Buscar

Atividade 1 - desigualdae social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 
Desenvolvimento Humano e Social
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio.
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
	A Educação é uma ferramenta de transformação e deve ser usada em prol da sociedade brasileira, que é marcada por severas desigualdades sociais, que se agravam diariamente em nosso país. Mas, o que é necessário fazer?
	Segundo Francesc Pedró, chefe da Divisão de Políticas Educacionais da Unesco, durante a apresentação do estudo "Tecnologias para a Transformação da Educação" em São Paulo, é preciso mudanças, em especial, quando o assunto é qualidade e equidade. “A educação escolar é a ferramenta que gera a cidadania e que é capaz de mudar destinos. Sem dúvida, é por meio da educação que uma nação se torna desenvolvida. Mas não se pode exigir que a educação seja a grande responsável por tudo aquilo que as políticas públicas não fizeram: gerar condições de desenvolvimento pessoal pleno e em todos os sentidos”, afirma.
	 A escola pode e deve fazer um trabalho em prol da diminuição da desigualdade sociaol, mas para alcançar o sucesso neste trajeto precisará de um trabalho conjunto com as famílias e a sociedade. Para isso, devem trabalhar juntas, onde os pais devem educar seus filhos, a escola ensinar e a sociedade cobrar os deveres e conceder os direitos a todos.
	Na minha opinião, a escola sozinha não conseguirá cumprir esse papel de diminuir as diferenças sociais. Por exemplo, se os pais educam os filhos a respeitar outras crianças que são diferentes delas (negras, portadoras de necessidades especiais, mais pobres ou ricas, etc), a escola pode reforçar esse ensino, através de aulas, palestras, trabalhos, etc e a sociedade cobrar que se respeite esse indivíduo, independente de qualquer coisa. No entanto, hoje, infelizmente não é o que acontece. 
	Para que isso possa ocorrer, é preciso que sejam realizadas mudanças no currículo escolar, para que isso possa ser trabalhado, e também na postura das instituições, trazendo a família e a sociedade para o seio da escola, onde devem receber conhecimento sobre o assunto, compartilhar ideias e, juntos, pensar em estratégias para melhorar a vida de todos.

Outros materiais