AOL 2
6 pág.

AOL 2

Pré-visualização2 páginas
20425 . 5 - Empreendedorismo - 20201.AB
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Nota finalEnviado: 12/03/20 14:45 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir:
\u201cO Empreendedorismo Social é uma nova tendência. Ele busca resolver problemas sociais. Ele é caracterizado pela criação de produtos e serviços. Muitos com foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação. Além da violência, saúde, alimentação e meio ambiente. Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em primeiro lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades.\u201d
Fonte: Redação. Empreendedorismo Social: o que é? Veja exemplos. 2018. Disponível em: <https://financeone.com.br/empreendedorismo-social-exemplos/>. Acesso em: 12 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise os tipos de empreendedorismo a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Empreendedorismo social de 1ª ordem.
2) Empreendedorismo social de 2ª ordem.
3) Responsabilidade social corporativa.
4) Desenvolvimento Sustentável. 
( ) Ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver.
( ) Uma proposta de valor social voltada a oferecer produtos ou serviços demandados por determinado público alvo.
( ) Por meio de recursos e investimentos, visa realizar sonhos sustentáveis para minimizar o sofrimento dos outros.
( ) Demonstra o impacto de suas ações em todos na organização, clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, concorrentes, entre outros.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta
(E)  4, 2, 1, 3
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir: 
\u201cSão Paulo - O Itaú Unibanco é a empresa brasileira mais bem colocada no ranking das maiores do mundo em 2015, divulgado pela Forbes nesta quarta-feira. O banco ocupa a 42ª posição da lista, empatado com a seguradora norte-americana AIG. A publicação é elaborada anualmente pela revista e elenca as 2.000 maiores companhias abertas do planeta sob uma combinação de quatro quesitos: receita, lucro, ativos e valor de mercado. O levantamento levou em conta dados contábeis reportados pelas empresas em 2014 e valores de mercado observados a partir de 6 de abril de 2015.\u201d
Fonte: MELO, L; VAZ, T. As 24 empresas brasileiras entre as maiores do mundo: Itaú Unibanco é a 42ª maior empresa do mundo, segundo ranking da Forbes divulgado nesta quarta-feira. Em 13 de set. de 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/as-23-empresas-brasileiras-entre-as-maiores-do-mundo/>. Acesso em: 12 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre empreendedor e administrador, pode-se afirmar que a função do administrador é muito importante para a empresa, porque:
Correta
(C) um bom administrador ...
3. Pergunta 3
/1
A cada dia, o mercado impõe às empresas novos desafios. A competitividade acirrada e a busca por novos consumidores fazem com que as organizações se reinventem a todo momento. Novos produtos, novos serviços e soluções são colocadas no mercado para atender às diversas novas necessidades. Diante disso, as empresas mais criativas e inovadoras, que conseguem atender às necessidades de seus clientes, acabam tendo uma vantagem competitiva. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As empresas que conseguem atender melhor o mercado são aquelas que criam novos produtos e serviços que agregam valor à sociedade e geram negócios para a empresa.
Porque:
II. Usar a criatividade para desenvolver novos processos, olhar para dentro e se reinventar também são características empreendedoras cruciais para gerar novos negócios para a empresa.
A seguir, assinale a opção correta.
Correta
(C) As asserções I e II são ...
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
\u201cPesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015, sobre os empreendedores no Brasil, traz a seguinte informação: \u2018[...] Também para a escolaridade, as distribuições se assemelham. Um baixo número de empreendedores possui curso superior completo: 7% dos empreendedores iniciais e 5% dos empreendedores estabelecidos. Com escolaridade menor, abaixo do segundo grau, são 44% dos empreendedores iniciais e 56% dos estabelecidos. E, que possuem o segundo grau completo, são 49% entre os empreendedores iniciais e 39% entre os estabelecidos\u2019.\u201d 
Fonte: Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2015 Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c6de907fe0574c8ccb36328e24b2412e/$File/5904.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, analise as afirmativas a seguir.
I. O empreendedor é um indivíduo nato que já possui características empreendedoras, que o dispensam de buscar conhecimento em qualquer fonte.
II. O nível de conhecimento do empreendedor interfere muito em sua capacidade de agir e, consequentemente, no sucesso de seu empreendimento.
III. É possível aprender a ser empreendedor, desde que o indivíduo tenha força de vontade e busque desenvolver suas potencialidades.
IV. As pessoas também se tornam empreendedoras por diversos motivos incluindo perda de emprego, aquisição de novos conhecimentos, mudança de profissão, incentivo da família, entre outros.
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
(A) II, III e IV
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
A revolução tecnológica é uma ferramenta que vem acrescentar ao processo de inovação muitas mudanças. Empresas que desejam aumentar sua participação de mercado, concorrer com produtos e serviços de qualidade e promover satisfação no cliente, estão revendo seus processos internos e analisado como responder as necessidades de mercado de forma rápida e eficiente. Assim, tem como parceria a inovação para desenvolverem novos produtos e serviços e, consequentemente, terem a oportunidade de se diferenciarem de seus concorrentes. Para isso, procuram estimular, de forma proativa, o ambiente empreendedor dentro da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que as empresas tradicionais e empreendedoras são diferentes porque:
Correta
(E) as empresas tradicionais ...
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir.
\u201cEmpreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais.\u201d 
Fonte: Portal Brasil. Empreendedorismo Social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento>. Acesso em: 08 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:
I. A sociedade anseia por empresas que têm iniciativas voltadas para o empreendedorismo social, criando valor tanto para a sociedade quanto para a empresa.
II. Empresas geram lucro quando oferecem produtos e serviços de qualidade para a população.
III. O empreendedorismo social é uma ação voltada para melhorar a qualidade de vida da população menos privilegiada.
IV. Empreendedorismo social é um empreendimento sem fins lucrativos, realizado para mudar o ambiente de uma comunidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
(E) I, II e III
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
\u201cO empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por comandar seus próprios negócios! De acordo com uma pesquisa feita pelo \u2018Global Entrepreneurship Monitor\u2019 34 em cada 100 brasileiros em idade adulta já possuem seu próprio negócio ou estão envolvidos em projetos que visam a criação