Buscar

Atividade Reflexiva III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabriel Roza Altheman – RGM 21272867
Unidade III 
A função do coordenador é um trabalho complexo, esse cargo precisa ter criatividade, organização, muito estudo, ser leitor e ouvinte, estar sempre aberto aos novos conhecimentos e inovações e ter uma boa relação interpessoal no cotidiano do universo escolar.
O coordenador pedagógico tem um importante papel no sistema educativo, tendo algumas rotinas específicas da sua função como: ajudando no planejamento de aulas e estratégias para melhoras no aprendizado da sala de aula, oferecer e proporcionar oportunidades para os professores se aprofundarem em suas aéreas especificas, organizando reuniões de professores da mesma disciplina, para troca de experiencias e melhorias a serem aplicadas, auxiliar o professor a ser crítico e reflexivo em sua pratica de ensino, incentivar em mudanças no cotidiano escolar, propondo praticas pedagógicas inovadoras, acompanhar atividade de planejamento, avaliação e trabalho docente, criar oportunidades que os professores compartilhem experiencias, estar atento ao contexto social da instituição, proporcionar a formação continuada dos professores, ter conversas individuais com educadores que precisam de auxilio nas suas aulas, realizar encontros com pais de alunos para melhorar o relacionamento de seus filhos na sala de aula, trazer consolidados com resultados e juntamente com os professores montar um plano de ação para atingir os resultados esperados, ser um mediador nos conflitos entre alunos e professores.
A qualidade da educação nas instituições é uma busca constante, mas para que isso se realize é necessário ações e tomadas de decisões que ajude cada vez no trabalho em equipe e priorizando sempre a formação constante dentro e fora do ambiente escolar, ir além do conhecimento teórico. Para estimular os docentes é preciso ter percepção e sensibilidade para identificar as necessidades e fragilidades dos alunos e professores, mantendo-se sempre atualizado e refletindo sobre sua prática. Nunca se esquecendo do trabalho em equipe, entre professor, alunos, comunidade e gestão escolar.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. Rio de Janeiro: 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei 9394/96, apresentação Carlos Roberto Jamil Cury. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
GARRIDO, E. Espaço de formação continuada para professor coordenador. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. D. S. (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
PIRES, Ennia Débora Passos Braga, A prática do coordenador pedagógico limites e perspectivas. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2004.
ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (orgs). O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Loyola, 2003.

Outros materiais