Buscar

4- Tópicos Avançados-

Prévia do material em texto

Portfolio 02
Valor: 2,5
Cada questão
valerá 0,5.
	Nome:
RGM:
	História da Educação; Conteúdo e metodologia específica do ensino de História e Geografia; Tecnologias Educacionais e EAD; Tecnologia da Comunicação e Informação nas práticas educativas.
PEDAGOGIA/ 6º SEMESTRE
TÓPICOS AVANÇADOS- 2020-01
Atenção: As respostas devem ser enviadas na FOLHA RESPOSTA ao final de todas as questões.
Orientações importantes
Veja que cada questão contém um texto base para a resposta, assim como em concursos públicos, ou provas para processos de seleção, o que vale é seu conhecimento adquirido até aqui! No entanto, neste caso, para responder vale pesquisar, pesquise muito!! Aproveite para ampliar seus conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho também!! No arquivo de aula há alguns textos complementares sobre os assuntos abordados. Aproveitem!! E, em caso de dúvidas, perguntem. Estamos sempre à disposição. Aproveitem esta disciplina, ela foi pensada e desenvolvida com muito carinho para que vocês possam ir além do imaginado. 
Abraços!
Professora Érica
Questões Discursivas
Questão 1: 
Texto I:
De acordo com o último Censo da Educação Superior, existem mais de um milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância no Brasil e o número não para de crescer. São milhares de novos cursos superiores autorizados pelo MEC todo ano e essa modalidade de ensino tem tornado possível o sonho do diploma para muitas pessoas que antes não tinham acesso a uma universidade, seja por morarem longe dos grandes centros, por falta de tempo ou de condições para se locomover até a faculdade todos os dias. O sucesso do Ensino a Distância (EAD) , só está sendo possível devido à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Através delas, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem interativo e inovador.
Texto II:
Conheça algumas das principais tecnologias empregadas nos cursos EAD:
1. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); 2. Vídeo-aulas; 3. Áudio e Videoconferência; 4. Chats e Fóruns; 5. Bibliotecas Virtuais, entre outros. 
(Fonte: https://www.ead.com.br/ead/tecnologias-utilizadas-no-ensino-a-distancia.html e: <https://www.ead.com.br/ead/tecnologias-utilizadas-no-ensino-a-distancia.html>. Acesso em 06 mar. 2019.)
Como vimos nos textos acima, por meio das tecnologias educacionais, é possível um ensino EAD de qualidade, fato que tem aumentado significativamente esta vertente do ensino. 
Diante disso, escreva um texto de, no mínimo 8 e no máximo 15 linhas contemplando os seguintes aspectos:
a) O aumento de alunos matriculados na modalidade EAD;
b) A qualidade do ensino EAD de acordo com o MEC;
c) Sua experiência como aluno (a) da EAD.
Orientações importantes: Atente-se ao número de linhas solicitado! Vejam que vocês precisam abordar questões solicitadas nos itens A, B e C, no entanto, não separar as repostas por letras, fazer um único texto onde aborde as questões A, B e C! Vale pesquisar mais textos por conta própria, além do texto base e do guia de estudo, Lembre-se! Um professor de sucesso e comprometido é também um professor pesquisador!
Questão 2: Leia o texto abaixo:
As TICs na prática pedagógica
A Tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano. O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias.
A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor, e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes, e de sua rede de relações com outros funcionários da educação.
As tecnologias se caracterizam por: tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, tecnologias interativas, tecnologias colaborativas.
As tecnologias de informação são as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informação. As tecnologias de comunicação são as formas de difundir informação, incluindo as mídias mais tradicionais, da televisão, do vídeo, das redes de computadores, de livros, de revistas, do rádio, etc. Com a associação da informação e da comunicação há novos ambientes de aprendizagens, novos ambientes de interação.
A Tecnologia Interativa é a elaboração concomitante por parte do emissor (quem emite a mensagem) e do receptor (quem recebe a mensagem), codificando e decodificando os conteúdos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se dão através da televisão a cabo, vídeo interativo, programa multimídia e internet.
As tecnologias colaborativas facilitam as interações entre pessoas e o mundo, permitem um trabalho em equipe satisfatório, e com as diferentes linguagens proporcionam tipos diferentes de aprendizagens.
Na agenda do século XXI, o professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo. Ao professor cabe o processo de decisão e condução do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem. Esclarecemos que um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas, na efetivação da comunicação e construção colaborativa do conhecimento.
De acordo com o texto e seu conhecimento da temática adquirido ao longo do curso, escreva um parágrafo dissertativo-argumentativo, entre 8 e 15 linhas, abordando os seguintes aspectos:
a) . A urgência do professor aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação;
b) . Apresentar as tecnologias existentes, de acordo com o texto;
c) . A importância da tecnologia na aprendizagem. 
Questões objetivas
Questão 3 
Para responder esta questão, leia o texto disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/7.23.pdf>. O texto também estará na plataforma em Arquivos.
É preciso ressaltar que: “educação não é negócios, escola não é empresa, professor não é técnico, aluno não é mercadoria e conteúdo não é moeda de troca”. (J. Douglas Alves.
De acordo com reflexão do excerto acima e da leitura do artigo, analise as afirmativas abaixo sobre a história da educação brasileira:
I- O processo educacional, desde sua origem, é permeado pela lógica social vigente.  Diferente do que muitos ainda discursam, não é a escola que pauta as mudanças sociais, mas a sociedade que pauta a prática educativa. 
II- Apartirdadécadade1960, os programas de pós-graduação em Educação e as faculdades de Educação tiveram um forte apelo economicista, tanto nas teorias educacionais quanto nas políticas públicas. Como efeito, houve o desmantelamento da escola pública e o reforço da educação como negócio
III- No final da década de 1970 e início de 1981, a Educação assume uma postura de preocupação com as questões sociais, estabelecendo maior atenção às classes populares com pouco acesso ao ensino. Nessa época, o país ainda sofre as consequências da censura, instaurada a partir do golpe de 1964.
É correto apenas o que se afirmar em:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II
e) I, II e III
Questão 4
A trajetória da História como disciplina escolar é apresentada em meio aos confrontos sobre seus objetivos para a formação de uma elite política e econômica caracterizada por uma prática de exclusão dos diferentes grupos sociais dos sistemas de ensino dos séculos XIX ao XXI. O ensino de História é apresentado pelas determinações das políticas educacionais e práticas dos professores no processo de criação de conteúdos e métodos nos currículos das Humanidades clássicas ao científico pelo qual constituíramconceitos de História da Civilização, História Sagrada, História do Brasil, História das Sociedades.
A partir do texto apresentado, avalie as asserções e a relação entre elas:
I- O ensino de História se destaca por mudanças marcantes em sua trajetória escolar que a caracterizavam, até recentemente, como um estudo mnemônico sobre um passado criado para sedimentar uma origem branca e cristã, apresentada por uma sucessão cronológica de realizações de “grandes homens” para uma “nova” disciplina constituída sob paradigmas metodológicos que buscam incorporar a multiplicidade de sujeitos construtores da nação brasileira e da história mundial.
PORQUE
II- No Brasil, a História escolar, sob diferentes denominações, História Universal ou História da Civilização, História do Brasil ou História Pátria..., são indicativas de um percurso de mudanças quanto aos objetivos, conteúdos e práticas educacionais do século XIX aos dias atuais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
Caso precisar, acesso o site e leia todo o artigo de onde a questão foi baseada: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200127&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em 03 mar. 2017
Questão 5
Utilizando-se da música, o professor pode trabalhar conhecimentos geográficos importantes.
Leia com atenção parte da letra da música Planeta Água, de Guilherme Arantes.
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Assinale a alternativa que contém dois aspectos geográficos que podem ser identificados, respectivamente, em cada uma das estrofes.
(A) Água subterrânea; lago.
(B) Evaporação; chuva.
(C) Bacia hidrográfica; ciclo hidrológico.
(D) Evapotranspiração; águas represadas.
(E) Condensação; granizo.
Por favor, inserir as respostas na Folha resposta na próxima página, enviar para correção SOMENTE A FOLHA RESPOSTA.
Lembre-se faça os exercícios com calma, leia os textos, o objetivo é você adquirir conhecimento! Então faça por você.
FOLHA RESPOSTA
ATIVIDADE 1-
Responder aqui: 
ATIVIDADE 2-
Responder aqui:
GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
	Questão 3
	Questão 4
	Questão 5
	Letra:
	Letra:
	Letra:

Outros materiais