Buscar

O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso 
Rodrigo Alexandre Matos Chaves
Trabalho da disciplina Gestão de Projetos de Consultoria Empresarial
Tutor: Prof. Celso Bruno Faria
BETIM
2020
ESTUDO DE CASO DE HARVARD: O ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS ATEKPC 
Referência: 
MCFARLAN, F.Warren; KEIL, Mark; HUPP, John. O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC. Harvard Business School. 308-049, 2007. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0358/Biblioteca_47707/Biblioteca_47707.pdf . Acesso em: Fevereiro 2020.
O Caso em estudo expõe a dificuldade de implantação de um Escritório Projetos (PMO) na fabricante de computadores AtekPC, fundada em 1984 nos EUA, que, em 2007, precisava se tornar mais eficiente nos custos de seus produtos, sem que parasse de desenvolver novas tecnologias para atender ao mercado.
Sabendo disso, a AtekPC criou um programa PMO com o claro objetivo de alcançar grandes projetos e assumir a liderança do mercado de computadores.
No início, foram muitos os desafios enfrentados para se organizar o PMO. Ainda assim, sabiam que precisavam resolver aqueles problemas, pois a partir daquele momento o PMO passava a ser parte cultural da empresa. Além disso, havia a necessidade de provar aos funcionários da empresa o quão importante seria essa implantação. John Strider, Diretor de Informática da empresa, sabia da importância daquele momento para a companhia, haja visto que precisariam se adaptar às novas realidades do mercado, que já não contava com grandes taxas de crescimento e boas margens de lucro.
Strider concordava que não haviam se antecipado às novas tendências do mercado, que vinham mostrando crescimento no mercado de celulares e tabletes e uma demora maior dos usuários em trocarem seus computadores. Além disso, se esqueceram de preocupar com a concorrência dos fabricantes asiáticos, que migraram da fabricação por contrato para a produção de marcas próprias.
O PMO contava com a grande missão de transformar a AtekPC em uma das potências do mercado e fazer com que ela fosse vista de outra forma pelos clientes e concorrentes. Seu foco era trabalhar com pessoas que tivessem alto nível de gerenciamento. Foi então que propuseram a criação de um “formulário de idéias”, para que analisassem todas as idéias que surgissem e dessem objetivo para elas, para que, desta forma, a aceitação do PMO viesse de baixo para cima, já que a Diretoria Executiva da AtekPC também não havia se entusiasmado ainda com a idéia.

Outros materiais