Buscar

Avaliação FinalETICA POLITICA SOC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial - ETICA POLITICA E SOC.
	1.
	A teoria da administração, além de aprofundar o estudo sobre a organização das ações administrativas e econômicas, tem construído teorias sobre as relações humanas. Nesse contexto, destacou-se a criação dos termos: ?homem operacional, reativo e parentético?. Os termos designam a maneira que o indivíduo atua em sua realidade social e natural. Segundo a abordagem da administração das relações humanas, descreva a diferença entre os significados de homem operacional e homem parentético.
	Resposta Esperada:
O homem operacional, numa situação extrema, representa um sujeito desprovido de sentimentos e valores. De modo geral, suas atitudes são calculistas e baseadas pela recompensa material. Diferente da postura reflexiva, o homem operacional não tem preocupações éticas. Suas aspirações são de finalidade mecânica e materialista.
O homem parentético representa um modelo ideal de cidadão, capaz de interagir na complexidade das relações que fazem parte da realidade contemporânea. Um cidadão reflexivo e crítico, que não se posiciona na vida como um mero espectador. O homem parentético busca a dinamização das transformações sociais, o autoconhecimento como evolução humana.
	2.
	As relações sociais constituídas na história são pautadas em valores que norteiam as ações das pessoas. Com bases nesses valores, que podem se alterar segundo o tempo e a cultura, é que se fundamenta a convivência humana e a compreensão do bem comum. Nesse contexto das relações e da convivência humana, como se pode definir o conceito de valores sociais?
	Resposta Esperada:
Os valores constituem parte da moral e da ética. Os valores norteiam as escolhas das pessoas no cotidiano das relações. Os valores fazem parte de um tema fundamental da convivência social.
Os valores fazem parte da identidade de um grupo ou sociedade. Os valores são mantidos ou excluídos segundo o interesse e a necessidade.
Os valores são as medidas ou relações das pessoas com outras pessoas, objetos, ações, objetivos, bens materiais ou imateriais. Eles norteiam nossas práticas pessoais e sociais ao longo da vida.
Todas nossas escolhas do cotidiano são influenciadas pelos valores que nos constituem, como, por exemplo, a alimentação, o trabalho, profissões e vestimentos. Também orientam a afetividade, religiosidade e as relações familiares.

Outros materiais