Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação ao atendimento pré-hospitalar de um paciente vítima de acidente de carro, todas as alternativas dizem respeito a deveres do socorrista, EXCETO:
a) Usar equipamentos de proteção individual (EPI). b) Controlar a cena e lograr acesso seguro até o paciente. c) Iniciar antibioticoterapia por acesso venoso. d) Solicitar, caso necessário, ajuda do SAMU.

Considerando-se a Escala CIPE, pode-se afirmar que um paciente que sofreu uma amputação de membro inferior esquerdo, com grande perda de sangue, mas em choque compensado, é um paciente:
a) Instável. b) Potencialmente instável. c) Estável. d) Crítico.

A respiração é essencial para a vida porque permite suprir as células com oxigênio e eliminar o dióxido de carbono das células. Em relação à abertura de vias aéreas, analisar os itens abaixo:
Está(ão) CORRETO(S):
I - Em casos de trauma deve-se realizar a manobra de extensão da cabeça/elevação mandibular.
II - Em casos clínicos deve-se realizar a manobra de extensão da cabeça/elevação mandibular e em casos de trauma a manobra da impulsão da mandíbula.
III - Em casos de trauma deve-se realizar a manobra de extensão da cabeça/elevação mandibular e em casos clínicos deve-se realizar a manobra da impulsão da mandíbula.
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Nenhum dos itens.

Ao realizar o resgate de um afogado, classificado como Grau 2 – pouca espuma na boca/nariz, assinalar a alternativa que apresenta a conduta CORRETA:
a) Fornecer Oxigênio - 5 litros/min via máscara facial ou cateter nasal. b) Fornecer Oxigênio via máscara facial a 15 litros/min. c) Deve-se iniciar imediatamente a ventilação artificial de emergência. d) Deve-se proceder imediatamente à aspiração traqueal com sonda no 10.

Ao realizar a triagem de um acidente com múltiplas vítimas, verifica-se que, mesmo após a manobra de abertura das vias aéreas, uma das vítimas não respira. Nesta situação, a vítima deverá ser considerada:
a) Como segunda prioridade e receber a etiqueta verde. b) Como primeira prioridade e receber a etiqueta amarela. c) Como prioritária e receber a etiqueta vermelha. d) Sem prioridade e receber a etiqueta preta.

Todas as afirmativas apresentam equipamentos de ressuscitação exceto:
(a) Máscara de RCP de bolso (b) Ressuscitadores manuais (c) Cânulas orofaríngeas (d) Esfigmomanômetro

A coloração azulada que se estende por debaixo da pela na parte mais baixa do corpo são sinais evidentes de?
(a) Livor mortis (b) Rigor mortis (c) Putrefação (d) Algor mortis

Abaixo são apresentadas manobras para realizar uma RCP. Assinale a menos adequada.
(a) Verificar o grau de responsividade, apenas se o paciente estiver consciente; (b) Assegurar a permeabilidade das vias aéreas; (c) Posicionar o paciente adequadamente (decúbito dorsal); (d) Posicionar-se ao lado do paciente.

O Afogamento Secundário é o afogamento causado por patologia ou incidente associado que o precipita. Ocorre em:
(a) 10% dos casos de afogamento (b) 11% dos casos de afogamento (c) 13% dos casos de afogamento (d) 23% dos casos de afogamento

Conduta: 1. Oxigênio - 5 litros/min via máscara facial ou cateter nasal; 2. Repouso, aquecimento, e tranquilização; 3. Posição lateral de segurança sob o lado direito; 4. Observação hospitalar por 6 a 48 h; A conduta acima é recomendada a um afogado classificado:
(a) no grau 2 (b) no grau 3 (c) no grau 4 (d) no grau 5

Em um acidente automobilístico, os padrões de colisões e impactos são importantes para que se possa identificar os padrões de lesões produzidas nas vítimas. De acordo com esses padrões, assinale a alternativa correta.
a) Na colisão frontal, com movimento para baixo, as lesões prováveis são primariamente as de face, crânio e tórax, e secundariamente as lesões de extremidades inferiores e coluna. b) Na colisão lateral, com movimento de impacto fora do centro de gravidade, as lesões prováveis são primariamente lesões na coluna e secundariamente traumatismos cranioencefálicos. c) Na colisão frontal, com movimento para cima, as lesões prováveis são primariamente lesões de extremidades inferiores e secundariamente lesões da face, crânio e tórax. d) Na colisão traseira, as lesões prováveis são primariamente de membros inferiores, e secundariamente de coluna cervical.

Os ferimentos que acometem a pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos adiposos e células são denominados ferimentos em tecidos moles. Em relação ao atendimento pré-hospitalar dos ferimentos abertos, julgue os itens em V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:
( ) Nos ferimentos de olhos, é necessário compressão direta sobre os olhos, cobrir e proteger o globo ocular, estabilizar objetos cravados e nunca tentar removê-los. ( ) Em ferimentos na face, é necessário compressão direta para controle do sangramento, remoção de objetos transfixados na bochecha que possam causar risco de obstrução das vias aéreas e deve-se suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular). ( ) Em hemorragias nasais, devem-se manter abertas as vias aéreas, manter o paciente sentado com a cabeça inclinada para frente, apertando as vias nasais, aplicar gelo sobre a região. ( ) Em ferimentos no couro cabeludo, deve-se controlar a hemorragia por compressão direta do ferimento, não lavar e nem limpar a ferida para que não ocorra sangramento adicional, suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular), não pressionar com os dedos a ferida se houver suspeita de fratura no crânio.
a) F – V – F – V.
b) F – V – V – V.
c) V – V – F – F.
d) V – F – V – F.

As queimaduras são lesões produzidas nos tecidos de revestimento do organismo, possuem mais de uma causa, são classificadas de acordo com sua profundidade e extensão para que possa ser avaliada sua gravidade. Em relação aos tipos de queimaduras e seus tratamentos, assinale a alternativa incorreta.
a) Em queimaduras elétricas após realização da avaliação inicial, deve-se identificar o local das queimaduras em no mínimo dois pontos (um ponto da entrada e outro de saída da fonte de energia), aplicar curativo estéril sobre as áreas queimadas, prevenir choque e conduzir o paciente com monitoramento constante. b) Em queimaduras menores, deve-se expor e resfriar a área queimada de imediato, cobrir o ferimento com curativo úmido, frouxo e estéril, retirar adereços e conduzir o paciente. c) Em queimaduras maiores, o curativo não deve ser umidificado, pelo risco de instalação de um quadro de hipotermia. d) Em ocorrências com queimaduras químicas, devem-se utilizar EPI’s apropriados, remover a substância química u preguiça.
a) 1-C / 2-B / 3-A.
b) 1-A / 2-B / 3-C.
c) 1-B / 2-A / 3-C.
d) 1-C / 2-A / 3-B.

Na figura a seguir, pode-se observar diferentes tipos de hemorragia externa:
Acerca da figura, classifique os tipos de hemorragias e assinale a alternativa correta.
a) 1.Hemorragia Venosa – 2.Hemorragia Arterial – 3.Hemorragia Capilar.
b) 1.Hemorragia Sistêmica – 2.Hemorragia Venosa – 3.Hemorragia Ventral.
c) 1.Hemorragia Arterial – 2.Hemorragia Venosa – 3.Hemorragia Capilar.
d) 1.Hemorragia Arterial – 2.Hemorragia Arterial – 3.Hemorragia Venosa.

A energia cinética é a energia devida ao movimento. Tudo que se move tem energia cinética. Logo, os corpos em movimento possuem energia e, portanto, podem causar deformações. A energia cinética de um corpo depende da sua massa e da sua velocidade. Portanto, podemos afirmar que a energia cinética constitui uma função da massa e da velocidade de um corpo, em que energia cinética é igual à metade da massa vezes sua velocidade ao quadrado. Se fizermos alguns cálculos, verificaremos que a velocidade determina um aumento muito maior da energia cinética do que a massa, assim podemos concluir que haverá lesões muito maiores nos ocupantes de um veículo envolvido em um acidente de alta velocidade do que naqueles em um acidente de baixa velocidade. Sabe-se que dois automóveis, ambos com 1500kg, colidem numa mesma barreira. O automóvel A possui uma velocidade de 20 m/s e o veículo B uma velocidade de 35 m/s. Qual veículo estará mais suscetível a sofrer uma colisão mais violenta e por quê?
a) Veículo A, pois ele possui uma velocidade superior à do veículo B. b) Veículo B, pois ele possui uma velocidade constante superior à do o veículo A. c) Veículo A, pois ele possui a mesma massa que o veículo B, entretanto possui uma velocidade constante superior à do veículo B. d) Ambos os veículos sofrerão o impacto com as mesmas intensidades.

O socorrista, ao executar o exame físico completo, deve ter os seguintes cuidados ao avaliar o paciente crítico, da cabeça aos pés, numa situação de emergência:
Estão corretos somente os itens:
I. Verificar a região posterior e anterior do pescoço (região cervical);
II. Verificar a cabeça (testa e couro cabeludo);
III. Verificar a presença de sangue livre na cavidade abdominal;
IV. Inspecionar as regiões anterior, lateral e posterior da pelve e a região genital;
V. Verificar a presença de derramamento de líquor;
VI. Inspecionar os quatro quadrantes abdominais separadamente.
a) II, III, V e VI.
b) I, II, V e VI.
c) I, II, IV e VI.
d) III, IV, V e VI.

Escreva pelo menos três diferentes características pessoais de um bom socorrista:

Cite três deveres de um socorrista:

Cite pelo menos 10 equipamentos básicos utilizados no socorro pré-hospitalar:

Quais são as 3 perguntas que o socorrista deverá responder quando for avaliar o local de uma emergência?

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação ao atendimento pré-hospitalar de um paciente vítima de acidente de carro, todas as alternativas dizem respeito a deveres do socorrista, EXCETO:
a) Usar equipamentos de proteção individual (EPI). b) Controlar a cena e lograr acesso seguro até o paciente. c) Iniciar antibioticoterapia por acesso venoso. d) Solicitar, caso necessário, ajuda do SAMU.

Considerando-se a Escala CIPE, pode-se afirmar que um paciente que sofreu uma amputação de membro inferior esquerdo, com grande perda de sangue, mas em choque compensado, é um paciente:
a) Instável. b) Potencialmente instável. c) Estável. d) Crítico.

A respiração é essencial para a vida porque permite suprir as células com oxigênio e eliminar o dióxido de carbono das células. Em relação à abertura de vias aéreas, analisar os itens abaixo:
Está(ão) CORRETO(S):
I - Em casos de trauma deve-se realizar a manobra de extensão da cabeça/elevação mandibular.
II - Em casos clínicos deve-se realizar a manobra de extensão da cabeça/elevação mandibular e em casos de trauma a manobra da impulsão da mandíbula.
III - Em casos de trauma deve-se realizar a manobra de extensão da cabeça/elevação mandibular e em casos clínicos deve-se realizar a manobra da impulsão da mandíbula.
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Nenhum dos itens.

Ao realizar o resgate de um afogado, classificado como Grau 2 – pouca espuma na boca/nariz, assinalar a alternativa que apresenta a conduta CORRETA:
a) Fornecer Oxigênio - 5 litros/min via máscara facial ou cateter nasal. b) Fornecer Oxigênio via máscara facial a 15 litros/min. c) Deve-se iniciar imediatamente a ventilação artificial de emergência. d) Deve-se proceder imediatamente à aspiração traqueal com sonda no 10.

Ao realizar a triagem de um acidente com múltiplas vítimas, verifica-se que, mesmo após a manobra de abertura das vias aéreas, uma das vítimas não respira. Nesta situação, a vítima deverá ser considerada:
a) Como segunda prioridade e receber a etiqueta verde. b) Como primeira prioridade e receber a etiqueta amarela. c) Como prioritária e receber a etiqueta vermelha. d) Sem prioridade e receber a etiqueta preta.

Todas as afirmativas apresentam equipamentos de ressuscitação exceto:
(a) Máscara de RCP de bolso (b) Ressuscitadores manuais (c) Cânulas orofaríngeas (d) Esfigmomanômetro

A coloração azulada que se estende por debaixo da pela na parte mais baixa do corpo são sinais evidentes de?
(a) Livor mortis (b) Rigor mortis (c) Putrefação (d) Algor mortis

Abaixo são apresentadas manobras para realizar uma RCP. Assinale a menos adequada.
(a) Verificar o grau de responsividade, apenas se o paciente estiver consciente; (b) Assegurar a permeabilidade das vias aéreas; (c) Posicionar o paciente adequadamente (decúbito dorsal); (d) Posicionar-se ao lado do paciente.

O Afogamento Secundário é o afogamento causado por patologia ou incidente associado que o precipita. Ocorre em:
(a) 10% dos casos de afogamento (b) 11% dos casos de afogamento (c) 13% dos casos de afogamento (d) 23% dos casos de afogamento

Conduta: 1. Oxigênio - 5 litros/min via máscara facial ou cateter nasal; 2. Repouso, aquecimento, e tranquilização; 3. Posição lateral de segurança sob o lado direito; 4. Observação hospitalar por 6 a 48 h; A conduta acima é recomendada a um afogado classificado:
(a) no grau 2 (b) no grau 3 (c) no grau 4 (d) no grau 5

Em um acidente automobilístico, os padrões de colisões e impactos são importantes para que se possa identificar os padrões de lesões produzidas nas vítimas. De acordo com esses padrões, assinale a alternativa correta.
a) Na colisão frontal, com movimento para baixo, as lesões prováveis são primariamente as de face, crânio e tórax, e secundariamente as lesões de extremidades inferiores e coluna. b) Na colisão lateral, com movimento de impacto fora do centro de gravidade, as lesões prováveis são primariamente lesões na coluna e secundariamente traumatismos cranioencefálicos. c) Na colisão frontal, com movimento para cima, as lesões prováveis são primariamente lesões de extremidades inferiores e secundariamente lesões da face, crânio e tórax. d) Na colisão traseira, as lesões prováveis são primariamente de membros inferiores, e secundariamente de coluna cervical.

Os ferimentos que acometem a pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos adiposos e células são denominados ferimentos em tecidos moles. Em relação ao atendimento pré-hospitalar dos ferimentos abertos, julgue os itens em V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:
( ) Nos ferimentos de olhos, é necessário compressão direta sobre os olhos, cobrir e proteger o globo ocular, estabilizar objetos cravados e nunca tentar removê-los. ( ) Em ferimentos na face, é necessário compressão direta para controle do sangramento, remoção de objetos transfixados na bochecha que possam causar risco de obstrução das vias aéreas e deve-se suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular). ( ) Em hemorragias nasais, devem-se manter abertas as vias aéreas, manter o paciente sentado com a cabeça inclinada para frente, apertando as vias nasais, aplicar gelo sobre a região. ( ) Em ferimentos no couro cabeludo, deve-se controlar a hemorragia por compressão direta do ferimento, não lavar e nem limpar a ferida para que não ocorra sangramento adicional, suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular), não pressionar com os dedos a ferida se houver suspeita de fratura no crânio.
a) F – V – F – V.
b) F – V – V – V.
c) V – V – F – F.
d) V – F – V – F.

As queimaduras são lesões produzidas nos tecidos de revestimento do organismo, possuem mais de uma causa, são classificadas de acordo com sua profundidade e extensão para que possa ser avaliada sua gravidade. Em relação aos tipos de queimaduras e seus tratamentos, assinale a alternativa incorreta.
a) Em queimaduras elétricas após realização da avaliação inicial, deve-se identificar o local das queimaduras em no mínimo dois pontos (um ponto da entrada e outro de saída da fonte de energia), aplicar curativo estéril sobre as áreas queimadas, prevenir choque e conduzir o paciente com monitoramento constante. b) Em queimaduras menores, deve-se expor e resfriar a área queimada de imediato, cobrir o ferimento com curativo úmido, frouxo e estéril, retirar adereços e conduzir o paciente. c) Em queimaduras maiores, o curativo não deve ser umidificado, pelo risco de instalação de um quadro de hipotermia. d) Em ocorrências com queimaduras químicas, devem-se utilizar EPI’s apropriados, remover a substância química u preguiça.
a) 1-C / 2-B / 3-A.
b) 1-A / 2-B / 3-C.
c) 1-B / 2-A / 3-C.
d) 1-C / 2-A / 3-B.

Na figura a seguir, pode-se observar diferentes tipos de hemorragia externa:
Acerca da figura, classifique os tipos de hemorragias e assinale a alternativa correta.
a) 1.Hemorragia Venosa – 2.Hemorragia Arterial – 3.Hemorragia Capilar.
b) 1.Hemorragia Sistêmica – 2.Hemorragia Venosa – 3.Hemorragia Ventral.
c) 1.Hemorragia Arterial – 2.Hemorragia Venosa – 3.Hemorragia Capilar.
d) 1.Hemorragia Arterial – 2.Hemorragia Arterial – 3.Hemorragia Venosa.

A energia cinética é a energia devida ao movimento. Tudo que se move tem energia cinética. Logo, os corpos em movimento possuem energia e, portanto, podem causar deformações. A energia cinética de um corpo depende da sua massa e da sua velocidade. Portanto, podemos afirmar que a energia cinética constitui uma função da massa e da velocidade de um corpo, em que energia cinética é igual à metade da massa vezes sua velocidade ao quadrado. Se fizermos alguns cálculos, verificaremos que a velocidade determina um aumento muito maior da energia cinética do que a massa, assim podemos concluir que haverá lesões muito maiores nos ocupantes de um veículo envolvido em um acidente de alta velocidade do que naqueles em um acidente de baixa velocidade. Sabe-se que dois automóveis, ambos com 1500kg, colidem numa mesma barreira. O automóvel A possui uma velocidade de 20 m/s e o veículo B uma velocidade de 35 m/s. Qual veículo estará mais suscetível a sofrer uma colisão mais violenta e por quê?
a) Veículo A, pois ele possui uma velocidade superior à do veículo B. b) Veículo B, pois ele possui uma velocidade constante superior à do o veículo A. c) Veículo A, pois ele possui a mesma massa que o veículo B, entretanto possui uma velocidade constante superior à do veículo B. d) Ambos os veículos sofrerão o impacto com as mesmas intensidades.

O socorrista, ao executar o exame físico completo, deve ter os seguintes cuidados ao avaliar o paciente crítico, da cabeça aos pés, numa situação de emergência:
Estão corretos somente os itens:
I. Verificar a região posterior e anterior do pescoço (região cervical);
II. Verificar a cabeça (testa e couro cabeludo);
III. Verificar a presença de sangue livre na cavidade abdominal;
IV. Inspecionar as regiões anterior, lateral e posterior da pelve e a região genital;
V. Verificar a presença de derramamento de líquor;
VI. Inspecionar os quatro quadrantes abdominais separadamente.
a) II, III, V e VI.
b) I, II, V e VI.
c) I, II, IV e VI.
d) III, IV, V e VI.

Escreva pelo menos três diferentes características pessoais de um bom socorrista:

Cite três deveres de um socorrista:

Cite pelo menos 10 equipamentos básicos utilizados no socorro pré-hospitalar:

Quais são as 3 perguntas que o socorrista deverá responder quando for avaliar o local de uma emergência?

Prévia do material em texto

1) Em relação ao atendimento pré-hospitalar de um
paciente vítima de acidente de carro, todas as alternativas
dizem respeito a deveres do socorrista, EXCETO:
a) Usar equipamentos de proteção individual (EPI).
b) Controlar a cena e lograr acesso seguro até o paciente.
c) Iniciar antibioticoterapia por acesso venoso.
d) Solicitar, caso necessário, ajuda do SAMU.
2) Considerando-se a Escala CIPE, pode-se afirmar que
um paciente que sofreu uma amputação de membro
inferior esquerdo, com grande perda de sangue, mas em
choque compensado, é um paciente:
a) Instável.
b) Potencialmente instável.
c) Estável.
d) Crítico.
3) A respiração é essencial para a vida porque permite
suprir as células com oxigênio e eliminar o dióxido de
carbono das células. Em relação à abertura de vias
aéreas, analisar os itens abaixo:
I - Em casos de trauma deve-se realizar a manobra de
extensão da cabeça/elevação mandibular.
II - Em casos clínicos deve-se realizar a manobra de
extensão da cabeça/elevação mandibular e em casos
de trauma a manobra da impulsão da mandíbula.
III - Em casos de trauma deve-se realizar a manobra de
extensão da cabeça/elevação mandibular e em casos
clínicos deve-se realizar a manobra da impulsão da
mandíbula.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Nenhum dos itens.
4) Ao realizar o resgate de um afogado, classificado como
Grau 2 – pouca espuma na boca/nariz, assinalar a
alternativa que apresenta a conduta CORRETA:
a) Fornecer Oxigênio - 5 litros/min via máscara facial ou
cateter nasal.
b) Fornecer Oxigênio via máscara facial a 15 litros/min.
c) Deve-se iniciar imediatamente a ventilação artificial de
emergência.
d) Deve-se proceder imediatamente à aspiração traqueal
com sonda no 10.
5) Ao realizar a triagem de um acidente com múltiplas
vítimas, verifica-se que, mesmo após a manobra de
abertura das vias aéreas, uma das vítimas não respira.
Nesta situação, a vítima deverá ser considerada:
a) Como segunda prioridade e receber a etiqueta verde.
b) Como primeira prioridade e receber a etiqueta amarela.
c) Como prioritária e receber a etiqueta vermelha.
d) Sem prioridade e receber a etiqueta preta.
6. Todas as afirmativas apresentam equipamentos de
ressuscitação exceto:
(a) Máscara de RCP de bolso
(b) Ressuscitadores manuais
(c) Cânulas orofaríngeas
(d) Esfigmomanômetro
7. A coloração azulada que se estende por debaixo da pela na
parte mais baixa do corpo são sinais evidentes de?
(a) Livor mortis
(b) Rigor mortis
c) Putrefação
(d) Algor mortis
8. Abaixo são apresentadas manobras para realizar uma RCP.
Assinale a menos adequada.
(a) Verificar o grau de responsividade, apenas se o paciente
estiver consciente;
(b) Assegurar a permeabilidade das vias aéreas;
(c) Posicionar o paciente adequadamente (decúbito dorsal);
(d) Posicionar-se ao lado do paciente.
9. O Afogamento Secundário é o afogamento causado por
patologia ou incidente associado que o precipita. Ocorre em:
(a) 10% dos casos de afogamento
(b) 11% dos casos de afogamento
(c) 13% dos casos de afogamento
(d) 23% dos casos de afogamento
10. Conduta:
1. Oxigênio - 5 litros/min via máscara facial ou cateter
nasal;
2. Repouso, aquecimento, e tranquilização;
3. Posição lateral de segurança sob o lado direito;
4. Observação hospitalar por 6 a 48 h;
A conduta acima é recomendada a um afogado classificado:
(a) no grau 2
(b) no grau 3
(c) no grau 4
(d) no grau 5
01. Em um acidente automobilístico, os padrões de colisões e impactos são importantes para que se
possa identificar os padrões de lesões produzidas nas vítimas.
De acordo com esses padrões, assinale a alternativa correta.
a) Na colisão frontal, com movimento para baixo, as lesões prováveis são primariamente as de face, crânio e
tórax, e secundariamente as lesões de extremidades inferiores e coluna.
b) Na colisão lateral, com movimento de impacto fora do centro de gravidade, as lesões prováveis são
primariamente lesões na coluna e secundariamente traumatismos cranioencefálicos.
c) Na colisão frontal, com movimento para cima, as lesões prováveis são primariamente lesões de extremidades
inferiores e secundariamente lesões da face, crânio e tórax.
d) Na colisão traseira, as lesões prováveis são primariamente de membros inferiores, e secundariamente de
coluna cervical.
02. Os ferimentos que acometem a pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos adiposos e células são
denominados ferimentos em tecidos moles.
Em relação ao atendimento pré-hospitalar dos ferimentos abertos, julgue os itens em V (verdadeiro) ou F
(falso) e assinale a alternativa correta:
( ) Nos ferimentos de olhos, é necessário compressão direta sobre os olhos, cobrir e proteger o globo
ocular, estabilizar objetos cravados e nunca tentar removê-los.
( ) Em ferimentos na face, é necessário compressão direta para controle do sangramento, remoção de
objetos transfixados na bochecha que possam causar risco de obstrução das vias aéreas e deve-se
suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular).
( ) Em hemorragias nasais, devem-se manter abertas as vias aéreas, manter o paciente sentado com a
cabeça inclinada para frente, apertando as vias nasais, aplicar gelo sobre a região.
( ) Em ferimentos no couro cabeludo, deve-se controlar a hemorragia por compressão direta do ferimento,
não lavar e nem limpar a ferida para que não ocorra sangramento adicional, suspeitar de lesão adicional
na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular), não pressionar com os dedos
a ferida se houver suspeita de fratura no crânio.
a) F – V – F – V.
b) F – V – V – V.
c) V – V – F – F.
d) V – F – V – F.
03. As queimaduras são lesões produzidas nos tecidos de revestimento do organismo, possuem mais de
uma causa, são classificadas de acordo com sua profundidade e extensão para que possa ser avaliada
sua gravidade.
Em relação aos tipos de queimaduras e seus tratamentos, assinale a alternativa incorreta.
a) Em queimaduras elétricas após realização da avaliação inicial, deve-se identificar o local das queimaduras em
no mínimo dois pontos (um ponto da entrada e outro de saída da fonte de energia), aplicar curativo estéril sobre as
áreas queimadas, prevenir choque e conduzir o paciente com monitoramento constante.
b) Em queimaduras menores, deve-se expor e resfriar a área queimada de imediato, cobrir o ferimento com
curativo úmido, frouxo e estéril, retirar adereços e conduzir o paciente.
c) Em queimaduras maiores, o curativo não deve ser umidificado, pelo risco de instalação de um quadro de
hipotermia.
d) Em ocorrências com queimaduras químicas, devem-se utilizar EPI’s apropriados, remover a substância química
causadora da lesão da pele e roupa do paciente, lavar o local queimado por no máximo 5 minutos, cobrir a área
com curativo estéril, prevenir o choque e conduzir o paciente.
04. É comum ouvir sobre as responsabilidades de um socorrista. Para tanto, é necessário abordar, dentro do curso de formação destes profissionais e também os da saúde, os termos IMPERÍCIA, IMPRUDÊNCIA E NEGLIGÊNCIA.
Acerca desse assunto, correlacione as informações a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Negligência.
2. Imperícia.
3. Imprudência.
(A) É a incapacidade, a falta de conhecimentos técnicos ou destreza em
determinada arte ou profissão. Atitude que pressupõe sempre a qualidade de
habilitação legal para a arte ou profissão.
(B) Expor a si próprio ou a outrem a um risco ou perigo sem as precauções
necessárias para evitá-los. É uma atitude em que o agente atua com precipitação,
sem cautela.
(C) Descumprimento dos deveres elementares correspondentes a determinada arte
ou profissão. É a indiferença do agente que, podendo tomar as cautelas exigíveis,
não o faz por displicência ou preguiça.
a) 1-C / 2-B / 3-A.
b) 1-A / 2-B / 3-C.
c) 1-B / 2-A / 3-C.
d) 1-C / 2-A / 3-B.
05. Na figura a seguir, pode-se observar diferentes tipos de hemorragia externa:
1. __________________________
2. ___________________________
3._________________________
Acerca da figura, classifiqueos tipos de hemorragias e assinale a alternativa correta.
a) 1.Hemorragia Venosa – 2.Hemorragia Arterial – 3.Hemorragia Capilar.
b) 1.Hemorragia Sistêmica – 2.Hemorragia Venosa – 3.Hemorragia Ventral.
c) 1.Hemorragia Arterial – 2.Hemorragia Venosa – 3.Hemorragia Capilar.
d) 1.Hemorragia Arterial – 2.Hemorragia Arterial – 3.Hemorragia Venosa.
06. A energia cinética é a energia devida ao movimento. Tudo que se move tem energia cinética. Logo, os corpos em movimento possuem energia e, portanto, podem causar deformações. A energia cinética de um corpo depende da sua massa e da sua velocidade. Portanto, podemos afirmar que a energia cinética constitui uma função da massa e da velocidade de um corpo, em que energia cinética é igual à metade da massa vezes sua velocidade ao quadrado. Se fizermos alguns cálculos, verificaremos que a velocidade determina um aumento muito maior da energia cinética do que a massa, assim podemos concluir que haverá lesões muito maiores nos ocupantes de um veículo envolvido em um acidente de alta velocidade do que naqueles em um acidente de baixa velocidade.
Sabe-se que dois automóveis, ambos com 1500kg, colidem numa mesma barreira. O automóvel A possui uma velocidade de 20 m/s e o veículo B uma velocidade de 35 m/s. Qual veículo estará mais suscetível a sofrer uma colisão mais violenta e por quê?
a) Veículo A, pois ele possui uma velocidade superior à do veículo B.
b) Veículo B, pois ele possui uma velocidade constante superior à do o veículo A.
c) Veículo A, pois ele possui a mesma massa que o veículo B, entretanto possui uma velocidade constante superior à do veículo B.
d) Ambos os veículos sofrerão o impacto com as mesmas intensidades.
07. Acerca dos 5 elos, analise a imagem abaixo e responda o que se pede:
De acordo com a sequência mostrada na imagem, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das condutas que devem ser adotadas numa situação de emergência.
a) Serviços Médicos básicos e avançados de emergência > Rápida Desfibrilação > Reconhecimento e acionamento do SEM > Suporte Avançado de vida e Cuidados pós – PCR > RCP imediata de alta qualidade.
b) Reconhecimento e acionamento do SEM > RCP imediata de alta qualidade > Rápida Desfibrilação > Serviços Médicos básicos e avançados de emergência > Suporte Avançado de vida e Cuidados pós – PCR.
c) Acionamento do SAMU ou Corpo de Bombeiros > Ressuscitação Cardiovascular > Comunicação com a central do Coração > Transporte para uma unidade de terapia intensiva > Desfibrilação.
d) Comunicação com a central do Coração > Ressuscitação Cardiovascular > Acionamento do SAMU ou Corpo de Bombeiros > Transporte para uma unidade de terapia intensiva > Contato com um profissional da saúde intensiva.
08. O socorrista, ao executar o exame físico completo, deve ter os seguintes cuidados ao avaliar o
paciente crítico, da cabeça aos pés, numa situação de emergência:
I. Verificar a região posterior e anterior do pescoço (região cervical);
II. Verificar a cabeça (testa e couro cabeludo);
III. Verificar a presença de sangue livre na cavidade abdominal;
IV. Inspecionar as regiões anterior, lateral e posterior da pelve e a região genital;
V. Verificar a presença de derramamento de líquor;
VI. Inspecionar os quatro quadrantes abdominais separadamente.
Estão corretos somente os itens:
a) II, III, V e VI.
b) I, II, V e VI.
c) I, II, IV e VI.
d) III, IV, V e VI.
1) Escreva pelo menos três diferentes características pessoais de um bom socorrista:
2) Cite três deveres de um socorrista:
3) O que é imprudência?
4) O que é negligência?
5) Cite pelo menos 10 equipamentos básicos utilizados no socorro pré-hospitalar:
Quais são as 3 perguntas que o socorrista deverá responder quando for avaliar o local
de uma emergência ?
2) Quais as principais informações que o socorrista deverá relatar a Central de
comunicações após avaliar a cena da emergência?
3) Enumere 5 ferramentas básicas utilizadas para obter acesso até uma vítima ?
4) Qual a importância do EPI no serviço de APH? Cite o nome de 3 equipamentos de
proteção individual utilizados em APH.
1. De acordo com o Princípio da Inércia, um corpo parado permanecerá parado e um corpo em
movimento permanecerá em movimento a menos que_____________________________ atue sobre ele.
2. Em uma colisão devemos sempre levar em consideração a ocorrência de três impactos:

Primeiro impacto - Do veículo contra um objeto ou obstáculo, causando danos ao veículo e ao objeto ou obstáculo;
Segundo impacto -Do corpo da vítima contra as___________________________, em decorrência da inércia, causando lesões que são normalmente externas e visíveis no corpo da vítima; e
Terceiro impacto - Dos _______________________ da vítima contra as paredes internas das cavidades corporais ou mesmo outros órgãos, causando lesões normalmente internas e mais difíceis de identificar.
3. Preencha os espaços em branco de acordo com os padrões de colisões ou impactos:
impacto frontal,
impacto lateral,
impacto traseiro.
( ) Ocorre quando o veículo é atingido em um dos seus lados.
( ) Ocorre quando o movimento do veículo para frente é abruptamente interrompido.
( ) Ocorre quando o veículo é subitamente acelerado de trás para frente.
4. Os ferimentos penetrantes podem ser estimadas através de uma classificação dos
objetos penetrantes em três categorias de acordo com o nível de energia. Classifique as
lesões abaixo em conformidade com o nível de energia.
Acidentes com facas, estiletes e punhais = ____________ energia
Acidentes com armas de fogo do tipo armas curtas = ___________ energia
Acidentes com armas que utilizam projéteis de alta velocidade = ____________ energia.
1. Cite as 4 fases da avaliação geral de um paciente:
1)
2)
3)
4)
2. Qual a principal diferença a avaliação dirigida para trauma e a avaliação dirigida para
emergência médica?
3. Quais os valores normais para adultos:
Pulso: ________ bpm
Respiração: ________ mrm
Temperatura: ________ Graus Celsius
Pressão Arterial Sistólica: _________ mmHg
Pressão Arterial Diastólica: __________ mmHg
1. Cite as principais causas de obstrução das vias aéreas
a)
b)
2. Qual a relação de compressão ventilação de um paciente adulto em PCR (você esta
sozinho) ?
3. Cite as manobras de abertura de vias aéreas
1) Em que situações está indicado o uso do oxigênio?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
2) Escreva o nome das partes básicas de um equipamento portátil de provisão de oxigênio:
-
-
-
-
-
3) Descreva o uso dos seguintes equipamentos:
Aspirador portátil: ________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Cânula Orofaríngea:______________________________________________________
_______________________________________________________________________
Ventilador Manual:________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4) Escreva abaixo uma situação de risco no uso do oxigênio
1. Enumere, pelos menos 5 diferentes sinais ou sintomas que indicam que o paciente está
com uma hemorragia.
2. A ordem de tratamento para controlar uma hemorragia é a seguinte:
3. Quais as três principais causas do choque?
4. Descreva o tratamento pré-hospitalar merecido por um paciente com choque
hemorrágico:
1. Como podemos diferenciar um ferimento fechado de um ferimento aberto?
2. Cite 5 diferentes tipos de ferimentos abertos:
3. Quais os procedimentos básicos para o tratamento de um ferimento com objeto
cravado?
4. Quais os procedimentos básicos para o tratamento de uma evisceração abdominal?
. Quais são os principais sinais e sintomas das lesões abaixo?
a) Fratura:
b) Luxação:
c) Entorse:
2. Cite duas razões para a realização de uma imobilização provisória.
Enumere pelo menos 4 sinais ou sintomas indicativosde um traumatismo
cranioencefálico.
2. Enumere pelo menos 5 sinais ou sintomas indicativos de um traumatismo na coluna
vertebral.
3. Quais os principais sinais e sintomas de uma lesão no tórax?
eia cada descrição e escreva no espaço em branco, quais os tipos de queimaduras a
que se refere, ou seja, se é de 1o, 2o ou 3o grau:
Queimadura que apresenta enrijecimento e bolhas na pele, a epiderme e a derme estão
lesadas: _________________________ ;
Queimadura que deixa a pele seca, dura, esbranquiçada : _______________________ ;
Queimadura dolorida com área avermelhada, somente a epiderme é afetada:
_______________________________ .
2. Você está atendendo a uma pessoa queimada por óleo quente. A vítima apresenta uma
queimadura que cobre completamente o seu tronco anterior, como também, a parte
anterior de seu membro superior esquerdo. Utilizando a Regra dos Noves, estime a SCTQ.
____________________________________________________________________
3. As queimaduras químicas devem ser lavadas com água por no mínimo:
( ) 5 minutos
( ) 10 minutos
( ) 15 minutos
( ) 20 minutos
4. Qual é a primeira prioridade na atenção a uma vítima que tenha sofrido uma
queimadura elétrica ?
1- Conceitue o termo Emergência Médica:
2- Os sinais e sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) são:
3- O tratamento pré-hospitalar do IAM é o seguinte:
4- Cite os principais sinais e sintomas de um AVC e descreva o tratamento pré-hospitalar.
1- Conceitue com suas próprias palavras Emergência Médica Respiratória (EMR).
2- Enumere os principais sinais e sintomas das EMR.
3- Descreva sucintamente o tratamento pré-hospitalar das EMR.
4- Descreva sucintamente o tratamento pré-hospitalar para a inalação de fumaça:

Descreva o tratamento pré-hospitalar de um paciente com convulsão.

Complete o quadro abaixo com as diferenças entre o coma diabético e o choque
insulínico:
 HIPERGLICEMIA HIPOGLICEMIA
Pele
Pulso
Hálito
 Cite pelo menos quatro sinais e sintomas indicativos de abdome agudo.
 Descreva o tratamento pré-hospitalar de um paciente de abdome agudo.
1. Descreva como são as contrações (tempo e intervalo) quando o parto é iminente.
2. Descreva o tratamento pré-hospitalar para as seguintes complicações de parto:
Prolapso de cordão umbilical:
Hemorragia excessiva:
1. Enumere os principais sinais e sintomas das intoxicações (Ingestão, Inalação e contato):
2. Descreva de forma sucinta o tratamento pré-hospitalar das intoxicações devidas a picadas de serpentes:
3. Em quais casos de intoxicação por ingestão está contra indicada a indução ao vômito?
4. Quais os sinais e sintomas mais comuns para indicar uma intoxicação por abuso de
drogas?
1. Enumere os principais passos para descontaminar um veículo de emergência:
2. Enumere os passos para descontaminar a maca e os equipamentos do veículo de
emergência:
3. Escreva os principais cuidados utilizados na descontaminação pessoal do socorrista:
Cuidados com as mãos:
Cuidados com as roupas:
1. Defina com suas próprias palavras o termo “triagem”:
2. Escreva as cores utilizadas nos cartões ou fitas de triagem e descreva o significado de
cada uma delas:
3. Cite 5 sinais ou sintomas indicativos de estresse crítico:
1. Usando suas próprias palavras, conceitue “paciente com necessidades especiais”.
2. Cite, pelo menos cinco diferentes grupos, de pacientes que necessitam atenção
diferenciada durante o atendimento pré-hospitalar:
3. Relembre algumas dicas para facilitar o trabalho de comunicação do socorrista
preenchendo os espaços em branco:
Posicione-se sempre de maneira que o paciente possa _______________ ;
Apresente-se e fale _________________ , utilizando palavras simples que o
paciente possa compreender;
Mantenha contato _____________________________ ;
Mantenha uma postura apropriada, ouça o paciente com calma, dando tempo para
que ele possa responder suas questões.
1. Preencha corretamente os espaços em branco citando as diferentes categorias utilizadas para distinguir os pacientes pediátricos;
 Lactentes: recém-nascidos até um ano;
 Crianças: de ___ ano até ___ anos;
 Pré-escolares: de ___ a ___ anos;
 Idade escolar (ensino fundamental): de ___ a ___ anos;
 Adolescente (ensino fundamental e médio): de 12 a 18 anos.
2. Com relação às diferenças estruturais e anatômicas do paciente pediátrico em
relação ao paciente adulto, podemos afirmar que:
a) A cabeça da criança é proporcionalmente __________ e mais pesada que seu corpo.
b) As vias aéreas e o sistema respiratório do bebê e da criança ainda não estão
completamente desenvolvidos. A língua é ____________ para a cavidade oral (boca) e as
vias aéreas (nariz, boca, faringe, laringe e traqueia) são mais estreitas do que as do adulto
e mais facilmente predispostas a uma __________________ .
c) Os órgãos abdominais, especialmente o fígado e o baço, são bem grandes para o
tamanho da cavidade e, portanto, _____________________ a um trauma.
d) Os ossos das crianças são menos desenvolvidos e consequentemente mais
_____________ que os dos adultos. Dessa forma, enquanto os ossos de adultos
normalmente fraturam numa situação de trauma, os ossos de crianças dobram e lascam
antes de fraturar (quebrar).
e) É importante manter crianças traumatizadas cobertas e aquecidas, pois devido a pouca
massa e a desproporção entre o volume e a área da criança, elas poderão facilmente
perder calor e sofrer de __________________________ .
3. Cite 3 características que indicam abuso a crianças
Citar pelo menos três tipos de acidentes que poderão ocasionar afogamentos.
Conceitue com suas próprias palavras o termo “afogamento”.
Cite dois problemas relacionados com os acidentes de mergulho em grandes profundidades:

Mais conteúdos dessa disciplina