Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
102 pág.
Questões CESPE comentadas parte 2

Pré-visualização | Página 4 de 7

Ademais, na esfera penal não se admite a aplicação da analogia para suprir lacunas, de modo a se criar penalidade não mencionada na lei (analogia in malam partem), sob pena de violação ao princípio constitucional da estrita legalidade. Precedentes. Ordem concedida.
(HC 97261, Relator(a):  Min. JOAQUIM BARBOSA, Segunda Turma, julgado em 12/04/2011, DJe-081 DIVULG 02-05-2011 PUBLIC 03-05-2011 EMENT VOL-02513-01 PP-00029 RTJ VOL-00219-01 PP-00423 RT v. 100, n. 909, 2011, p. 409-415).
QUESTÃO 25
MPU CESPE 2018 - Com relação aos crimes em espécie, julgue o item que se segue, considerando o entendimento firmado pelos tribunais superiores e a doutrina majoritária. No crime de peculato, o proveito a que se refere o tipo penal pode ser tanto material quanto moral, consumando-se o delito mesmo que a vantagem auferida pelo agente não seja de natureza econômica. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 26
Gabarito
A assertiva está correta, pois se o tipo não fez a limitação da elementar "vantagem" não cabe ao intérprete fazê-la. Desse modo, essa vantagem pode ser ou não econômica. 
Peculato
        Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
        Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.
QUESTÃO 26
PC SE 2018 CESPE - A respeito de crimes contra a ordem tributária, ações processuais e penas que lhe são correlatas, julgue o próximo item, de acordo com a Lei n.º 8.137/1990 e alterações. A pena de multa atribuída a particulares e servidores públicos que praticarem crime de natureza tributária é fixada em dias-multa, sendo o mínimo de dez e o máximo de trezentos e sessenta dias-multa. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 27
Gabarito
A assertiva está correta conforme o artigo  8º  da lei 8.137 de 1990 que dispõe: 
Art. 8° Nos crimes definidos nos arts. 1° a 3° desta lei, a pena de multa será fixada entre 10 (dez) e 360 (trezentos e sessenta) dias-multa, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime.
QUESTÃO 27 
PF 2018 CESPE - João integra uma organização criminosa que, além de contrabandear e armazenar, vende, clandestinamente, cigarros de origem estrangeira nas ruas de determinada cidade brasileira. A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente. O crime de contrabando, como o praticado por João e sua organização criminosa, foi tipificado no Código Penal brasileiro em decorrência do princípio da continuidade normativo-típica. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 28
Gabarito
A assertiva está correta, pois a continuidade normativo-típica acontece quando um tipo penal que era previsto em um dispositivo é revogado, porém, é criado um dispositivo autônomo ou há sua integração em outro dispositivo com redação semelhante que reproduz o dispositivo revogado anteriormente.
Atualmente o crime de contrabando está previsto na o artigo 334-A  do Código Penal que dispõe: 
Contrabando
Art. 334-A. Importar ou exportar mercadoria proibida:  
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 ( cinco) anos.
QUESTÃO 28
MPU 2018 CESPE- Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada em consonância com a doutrina majoritária e com o entendimento dos tribunais superiores acerca de provas no processo penal, prisão e liberdade provisória e habeas corpus. Um cidadão penalmente imputável foi preso em flagrante delito pela prática de crime hediondo. Nessa situação, é vedada a concessão de fiança ao autuado, mas não será proibido o deferimento de liberdade provisória. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 29
Gabarito
A assertiva está correta, pois a liberdade provisória pode ser concedida com ou sem fiança, desse modo, o simples fato de o crime ser inafiançável não afasta de per si a liberdade provisória sem fiança que poderá ser concedida ao acusado. 
QUESTÃO 29
PC SE 2018 CESPE - Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, também maior e capaz, na frente de amigos.
Envergonhado e com muita raiva, Carlos foi à sua residência e, sem o consentimento de seu pai, pegou um revólver pertencente à corporação policial de que seu pai faz parte. Voltando ao clube depois de quarenta minutos, armado com o revólver, sob a influência de emoção extrema e na frente dos amigos, Carlos fez disparos da arma contra a cabeça de Paula, que faleceu no local antes mesmo de ser socorrida. Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item. Por ter agido influenciado por emoção extrema, Carlos poderá ser beneficiado pela incidência de causa de diminuição de pena. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 30
Gabarito
Errado, pois nesse caso como ele agiu sob a influência (e não sob o domínio de violenta emoção) a causa de diminuição prevista no artigo 121 §1º não pode ser aplicada:
Homicídio simples
        Art. 121. Matar alguem:
        Pena - reclusão, de seis a vinte anos.
        Caso de diminuição de pena
        § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
Essa influência pode ter reflexos nas atenuantes como pode ser visto com a leitura do artigo   do Código Penal que dispõe:
Circunstâncias atenuantes
        Art. 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena: 
        III - ter o agente:
        c) cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima;
QUESTÃO 30 
ABIN 2018 CESPE - A respeito de crimes contra a administração pública, julgue os itens seguintes.
O Superior Tribunal de Justiça entende que manter a tipificação do crime de desacato no sistema jurídico brasileiro não ofende a Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
 Certo ou errado
QUESTÃO 31 
	Processo	HC 379.269-MS, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, Rel. para acórdão Min. Antônio Saldanha Palheiro, por maioria, julgado em 24/5/2017, DJe 30/6/2017.
	Ramo do Direito	DIREITO PENAL
	Tema	Manutenção da tipificação do crime de desacato no ordenamento jurídico. Direitos humanos. Pacto de São José da Costa Rica (PSJCR). Direito à liberdade de expressão que não se revela absoluto. Controle de convencionalidade. Inexistência de decisão proferida pela corte (IDH). Ausência de força vinculante. Preenchimento das condições antevistas no art. 13.2 do PSJCR. Incolumidade do crime de desacato pelo ordenamento jurídico pátrio, nos termos em que disposto no art. 331 do Código Penal.
	Destaque	
	Não há incompatibilidade do crime de desacato (art. 331 do CP) com as normativas internacionais previstas na Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH).	
QUESTÃO 31
Gabarito 
A assertiva está correta, conforme o entendimento do Superior Tribunal de Justiça observado logo abaixo:
PF 2018 CEspe- Em cada item seguinte, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com base na legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de exclusão da culpabilidade, concurso de agentes, prescrição e crime contra o patrimônio. Arnaldo, gerente de banco, estava dentro de seu veículo juntamente com familiares quando foi abordado por dois indivíduos fortemente armados, que ameaçaram os ocupantes do veículo e exigiram de Arnaldo o fornecimento de determinada senha para a realização de uma operação bancária, o que foi por ele prontamente atendido. Nessa situação, o uso da senha pelos indivíduos para eventual prática criminosa excluirá a culpabilidade de Arnaldo. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 32
Gabarito 
Correto, pois houve no caso em questão uma coação moral irresistível, sendo que, foi preenchido o requisito da inexigibilidade da conduta diversa previsto na culpabilidade, sendo assim, o ato não foi culpável. 
QUESTÃO 32
PC SE 2018 CEspe- Acerca do tráfico ilícito
Página1234567