Buscar

APOL DE EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Esses sujeitos chegam à sala de aula com uma representação social simbólica antiga e ultrapassada dos processos de ensino e de aprendizagem, esperando aulas com muita cópia, cadernos cheios, ditados, atividades sem sentido e sem significado, cansativas”
Partindo dos conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sabe-se que, ao voltar a estudar, o aluno da EJA traz consigo um ideal de escola e de aula. Sendo assim, a partir dessa premissa, considere as afirmativas abaixo e assinale aquela que corretamente se refere à imagem que o aluno possui ao retornar ao ambiente escolar.
	A	O aluno da EJA espera encontrar na escola as aulas de ler, falar e escrever bem.
	
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o extrato de texto a seguir
“No caso particular do currículo isto se relaciona [...] com uma visão um pouco limitada e simplista do mesmo. Uma visão que ainda percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas; como um elenco de conteúdos a serem ministrados; com métodos e procedimentos burocráticos de organização desses temas e/ou assuntos; [... ] com um conjunto de objetivos a serem atingidos ao final de um determinado período [...]”.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre os guias curriculares funcionarem como tecnologia de organização do trabalho pedagógico, analise as seguintes proposições:
I. ( ) Entender o currículo como guia curricular é uma forma de compreensão que privilegia a dimensão processual do currículo.
II. ( ) Os guias curriculares são normalmente estruturados levando em consideração a periodização do ano escolar e organização do conhecimento em disciplinas.
III.( ) Numerosas são as tentativas de domesticar as potencialidades do cotidiano escolar por meio de materiais curriculares formais.
IV. ( ) Os procedimentos de domesticação são capazes de eliminar a multiplicidade característica dos ambientes sociais, entre eles a escola. São corretas apenas as afirmativa
C	II e III
	
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“[...] ele espera que a escola garanta seu acesso ao que ele entende que sejam conteúdos através da transmissão de informações. Ou seja, o aluno entende como legítima a aplicação do modelo que Freire chama de ‘educação bancária’. O aluno acredita que nada sabe e que deve aprender com o professor”.
Em conformidade com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sobre a escola idealizada pelo aluno adulto e a sua demanda de informações, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que aborda corretamente a produção de conhecimento:
	B	O professor pode e deve transmitir informações, desafiar e estimular os alunos no estabelecimento das relações.
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o seguinte excerto de texto:
“Para uma visão que percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas a serem ministradas e de aprendizagens a serem examinadas, qualquer diálogo é visto como espontaneísmo que pode distrair a atenção do ‘conteúdo’ e aligeirar o ensino. Como reação, os professores e as professoras são incitados(as) a manter com os e as estudantes uma conversa ‘trancafiada’ em programas e cronogramas a serem cumpridos”.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Tendência recente dos estudos e das práticas curriculares, sobre a maneira tradicional de se entender um currículo, observe as sentenças abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve as características dessa visão habitual:
		B	A maneira tradicional entende um currículo como o conjunto dos conteúdos programáticos estabelecidos para as disciplinas e séries escolares
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O currículo e os programas escolares, elaborados a partir de experiências antepassadas, podem servir como um primeiro conjunto de informações úteis para um grupo de pessoas planejarem sua ação educativa, assim como o viajante reúne informações geográficas, culturais, sociais, ambientais para organizar sua incursão em uma região que lhe é ainda desconhecida”.
Levando em conta os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que a concepção de currículo dominante nos dias de hoje tem servido de base para a formulação de propostas. Sobre essas propostas e estudos curriculares recentes, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I. ( ) Estudos curriculares recentes discordam em abordar a avaliação de aprendizagem como elementos do currículo.
II. ( ) Estudos recentes evidenciam tendências de levar em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos como elementos dos currículos.
III.( ) Os Estudos Críticos são estudos sobre currículos oriundos do pensamento de pesquisadores e de profissionais da área de vários países e tendências filosóficas, sociológicas e políticas.
IV. ( ) Tentativas vêm sendo feitas para traçar propostas de trabalho que reconheçam as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
 E	 F – V – V – F

Outros materiais