A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
O Trabalho a Distância

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso 
Rodrigo Alexandre Matos Chaves
Trabalho da disciplina Tecnologias e sistemas de Consultoria à distância
Tutor: Prof. Marcelo Vasques de Oliveira
BETIM
2020
ESTUDO DE CASO DE HARVARD: O Trabalho a Distância: Prática e Desafios em Empresas Multinacionais 
Referência: 
CAMPOS, Luana; ANDRADE, Raylla; PERDOMO, Roberta; VASCONCELLOS, Liliana. O TRABALHO À DISTÂNCIA: PRÁTICA E DESAFIOS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS. EnANPAD. 2010. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0359/Biblioteca_46782/Biblioteca_46782.pdf . Acesso em: Fevereiro 2020.
Com o desenvolvimento da tecnologia de informação e das ferramentas de comunicação, observa-se a diminuição das fronteiras internas e externas das organizações para o relacionamento interpessoal, o que criou novos formatos organizacionais.
Assim, muitos trabalhos podem ser feitos de forma remota com o mesmo ou maior nível de qualidade, mudando um pouco o conceito de local de trabalho, uma vez que agora essas fronteiras já não são tão bem definidas como outrora.
Existem também riscos atribuídos ao trabalho à distância, já que questões trabalhistas, de ergonomia e segurança do trabalho não podem ser asseguradas aos trabalhadores à distância, além do risco de má comunicação entre membros das equipes.
O trabalho à distância conta com características particulares, como menor controle explícito, delegação de mais autoridade a quem faz este trabalho, além de menor contato face a face com supervisores, o que pode aumentar a qualidade de vida.
Os principais benefícios do trabalho à distância são a flexibilidade, aumento de produtividade e autonomia e os principais riscos são a falta de estrutura adequada para o home ofice, o isolamento e a falta de disciplina.
Há também a concordância de que o trabalho à distância se encaixa no perfil dos jovens que estão chegando ao mercado, pois possuem maior familiaridade com a tecnologia, além de desejarem maior autonomia e flexibilidade no trabalho. Esses seriam uns dos benefícios que as empresas poderiam dar aos funcionários, além da qualidade de vida, uma vez que a distância e o trânsito das grandes cidades tomam muito tempo das pessoas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.