Buscar

AOL 1- GASTRONOMIA SAUDÁVEL E FUNCIONAL

Prévia do material em texto

AOL 1 – GASTRONOMIA SAUDÁVEL E FUNCIONAL
1. Pergunta 1
/1
Embora o corpo não produza vitaminas, elas são micronutrientes necessários para a regulação do corpo humano, portanto, são consideradas essenciais. As vitaminas podem ser obtidas através de uma alimentação saudável e são classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre macronutrientes, micronutrientes e biodisponibilidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É aconselhável associar o consumo de gorduras boas na ocasião de ingestão de vitaminas lipossolúveis.
Porque:
II. As vitaminas lipossolúveis são solúveis em lipídeos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta
(B) As asserções I e II são ...
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
A digestão tem início com a ingestão do alimento e termina com a excreção de bolo fecal. Entre esses dois momentos, o alimento passa por diversos órgãos do aparelho digestivo. Cada um desses órgãos possui funções específicas para que se aproveite todos os nutrientes oferecido pelo alimento ingerido.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de digestão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para s(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na boca, a digestão tem início na mastigação, responsável por triturar o alimento e misturá-lo às enzimas da saliva.
II. ( ) No estômago, o bolo alimentar se torna quimo através da diluição em meio ácido.
III. ( ) A assimilação de nutrientes, água e íons acontece no intestino grosso.
IV. ( ) A transformação do quimo em fezes ocorre no intestino delgado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(C) V, V, F, F
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir:
“Um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros é o tradicional arroz com feijão. Esses dois alimentos, além de saborosos, são importantes nutricionalmente, o que nos permite uma alimentação gostosa e, ao mesmo tempo, saudável.”
Fonte: SANTOS, V. S. Arroz e feijão: uma combinação importante para a saúde. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/arroz-feijao-uma-combinacao-importante-para-saude.htm>. Acesso em: 06 nov. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alimentos e nutrientes e alimentação equilibrada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para s(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A combinação “arroz com feijão” se completa em relação aos aminoácidos essenciais. Um supre a deficiência do outro.
II. ( ) Juntos, o arroz e o feijão fornecem proteína e carboidrato, além de fibras e micronutrientes.
III. ( ) O “arroz com feijão” é o prato base na alimentação do brasileiro. É parte da nossa cultura alimentar e de fácil acesso.
IV. ( ) Arroz e feijão engordam, entretanto, devem ser consumidos diariamente, pois sua abstenção pode causar desnutrição. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(C) V, V, V, F
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
O processo de digestão tem uma sequência que permite fragmentar e assimilar os nutrientes necessários ao organismo. Para tanto, a comida ingerida deve passar pelos órgãos do tubo digestivo, conjunto de órgãos por onde o alimento passa ao longo desse processo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os órgãos do sistema digestivo disponíveis a seguir, de acordo com a sequência correta que o alimento percorre durante a digestão.
( ) Faringe.
( ) Intestino delgado.
( ) Estômago.
( ) Intestino grosso.
( ) Esôfago.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Correta
(C) 1, 4, 3, 5, 2
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento do Ministério da Saúde que visa permitir o acesso a informações sobre alimentação saudável a qualquer pessoa. Para fazê-lo acessível, foi necessário adaptar as indicações de alimentação saudável aos costumes alimentares dos brasileiros.
Para compreender os hábitos alimentares dos brasileiros, foi realizada ampla pesquisa sobre os alimentos consumidos por eles. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que o guia alimentar:
Incorreta
(A) conclui que a maior ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
conclui que a maior parcela da população brasileira se abastece de produtos in natura e minimamente processados.
Resposta correta
2. 
conclui que a maior parte dos brasileiros come fora de casa todos os dias, por isso, se abastece de alimentos ultra processados.
3. 
conclui que a tradição culinária brasileira promove, em suas preparações, mistura entre sabores, como picantes e agridoces, doces e salgados no mesmo.
4. 
conclui que ainda que a agricultura seja um segmento forte no Brasil, a população dá preferência a produtos industrializados.
5. 
conclui que a preferência do consumo por gordura é o azeite, por cereal é arroz e por leguminosa é o feijão carioca.
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“Consumimos em torno de 1300 g de alimentos ao dia e, no entanto, apenas 300g desse montante é eliminado nas fezes. Poderíamos prever que esse excesso de alimento não eliminado se converteria em 1 kg extra adicionado ao nosso peso diariamente, contudo isso não ocorre.”
Fonte: KOWALTOWSKI, A. O que é metabolismo? Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos. São Paulo: Oficina de Textos, 2016. p. 112.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metabolismo, pode-se afirmar que o alimento que não é excretado não é transformado em peso extra para o corpo do indivíduo porque:
Correta
(A) no processo de metaboliza...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
O guia alimentar para a população brasileira fala sobre quatro categorias de alimentos: os que são ultra processados, industrializados, submetidos a diversos processos e composto por mais de três ingredientes. Os in natura que não passam por nenhum procedimento e não possuem adição de outros ingredientes. Os minimamente processados, que passam por uma pequena interferência para aumentar sua vida útil. Os processados, que contêm até 3 ingredientes e passam por alguma intervenção culinária.
A partir dessas definições, o guia faz recomendação em relação à prioridade de consumo desses alimentos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene as categorias de alimentos disponíveis a seguir de acordo com a recomendação de prioridade de consumo, dos mais recomendados aos que devem ser evitados.
( ) Alimentos minimamente processados.
( ) Alimentos ultra processados.
( ) Alimentos in natura.
( ) Alimentos processados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(C) 2, 4, 1, 3
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“As estatísticas globais, o Brasil incluído, são conclusivas: seis em cada dez adultos que recorrem a algum tipo de regime para perder peso optam pela redução de carboidratos — adotam uma dieta low-carb, na alcunha em inglês. A escolha é lógica: a privação de carboidratos (macarrão, pizza, batata, pão etc.) faz os ponteiros da balança descerem em um período mais rápido de tempo [...]. A má surpresa: elas aceleram o envelhecimento. “A descoberta é um alerta definitivo sobre o perigo de dietas baseadas em um único nutriente”, diz Viviane Alves, professora de microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais [...]”
Fonte: PASSOS, L. Dieta ‘low-carb’ acelera o envelhecimento, revela estudo. Veja, set. 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/dieta-low-carb/>. Acesso em: 20 set. 2019.
O texto reafirma uma das leis da alimentação, a lei da harmonia. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Excluir da alimentação os carboidratos pode interferir no bom funcionamento do corpo. O ideal é optar por fontes de carboidratos complexos, para manter o equilíbrio das refeições.
Porque:
II. Uma refeição equilibrada deve conter alimentosreguladores, energéticos e construtores, em quantidades suficientes, já que um pode depender do outro para desempenhar suas funções no organismo.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta
(A) As asserções I e II são ...
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“A gordura trans eleva o colesterol ruim (LDL), diminui o colesterol bom (HDL), aumenta a obesidade abdominal e o processo inflamatório no organismo e há um risco maior de desenvolvimento de diabetes. Isso pode predispor a um risco grande de aterosclerose. Também há evidências científicas de que o consumo excessivo esteja relacionado a uma maior incidência de câncer de mama.”
Fonte: AGENCIA ESTADO - O ESTADO DE S. PAULO. Quais são os males que a gordura trans causa no organismo?. Estadão. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/noticias/geral,quais-sao-os-males-que-a-gordura-trans-causa-no-organismo,20070101p9308>. Acesso em: 21 nov. 2019.
As gorduras participam de diversas dinâmicas no organismo, entretanto, é preciso atenção ao consumi-las. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para s(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) A indústria costuma acrescentar átomos de hidrogênio a moléculas de gorduras insaturadas de origem vegetal, gerando a gordura hidrogenada. Por ser de origem vegetal, deve-se dar preferência ao seu consumo.
II. ( ) A gordura trans é encontrada em diversos produtos industrializados que estão em nosso cotidiano, como na margarina.
III. ( ) Sobre gorduras saturadas, embora haja restrição em seu consumo, estudos mostram que a banha animal é mais aconselhável para cocções a altas temperaturas, como frituras.
IV. ( ) As gorduras insaturadas são consideradas “gorduras boas” e, portanto, deve-se dar preferência a elas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) F, V, V, V
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
/1
Leia o trecho a seguir:
“(...) o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abi) firmaram o quarto acordo, desde 2011, para a redução da quantidade de sódio em alimentos industrializados no país. Segundo estimativas do governo, aproximadamente 11,3 mil toneladas de sódio deixaram de ser adicionadas aos alimentos produzidos pela indústria nacional em dois anos. A meta é que este número chegue a 28,5 mil toneladas. [...] esses resultados vão atuar diretamente em outra taxa importante: reduzir a mortalidade prematura, ou seja, de quem tem menos de 70 anos, por doenças crônicas não transmissíveis, em 2% ao ano.”
Fonte: PIANES, J. Conheça as doenças provocadas pelo excesso de sal no organismo. Bem Estar GNT. Disponível em: <http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/conheca-as-doencas-provocadas-pelo-excesso-de-sal-no-organismo.htm>. Acesso em: 5 dez. 2019.
O sódio é um mineral contido no sal de cozinha. Ele é responsável por diversas doenças crônicas não transmissíveis. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolhas e modelos alimentares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O consumo de produtos industrializados pode aumentar as chances do desenvolvimento de problemas de saúde, como hipertensão arterial.
Porque:
II. O sal está “escondido” em diversos alimentos ultraprocessados, inclusive em doces. A recomendação diária de seu consumo é de 5g.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta
(B) As asserções I e II são ...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes