qual há vazios, ausência de átomos em posições da estrutura cristalina.
 
Pois
 
II. Pelo aumento da temperatura, há vibração dos átomos em torno de suas posições.
  
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, já que a vacância é um defeito pontual em que há sítios desocupados no retículo. A asserção dois, por sua vez, também é verdadeira, já que o aumento da temperatura eleva a energia cinética dos átomos e, assim, desencadeia a vibração. Portanto, o aumento da temperatura é responsável pela ocorrência das vacâncias.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	O ensaio de dureza é um ensaio utilizado com maior frequência que qualquer outro ensaio mecânico, devido ao fato de ser simples, barato e  não destrutivo. Uma aplicação curiosa são as brocas de perfuração de petróleo que são feitas de diamante para a perfuração do solo com o intuito de se chegar em uma área de armazenagem natural de petróleo. Com relação ao ensaio de dureza, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A dureza, embora seja um ensaio importante, é um ensaio meramente qualitativo.
	Resposta Correta:
	 
A dureza do diamante não é a mesma do grafite, pois as microestruturas são diferentes, onde o diamante tem uma estrutura mais resistente a deformações plásticas localizadas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o conceito de dureza está vinculado a resistência de um material a deformações plásticas, e não elásticas. Além disso, as duas técnicas mais comuns são a Rockwell e a Brinell, pois Hooke corresponde a lei de tensão e deformação que governa o regime elástico da maioria dos materiais.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	A transformação de fase é bem útil desde tempos remotos. Sabe-se que o imperador romano Júlio César já afirmava, em 55 a.C, que os guerreiros se defrontavam com um problema em seus armamentos. Decorrido um tempo de uso, as espadas entortaram e eles precisavam interromper as lutas para consertar suas armas de ferro. Os romanos, por outro lado, já haviam descoberto que o ferro se tornava mais duro quando aquecido durante longo tempo e resfriado, logo em seguida, em uma salmoura. 
 
Com relação a transformação de fase de uma liga de ferro com 0,4% de carbono, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
                                               
1. (  ) Com o auxílio de um microscópio metalográfico, é possível identificar dois constituintes da estrutura do aço: grãos claros, chamados perlita (CCC), e grãos escuros, chamados ferrita.
2. (  ) O aço, ao ser aquecido, pode passar por diversas transformações, no qual a região denominada zona crítica gráfica é a área em que as células unitárias de CCC são transformadas em CFC.
3. (  ) A austenita se forma na estrutura do aço submetido a temperaturas elevadas. Encontra-se na região acima da zona crítica, zona de austenização. Esta, por sua vez, tem a estrutura cúbica de face centrada e apresenta menor resistência mecânica e boa tenacidade.
4. (  ) Se o aço for resfriado abruptamente (por exemplo, com a água), ele irá se transformar numa estrutura chamada martensita, um constituinte duro que não pode ser formado em resfriamentos lentos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V.
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os grãos claros correspondem a ferrita com estrutura CCC. Não se esqueçam mais do PP: “P” de cor preta e “P” de perlita. Os acrônimos facilitam o processo de aprendizagem, sobretudo nos conceitos mais longos da engenharia. A martensita é formada mediante resfriamentos abruptos e, por essa razão, deve-se levar este fator em conta ao selecionar um fluido de resfriamento.                                   
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Na natureza, um metal constituído tão somente por um tipo de átomo, é simplesmente impossível. Impurezas ou átomos diferentes estarão sempre presentes e alguns existirão como defeitos pontuais nos cristais. Mesmo com métodos requintados e sofisticados, dificilmente conseguirá refinar metais até uma pureza superior a 99,9% A maioria dos metais não são altamente puros, ao invés disso, eles são ligas.  
 
Sobre ligas metálicas e tipos de defeitos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
1. ( ) Há quatro tipos distintos de defeitos (puntiforme, de linha, bidimensional e volumétricos) e estes geralmente são gerados por processo de fabricação, mas nunca por agitação térmica ou solidificação.
2. ( ) A inclusão de átomos de impurezas a um metal acarretará na formação de uma solução sólida e/ou de uma nova segunda fase, dependendo dos tipos de impurezas, das suas concentrações e da temperatura da liga.
3. ( ) As impurezas também podem trazer benefícios para uma liga, uma vez que o carbono forma uma solução substitucional com o ferro, aumentando a resistência mecânica.
4. ( ) Em uma solução sólida substitucional, a solubilidade de um elemento em outro (soluto e solvente) será elevada dependendo de quatro fatores: estruturas cristalinas igualitárias, valências igualadas, eletronegatividades próximas e raios atômicos com valores próximos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os defeitos, além de serem originados pela fabricação, também podem ser originados pela solidificação e pela agitação térmica. A agitação térmica, por exemplo, originará a vacância ou lacuna(defeito pontual mais simples existente). Numa liga de ferro-carbono, tem-se a presença de uma solução intersticial e não substitucional, já que o átomo de cobre tem um raio pequeno, ocupando os interstícios.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	No princípio do século XX, o conceito de luz foi incorporado definitivamente à luz. Por conseguinte, possibilitou-se o desenvolvimento do conhecimento sobre estruturas cristalinas mediante a utilização de técnicas de difração de raio-X. Estas técnicas possibilitam a obtenção de informações relevantes para a caracterização dos materiais. A figura abaixo mostra o funcionamento de um tubo de raio-X. 
 
 
 
Fonte:  Hmilch (2008). Disponível em: <  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roentgen-Roehre.svg >. Acesso em: 09 fev. 2020.  
 
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
1. Com a utilização dessa técnica, pode-se obter informações acerca das dimensões das células unitárias, presença de defeitos e orientação da rede cristalina.
 
Porque
 
10. Uma vez que o feixe incida sobre um conjunto de átomos ordenados (estrutura amorfa), se este feixe monocromático tiver comprimento de onda com valor semelhante aos espaçamentos entre tais átomos, então ocorrerá apenas interferências destrutivas.
 
 A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os raios-x fazem partedo espectro da radiação eletromagnética, assim como as ondas de rádio, microondas, infravermelho, etc.  Este ensaio, por sua vez, consiste em uma técnica útil de caracterização dos materiais para o âmbito da engenharia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes