Buscar

Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos (GAM09) Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	 Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos (GAM09)
	Avaliação:
	 Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A eutrofização é um fenômeno causado por uma das diversas atividades humanas que influenciam negativamente na qualidade da água. Com base na dinâmica do fenômeno da eutrofização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os nutrientes aplicados ao solo em atividades agrícolas podem ser arrastados para um corpo de água e favorecer a eutrofização.
	  b)
	Quando a floração de algas diminui, as bactérias começam a decompor os restos de algas, o que causa aumento do oxigênio dissolvido na água.
	 c)
	Os nutrientes com alto teor de nitrogênio e fósforo usados em culturas agrícolas raramente são drenados do solo para os corpos de água, pois não sofrem lixiviação ou percolação no solo.
	 d)
	A floração de algas devido à eutrofização é benéfica para as plantas aquáticas abaixo da floração.
	2.
	A remoção de sólidos suspensos e materiais coloidais do esgoto por separação gravitacional é um dos processos físicos unitários mais utilizados em tratamento de esgoto. Esta etapa contribui para a preservação de equipamentos, tais como tubulações e bombas, em etapas posteriores do tratamento. Sobre os processos de separação gravitacional aplicados aos tratamentos preliminares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sedimentação gravitacional é o termo aplicado apara a separação de partículas suspensas que são mais pesadas que a água.
(    ) A sedimentação gravitacional pode ser acelerada quando envolve a remoção de partículas em suspensão por gravidade em um campo de escoamento de fluido acelerado.
(    ) A sedimentação é utilizada, por exemplo, para a remoção de areia e remoção de flocos biológicos em tanques de sedimentação de sistemas de lodos ativados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - F - F.
	  c)
	V - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	3.
	O gás ozônio, uma substância química simples, apresenta a fórmula molecular O3 que é formada por três átomos de oxigênio. É uma poderosa substância oxidante chegando a ser quase duas vezes mais forte que o cloro, além de ser mais ágil na eliminação de bactérias, pode ser produzido no local de sua aplicação, descartando a necessidade de transporte, armazenamento e manipulação, não libera toxinas na água e a sua decomposição libera gás oxigênio (O2) na atmosfera. Sobre o gás ozônio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O gás ozônio é conhecido como o mais eficaz agente oxidante usado no tratamento de águas e efluentes.
(    ) O gás ozônio não gera compostos organoclorados na água, como os trihalometanos, que são carcinogênicos.
(    ) O ozônio não deve ser aplicado no tratamento de águas e efluentes, visto que ele apenas protege a terra dos raios UVA/UVB.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	  a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	4.
	Os medidores de vazão do tipo calha Parshall são equipamentos aplicados na medição contínua de vazão em Estações de Tratamento de Água (ETAs) ou Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) industriais e urbanos. Com base nos parâmetros de projeto e operação da calha Parshall, analise as sentenças a seguir:
I- Uma condição de operação da calha Parshall é manter o nível de líquido a montante menor do que o nível a jusante do escoamento. 
II- O ressalto hidráulico ocorre após a seção de estrangulamento (garganta) da calha.
III- A medição da vazão na calha Parshall funciona através de uma leitura de altura de líquido em um ponto na calha e da largura da seção de estrangulamento (garganta).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	A reutilização de águas provenientes de esgotos ou efluentes tratados deve ser uma importante consideração para engenheiros e técnicos no projeto e operação de sistemas de tratamento, além de ser uma alternativa para minimizar os problemas relacionados à falta de água. Com base na importância do reúso da água e nas consequências deste tipo de atividade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O reúso de água intensifica a necessidade de captação de água de rios e mananciais para uso industrial.
	 b)
	Podemos classificar o reúso de água em três tipos: o reúso direto, indireto e a reciclagem interna de água.
	 c)
	O reúso direto caracteriza-se pelo lançamento direto do efluente tratado no meio ambiente.
	 d)
	A reciclagem interna de água só pode ocorrer em residências.
	6.
	As estações de tratamento de água (ETA) das cidades são estruturadas em etapas e processos físicos e químicos utilizadas para que a água atenda aos padrões de consumo correspondentes à legislação atual. Alguns processos de tratamento utilizados na ETA são, de forma análoga, também utilizados nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). A figura anexa apresenta um esquema para representar um sistema de abastecimento de água para consumo humano, desde a captação até a distribuição. Sobre os elementos e as operações do sistema de distribuição de água, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	O monitoramento do pH e do teor de cloro residual livre no ponto 7 serve como instrumento de verificação da eficiência das operações realizadas no ponto 6.
	 b)
	Os resultados de análises de amostras de água coletadas no ponto 9 dispensam a condição de potabilidade.
	  c)
	A eficiência do sistema de tratamento de água é avaliada mediante à comparação dos resultados das análises de amostras de água coletadas nos pontos 1 e de seu monitoramento no ponto 6.
	 d)
	O monitoramento da qualidade microbiológica da água no ponto 1 influencia a dosagem de coagulante que será realizada no ponto 2.
	7.
	O lodo ativado é assim denominado, pois é formado pela mistura do lodo biológico em meio líquido com a formação de flocos agregados biologicamente ativos que sustentam uma população de bactérias. Sobre a definição para o termo metanogênese, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o processo de condicionamento térmico utilizando vapor em baixa pressão para o pré-tratamento do lodo, reduzindo a sua viscosidade.
	 b)
	É a conversão metabólica de ácidos orgânicos ou hidrogênio e dióxido de carbono em metano.
	 c)
	É o material flutuante frequentemente encontrado na superfície de caixas de gordura.
	 d)
	É a classificação dos materiais sólidos removidos por dispositivos de peneiramento.
	8.
	Depois da captação, a água da chuva que será aproveitada deverá ser armazenada em reservatórios fechados, geralmente subterrâneos, de fácil acesso para limpeza e adição de desinfetantes. De acordo com alguns estudos, certos cuidados devem ser observados. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bloquear a entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas.
(    ) A tampa da inspeção deve estar completamente fechada.
(    ) A saída do extravasor deve ser gradeada para impedir a entrada de pequenos animais.
(    ) A cada 15 dias deve ser feita uma limpeza no reservatório, retirando a lama através da descarga de fundo.
(    ) No caso de suspeita de contaminação na cisterna, deve-se adicionar hipoclorito de sódio 90% ou água sanitária.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - F - V.
	9.
	Uma compreensão da atividade bioquímica de microrganismos é fundamental para o projeto de um processo de tratamento biológico ou para a seleção do tipo de processo biológico a ser utilizado. Com relação aos processos biológicos, podemos dividi-los em processos aeróbios e processos anaeróbios,que levam em consideração a classificação de microrganismos por fontes de carbono celular, doador e receptor de elétrons, e de produtos finais. Com base nos conceitos de tratamentos biológicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para continuar a se reproduzir e funcionar adequadamente, um microrganismo deve ter fontes de energia, carbono para a síntese de novo material celular e elementos inorgânicos ou nutrientes, como nitrogênio, fosforo, enxofre, potássio, cálcio e magnésio.
	 b)
	Os microrganismos obtém o carbono para crescimento celular apenas de matéria orgânica presente nos efluentes domésticos e industriais.
	 c)
	Os organismos que derivam carbono celular de dióxido de carbono para a formação de nova biomassa são chamados de heterotróficos.
	 d)
	Os organismos que utilizam carbono orgânico para a formação de nova biomassa são chamados de autotróficos.
	10.
	Em uma ETA (Estação de Tratamento de Água), várias são as etapas envolvidas nos processos de potabilização. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A decantação separa os sólidos em meio líquido por diferença de densidade.
(    ) A filtração remove os sólidos que não foram retirados durante a decantação.
(    ) Desinfecção é a eliminação de sais e ácidos patogênicos por meios físicos ou químicos.
(    ) O flúor é adicionado na água com o propósito de se evitar a cárie dentária.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais