A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL I Educação Infantil Historicidade e Políticas Públicas

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 1- Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O sujeito constrói estruturas – daí o termo construtivismo – ao interagir com o mundo e ao reagir biologicamente a ele, no momento dessa interação. Mas para que uma nova noção seja construída é preciso, por um lado, que o meio proporcione condições favoráveis e, por outro, que a criança esteja bem alimentada e não tenha deficiências neurológicas. É preciso também que haja subestruturas anteriores, o que em termos de desenvolvimento cognitivo significa que, para a linguagem seja desenvolvida, deve haver graduações sucessivas, estágios pelos quais deve se dar esse desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MELO, Lelia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolinguística aplicada. São Paulo: Associação Editorial Humanista, 2005. p. 55-56.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, o epistemólogo Piaget observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. Com base nessa afirmação, relacione as etapas que fazem parte da educação infantil às suas respectivas características:
1 – Etapa sensório-motora.
2 – Etapa pré-operatória.
(  ) Compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente.
(  ) Compreende o período de 2 a 7 anos.
(  ) A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais.
(  ) A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro.
(  ) Tem início na noção do eu.
(  ) O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Existe uma série de elementos que de?nem e caracterizam a infância e o professor que está atuando na educação infantil. Essa marca precisa estar presente no seu olhar [...] quando olhar a criança, quando conversar com os pro?ssionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 48.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento. Segundo sua teoria, conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como ponto de partida a ação sobre o objeto. Sobre o desenvolvimento humano, na visão de Piaget, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Somente três concepções teóricas são necessárias para auxiliar o professor em seu trabalho na Educação Infantil.
	
	B
	Para o bom desenvolvimento da criança, é necessário que o professor determine duas concepções teóricas de ensino e as utilize constantemente em sala de aula.
	
	C
	Para o desenvolvimento da linguagem da criança na Educação Infantil, o profissional deverá ser linguista para dirigir com êxito seu trabalho.
	
	D
	A criança possui uma lógica de funcionamento mental diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto e, o desenvolvimento cognitivo é compreendido a partir das Etapas do Desenvolvimento Infantil.
	
	E
	O meio não interfere significativamente na construção integral do sujeito e não deve ser considerado como elemento para os estudos do desenvolvimento do ser humano.
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Dentre os princípios filosóficos em que se baseiam o método Montessori podemos citar: a construção da personalidade através do trabalho, o ritmo de desenvolvimento próprio de cada criança, a liberdade, a ordem, o respeito e a normalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 238.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido como Método Montessori, que foi estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Conhecido pelo seu próprio nome e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Sobre esse método, analise as alternativas relacionadas abaixo:
I. Na sua pedagogia científica, o método Montessori propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança.
II. O ambiente adaptado servia para ajudar especificamente o desenvolvimento psíquico e era considerado primário nos processos de crescimento da criança. 
III. Defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a alternativa II está correta.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. 
(  ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil . 
(  ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. 
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – F – F – V.
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – F – V.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“Tais instituições possuíam diferentes nomes e diferentes concepções pedagógicas, o que demonstra o quanto esse tipo de equipamento teve uma gênese plural, de acordo com a demanda. A criação de espaços específicos para os cuidados e a educação das crianças bem pequenas foi estruturado por meio da organização de mundos fechados, protegidos, com espaços internos e externos ordenados e regulamentados, além de atividades previamente programadas, com o uso de materiais específicos em tempos cronogramados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 85.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, as instituições de educação infantil surgem como substitutas das relações domésticas maternas, essas instituições apresentavam quais características? Analise as afirmativas a seguir.