Buscar

673740 - Teoria Antropológica 2 GABARITO[2231]

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	C
	2
	B
	3
	A
	4
	B
	5
	D
	6
	B
	7
	E
	8
	C
	9
	D
	10
	E
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 673740 - Teoria Antropológica
Questão 1: Sobre a questão da relação entre a subjetividade, o trabalho de campo e a ética, assinale a alternativa incorreta:
A) O conhecimento universal não é aplicável à vida prática e, por isso, não pode ter um posto justificado e permanente, mantido sem questionamentos.
B) As análises antropológicas diferenciadas acerca de um mesmo campo podem ser diferentes porque são marcadas pela subjetividade de cada antropólogo/a quando vai a campo, assim como quando as escreve.
C) A Antropologia está adequada ao mundo de hoje porque se pauta em um projeto hegemônico, quase totalmente europeu, que por ser erudito teria como compreender melhor as outras culturas. 
D) Um/a pesquisador não é apenas “fruto” das aulas que assistiu e das teorias que leu, mas também de todas as os fatos que permearam sua trajetória de vida e de como esses fatos influenciaram sua subjetividade.
E) Os interesses que subjazem à pesquisa científica devem fazer parte daquilo que é analisado quando analisamos as informações coletadas no trabalho de campo.
Questão 2: “Os Argonautas do Pacífico Ocidental”, monografia clássica de Malinowski, tem sido tomado como um dos grandes exemplos de metodologia tanto para a Antropologia quanto para a Sociologia. O método por ele desenvolvido, utilizado tanto em pesquisas clássicas quanto contemporâneas, entre grupos tradicionais e também urbanos é conhecido como método: 
A) Aleatório.
B) Etnográfico.
C) Bola de neve (snowball).
D) Expositivo.
E) Quantitativo.
Questão 3: Observe o depoimento a seguir:
"'Eu estava saindo da loja quando dois seguranças me mandaram segui-los até um outro setor e disseram a outro funcionário: 'pegamos a crioula com a muamba no saco’. Como eu tinha a nota fiscal, consegui provar que a peça era minha, mas foram minutos de muita angústia, de muito nervosismo. Todo mundo me olhando, foi um horror', contou ela, que chegou a faltar um dia ao trabalho por causa do 'violento estresse emocional'." (Fonte: Preconceito tem impacto na saúde da população, diz especialista. Disponível em: http://www.revistabrasileiros.com.br/2012/12/preconceito-tem-impacto-na-saude-da-populacao-diz-especialista/#.VGkN6_nF9Cg).
A situação de discriminação gerou estresse emocional na pessoa que fez esta fala. Ou seja, podemos a partir dela e dos estudos de Antropologia da saúde e da doença inferir que:
A) Há uma forte relação entre quadros de alteração na saúde com o fenômeno da discriminação.
B) O preconceito racial não existe na sociedade brasileira e não afeta a saúde das pessoas discriminadas.
C) Se o preconceito é socialmente construído, ele não pode, por si, provocar doenças.
D) Não há relação entre as experiências vividas e a ocorrência de agravos à saúde.
E) O respeito às diferenças não deve ser parte do treinamento dos profissionais da área de saúde.
Questão 4: A identidade social é caracterizada tanto pela forma como nós próprios nos vemos, quanto com a forma como os outros nos veem. Sobre a produção da identidade social, é possível afirmar que:
A) As noções de prestígio e ascensão social são elementos que não fazem parte da construção social da identidade de um indivíduo. 
B) A identidade social seria um conjunto de marcas sociais que colocam um sujeito em um determinado mundo social e, por conseguinte, o excluiria de outros.
C) A identidade social equivale a uma homogeneização dos modos de viver/lidar com a individualidade na sociedade contemporânea.
D) O individualismo não pode ser percebido como um valor no processo de construção da pessoa nas sociedades urbanas ocidentais contemporâneas.
E) A sociedade desenvolve mecanismos que vão determinar o lugar do indivíduo dentro dela e há papéis a serem assumidos dentro desse processo, que é constituído sem tensões.
Questão 5: De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, de 1988, "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)". Contudo, sabemos que a igualdade na letra da lei não necessariamente se reproduz em igualdade na vida social. Sobre os marcadores sociais da diferença e as noções de diferenças e desigualdades, é incorreto afirmar:
A) Os diversos pertencimentos sociológicos de cada um de nós são produzidos e reproduzidos na vida social.
B) Na vida social, com muita frequência as diferenças não são reconhecidas ou respeitadas, ou seja, são tratadas com desigualdade. 
C) Classe, raça/etnia, gênero e sexualidades, geração, classe social e religião são marcadores sociais da diferença. Produzem lugares diferentes para cada um de nós na relação com os outros na vida social.
D) As minorias tem dificuldades de acesso aos bens de cidadania porque nos embates sociais não tem quantidade numérica o suficiente para garantir que suas reivindicações sejam reconhecidas e respeitadas.
E) Um exemplo de desrespeito às diferenças é o preconceito.
Questão 6: Sobre a noção de não lugares, proposta por Marc Augé e as críticas recentes a este conceito, é possível afirmar que:
A) Uma das principais características dos não-lugares, como os aeroportos, é sua característica incontestável de neutralidade e uniformidade.
B) Os não lugares não substituíram e nem se impuseram hegemonicamente à forma espacial e ao conteúdo social dos lugares-lugares.
C) O conceito de não lugar é sustentável apenas naquelas sociedades que vivem em isolamento e ágrafas, pois não possuem história. 
D) Os não lugares incorporaram, ao longo do tempo, uma negação absoluta e radical dos lugares tradicionais.
E) Houve, com a globalização, uma erosão inevitável dos lugares em razão da fragmentação dos laços sociais.
Questão 7: :(SEARH/SEEC-RN, 2011, adaptada) Leia o excerto da monografia clássica de Bronislaw Malinowski:
"Imagine se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco - negociante ou missionário - você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico" (MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 19.). 
Agora, responda à questão que segue:
Para elaborar um estudo etnográfico, a Antropologia lança mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa. O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação participante” denomina-se:
A) Survey.
B) Entrevista.
C) Grupo focal
D) Análise de discurso.
E) Trabalho de campo.
Questão 8: Da literatura à medicina, dos governantes aos jornalistas, dos historiadores aos cientistas sociais, inúmeras foram as iniciativas para elaborar um discurso sobre a identidade nacional brasileira. A identidade nacional está no cerne de diversos debates e disputas nos debates internacionais contemporâneos. Assinale qual a alternativa que não corresponde à ideia de identidade nacional para a Antropologia.
A) A identidade nacional não está impressa nos nossos genes, mesmo que a pensemos como parte de nossa "natureza".
B) Quando dizemos que somos brasileiros, também dizemos que não temos outros pertencimentos nacionais. Ou seja, ao afirmarmos o que somos, também renegamos a aquilo que não somos.
C) A identidade nacional de um indivíduo está impressa em seus genes. Por isso, podemos afirmar que nascemos com ela.
D) As pessoas não são apenas cidadãos legais: ajudam a produzir os significados e sentidos de seu pertencimento nacional.
E) A nação não diz respeito apenas a uma entidade política. A ideia de nação produz sentidos, é um sistema de representação cultural.
Questão 9: O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três geraçõesda minha família.” (MÁRIO QUINTANA)
“Podemos vender nosso tempo, mas não podemos comprá-lo de volta. ”(FERNANDO PESSOA)
Ambos os autores associam a passagem do tempo com o fluxo da vida. Em linguagem poética, ambos se referem a uma noção de tempo que é social. Assinale a alternativa abaixo que não dialoga com esta perspectiva.
A) O tempo é uma representação coletiva, uma categoria do entendimento humano.
B) O significado atribuído ao tempo difere de acordo com o contexto sócio histórico.
C) O tempo passa por transformações e não existe como coisa dada, a priori da vida social.
D) O tempo é compartilhado por todas as culturas humanas, assim como seus significados.
E) O tempo pode ser visto como um conjunto de processos simbólicos.
Questão 10: A busca por melhores condições de vida impulsionou, ao longo da história da humanidade, assim como continua a impulsionar hoje, os fluxos migratórios. Estes fluxos podem ocorrer tanto entre regiões de um mesmo país ou de um país para outro. As guerras e a miséria foram grandes propulsoras de processos migratórios. Hoje, qual a principal causa atribuída aos processos migratórios? 
A) A ameaça de terrorismo em países pertencentes aos países ricos.
B) As políticas de incentivo à imigração dos países mais ricos.
C) O aumento da perseguição religiosa em países muçulmanos.
D) A extrema repressão política em países do Leste Europeu.
E) A busca de oportunidades de emprego.

Outros materiais