Buscar

Prova online - Gestão e analise de custos 2020

Prévia do material em texto

1.
	Para os gestores é importante realizar a comparação entre o custo padrão e o custo real, pois através destes dados podem controlar a eficiência dos elementos que compõem o processo de produção e poder corrigir os possíveis desvios identificados no processo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Caso durante a comparação o custo real for inferior ao custo padrão, podemos considerar que essa variação é favorável.
( ) Caso durante a comparação o custo real for superior ao custo padrão, a variação é desfavorável.
( ) Diante de uma comparação a variação for desfavorável, não existe nada que o gestor possa fazer.
( ) Caso diante de uma comparação o custo real for superior ao custo padrão, a variação será desfavorável, tornando necessário identificar possíveis soluções para que esse quadro seja revertido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	
	b) V - F - V - F.
	
	
	c) F - F - V - V.
	
	
	d) F - V - F - F.
	
	 
	 
	2.
	O sistema GECON contribui como ferramenta de gestão para os responsáveis pela área de custos mensurar a otimização dos resultados e aumentar a eficiência operacional das empresas. O sistema GECON abrange alguns requisitos, tais como: o modelo de gestão, o processo de gestão e o sistema de informação. Os conceitos que dão suporte ao GECON representam características fundamentais referentes ao modelo utilizado com relação aos aspectos de avaliação de desempenho e resultados. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Eficácia empresarial e resultado econômico.
( ) Formação do resultado econômico.
( ) Preços de transferência com base no custo de oportunidade.
( ) O papel dos colaboradores na otimização dos recursos da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	
	b) V - F - F - V.
	
	
	c) V - V - V - F.
	
	
	d) F - V - V - F.
	
	 
	 
	3.
	Por meio do custo padrão é possível realizar a cobrança de responsabilidades dentro da organização. Esse método de custeio também pode ser visto como meta para os produtos da empresa, levando em consideração todas as características da cadeia de produção. Quanto aos objetivos do custo padrão, analise as sentenças a seguir:
I- Como um dos principais objetivos do custo padrão é calcular um custo padrão para cada produto.
II- Com o custo padrão se pretende estabelecer o custo real de cada produto.
III- Por meio do custo padrão se quer prever as possíveis variações analisando as possíveis causas e efeitos.
IV- Com o custo padrão não se torna possível criar e avaliar o processo produtivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	 
	 
	4.
	No método ABC, as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são investigados, relacionando-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção ou o serviço em questão. De acordo com o enfoque técnico-conceitual da contabilidade de custos, o método de custeamento baseado em atividades (ABC) tem sua sustentação no seguinte conceito:
	
	a) Produtos consomem atividades, e atividades consomem recursos.
	
	
	b) Atividades são direcionadores dos departamentos produtivos.
	
	
	c) Recursos incorridos são alocados diretamente aos produtos.
	
	
	d) Na alocação de custos, não há débito sem crédito de igual valor.
	
	 
	 
	5.
	Existe um tipo de custo que é aquele que efetivamente ocorre no processo produtivo, levando em conta o desempenho da mão de obra, desperdício e custos de matéria-prima e todas as características envolvidas no processo produtivo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esse tipo de custo é chamado de custo real.
( ) Esse tipo de custo é chamado de custo padrão.
( ) Esse tipo de custo é chamado de custeio industrial.
( ) Esse tipo de custo é chamado de custeio comercial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	
	b) F - V - F - V.
	
	
	c) V - F - V - F.
	
	
	d) V - F - F - F.
	
	 
	 
	6.
	Os métodos de custeio são as diferentes formas como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto. Com relação ao custeio baseado em atividades (ABC) e aos métodos de custeio por absorção e variável ou direto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando se quer identificar os produtos que mais contribuem para o lucro de uma empresa industrial, o custeio por absorção é preferível ao custeio variável.
( ) O método do custeio variável apura custo unitário superior ao método do custeio por absorção, mas não pode ser utilizado para fins fiscais.
( ) O método de custeio variável ou direto é, em alguns casos, incompatível com os princípios de contabilidade. Todavia, ele pode ser utilizado pela companhia no decorrer do exercício, desde que, ao final, sejam realizados lançamentos de ajuste para adequá-lo ao custeio por absorção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F.
	
	
	b) F - V - V.
	
	
	c) V - F - V.
	
	
	d) F - F - V.
	
	 
	 
	7.
	O sistema ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Após essa etapa, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos a cada centro de custos. Desta forma, é possível determinar quais são os produtos sub custeados e quais são os super custeados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. Sobre as vantagens desse sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio.
( ) Atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade.
( ) Gastos elevados para implantação.
( ) Leva em consideração muitos dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	
	b) V - V - F - F.
	
	
	c) V - F - V - F.
	
	
	d) F - V - F - V.
	
	 
	 
	8.
	Saber como diferenciar despesas e custo pode ser um desafio para muitas pessoas na hora de classificar seus gastos. Saber o que consiste cada um destes termos, no entanto, é essencial para uma gestão eficaz dos negócios e para não ter problemas na contabilidade. Sobre os custos e as despesas de uma empresa que produz dois tipos de tecido de algodão, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os gastos com propaganda, específicos para um dos dois tipos de tecido, são um custo fixo direto e devem compor o valor do estoque pelo método de custeio por absorção.
	
	
	b) A depreciação do prédio onde funciona a fábrica é um custo fixo indireto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio variável.
	
	
	c) O algodão consumido na produção é um custo variável direto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio por absorção.
	
	
	d) O valor referente às horas trabalhadas pela supervisão da produção, comum aos dois tipos de tecido e cujo salário é mensal, é um custo variável indireto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio pleno.
	
	 
	 
	9.
	A contabilidade de custos é imprescindível para a determinação de lucro da organização no controle de suas operações, pois se tem a necessidade de saber o que de fato se está fazendo e na tomada de decisões, para que, a partir de então, as ações de produção e prestação de serviços sejam realizadas. Portanto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A departamentalização dos custos é um método que deve serevitado, pois não permite o controle e o rateio de forma mais adequada dos custos indiretos de fabricação.
( ) O equivalente de produção é uma forma de atribuição de custos unitários de produção a bens fabricados na sistemática da produção por processo.
( ) O pressuposto do sistema de custeio ABC é atribuir mais custos indiretos de fabricação aos produtos que são mais representativos no faturamento total da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F.
	
	
	b) V - F - F.
	
	
	c) V - F - V.
	
	
	d) F - V - V.
	
	 
	 
	10.
	Os métodos de custeio das organizações são ferramentas importantíssimas, uma vez que um método de custeio é fundamental para a sobrevivência de qualquer organização no atual mundo globalizado. Nesse sentido, pode-se enfatizar que os métodos de custeio têm o intuito de informar o custo preciso dos produtos, para assim poder se estabelecer o preço, a produção de novos produtos ou o abandono de produtos que não dão retorno financeiro à organização. Sobre os métodos de custeio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custeio baseado em atividades.
II- Custeio por absorção. 
III- Custeio variável.
IV- Custeio pleno ou RKW. 
( ) Método que aloca os custos variáveis aos produtos e considera os custos fixos como despesa do período, afetando o resultado desse período. III
( ) Forma de alocação de custos que consiste no rateio dos custos de produção e de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, a todos os produtos. IV
( ) Procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, por meio da utilização de direcionadores de custos.I
( ) Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. II
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - IV - I - II.
	
	
	b) III - I - II - IV.
	
	
	c) II - I - III - IV.
	
	
	d) I - IV - III - II.

Continue navegando