Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
102 pág.
Questões CESPE comentadas parte 2

Pré-visualização | Página 6 de 7

A assertiva está errada, pois o latrocínio é crime contra o patrimônio sendo competência do juiz singular  conforme a súmula 603 do Supremo Tribunal Federal que dispõe:  A competência para o processo e julgamento de latrocínio é do juiz singular e não do tribunal do júri. 
QUESTÃO 41
CESPE 2018 PF -Durante uma festa, após desentendimentos entre Carlos e Miro, este proferiu xingamentos racistas contra aquele, o que levou Carlos a empurrar seu agressor, que caiu em uma mesa de vidro. Com o forte impacto, a mesa se despedaçou completamente e seus cacos causaram cortes profundos por todo o corpo de Miro. Os convidados ligaram para a polícia e para o corpo de bombeiros: Carlos foi preso em flagrante e Miro foi encaminhado ao hospital, onde ficou internado por cinco dias, com risco de morte; passou por procedimentos cirúrgicos e, posteriormente, teve de ficar afastado de sua atividade laboral por trinta e dois dias. O Ministério Público denunciou Carlos por lesão corporal de natureza grave. Nessa situação hipotética, o crime praticado por Carlos é de ação penal pública condicionada à representação. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 42
 Gabarito
A assertiva está errada, pois, trata-se de crime de ação penal pública incondicionada e não condicionada conforme menciona a questão. 
QUESTÃO 42
ABIN 2018 CESPE - A lei processual penal vigente à época em que a ação penal estiver em curso será aplicada em detrimento da lei em vigor durante a ocorrência do fato que tiver dado origem à ação penal. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 43
Gabarito 
A assertiva está correta, pois a lei processual penal tem aplicação imediata não prejudicando, porém, os atos já praticados na vigência da lei anterior conforme o artigo 2º   do Código de Processo Penal que dispõe:
Art. 2o  A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.
QUESTÃO 43 
STJ 2018 CESPE - Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores e a doutrina acerca dos procedimentos especiais e das nulidades no processo penal, julgue o item que se segue. Não obstante a previsão da Lei de Drogas em sentido contrário, o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento que o interrogatório do réu nos processos por crime de tráfico de entorpecentes deverá ser o último ato da instrução processual. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 44
Gabarito
A assertiva está correta, pois, o interrogatório sendo o último ato garante a ampla defesa e o contraditório efetivo do réu, podendo rebater as acusações feitas conforme  a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:
HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL MILITAR. RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DO RITO PREVISTO NA LEI N. 11.719/2008, COM A REALIZAÇÃO DO INTERROGATÓRIO AO FINAL DA INSTRUÇÃO. ART. 302 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR. NORMA ESPECIAL. PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE. PEDIDO CONTRÁRIO À JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. PRECEDENTES. ORDEM DENEGADA. 1. A norma contida no art. 400 do Código de Processo Penal comum aplica-se, a partir da publicação da ata do presente julgamento, aos processos penais militares, aos processos penais eleitorais e a todos os procedimentos penais regidos por legislação especial, incidindo somente nas ações penais cuja instrução não se tenha encerrado. 2. Orientação fixada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento do HC n. 127.900/AM. 3. Interrogatório realizado antes da publicação do precedente. 4. Ordem denegada.
(HC 132078, Relator(a):  Min. CÁRMEN LÚCIA, Segunda Turma, julgado em 06/09/2016, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-202 DIVULG 21-09-2016 PUBLIC 22-09-2016)
QUESTÃO 44
STJ 2018 CESPE - Com relação à aplicação e à eficácia temporal da lei processual penal, julgue o item subsequente.
O Código de Processo Penal será aplicado a todas as ações penais e correlatas que tiverem curso no território nacional, nelas inclusas as destinadas a apurar crime de responsabilidade cometido pelo presidente da República. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 45
Gabarito
A assertiva está errada, pois no caso de crimes de responsabilidade será aplicada a lei 1.079 de 1950   e não o código de processo penal:
Art. 1o O processo penal reger-se-á, em todo o território brasileiro, por este Código, ressalvados:
II - as prerrogativas constitucionais do Presidente da República, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da República, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (Constituição, arts. 86, 89, § 2º, e 100);
QUESTÃO 45
EBSERH 2018 CESPE - Com referência à lei penal no tempo, ao erro jurídico-penal, ao concurso de agentes e aos sujeitos da infração penal, julgue o item que se segue. Situação hipotética: Um agente, com a livre intenção de matar desafeto seu, disparou na direção deste, mas atingiu fatalmente pessoa diversa, que se encontrava próxima ao seu alvo. Assertiva: Nessa situação, configurou-se o erro sobre a pessoa e o agente responderá criminalmente como se tivesse atingido a pessoa visada. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 46
Gabarito
Errado, nesse caso ocorreu erro na execução (por exemplo, quando o agente erra a pontaria) e não erro sobre a pessoa (quando o agente se confunde em relação à vítima do seu delito). 
O erro na execução está previsto no artigo 73  do Código Penal que dispõe:
        Erro na execução
        Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código.
QUESTÃO 46
STJ 2018 CESPE- Situação hipotética: Um médico de hospital particular conveniado ao Sistema Único de Saúde
praticou conduta delituosa em razão da sua função, configurando-se, a princípio, o tipo penal do peculato-furto.  Assertiva: Nessa situação, como não detém a qualidade de servidor público, o agente responderá pelo crime de furto em sua forma qualificada. 
Certo ou errado.
QUESTÃO 47
Gabarito
A assertiva em questão está errada, pois no caso em questão o médico é equiparado à funcionário público conforme o artigo 327 do Código Penal que dispõe:
   Funcionário público
        Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.
        § 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.    
        § 2º - A pena será aumentada da terça parte quando os autores dos crimes previstos neste Capítulo forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público.
QUESTÃO 47
STJ 2018 CESPE- Situação hipotética: Um oficial de justiça detentor de porte de arma de fogo, ao proceder à citação de um réu em processo criminal, foi por este recebido a tiros e acabou desferindo um disparo letal contra o seu agressor.  Assertiva: Nessa situação, a conduta do oficial de justiça está abarcada por uma excludente de culpabilidade representada pela inexigibilidade de conduta diversa.
 Certo ou errado.
QUESTÃO 48
Gabarito 
Errado, pois no caso foi configurado a excludente de ilicitude chamada legítima defesa - pois houve uma repulsa a uma agressão injusta-  que está prevista nos artigos   do Código Penal que dispõem respectivamente:
Exclusão de ilicitude 
        Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato: 
        II - em legítima defesa;
        Excesso punível 
        Parágrafo único - O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso
Página1234567