Buscar

atividade contextualizada - Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
NUTRIÇÃO
BIOFÍSICA
ALUNA: MICHELLE PEREIRA CAMPOS DE CARVALHO
MATRÍCULA: 100061
Olá, estudante!
Chegamos ao final da nossa disciplina, acredito que ao longo desta jornada de estudos você adquiriu importantes conhecimentos. Agora chegou o momento de iniciar a nossa sexta e última atividade, conto com sua atenção!
Caro(a) aluno(a), antes de iniciar a sua atividade contextualizada leia com atenção as considerações a seguir:
INTRODUÇÃO
Como vimos durante a disciplina a visão é uma ferramenta fantástica, ainda mais porque somos seres fortemente visuais. Ainda assim, a visão apresenta alguns problemas, que tentem a se agravar com o tempo. Isso exige um cuidado importante com os olhos e a busca frequente por oftalmologistas.
VISÃO GERAL E ANÁLISE
A biofísica da visão foi importante para que possamos compreender as bases científicas do funcionamento geral da visão. Lamentavelmente, por razões históricas e culturais, muitas pessoas só procuram ajuda médica quando seu problema pessoal se torna grave, e isso também ocorre com a visão. E muitas ainda acreditam que apenas uma questão de usar ou não óculos.
RELATO DA SITUAÇÃO
Você está na sala de espera de seu oftalmologista para um exame periódico eletivo. Está distraído(a) lendo uma dessas “velhas” revistas de consultório. Em dado momento uma senhora de certa idade “puxa” conversa. Fala que está acompanhando a filha, que já está em consulta, e que sua filha tem muitos problemas pessoais, no trabalho e agora também de saúde. A senhora parece ter algo em torno de 65 anos. De acordo com ela, a filha tem tido problemas de visão que tem dificultado ela a ler. A filha teria lhe dito que está com miopia e hipermetropia, não conseguindo ver de perto e nem de longe. Durante a conversa, na qual você estava bastante atento(a), você pergunta se a filha da senhora tem por volta de 42 anos. Ela fica impressionada, pois a filha acaba de completar essa idade. Você completa dizendo que a filha já usava óculos. O que a mãe dela concorda.
PROBLEMAS DE CASO
1. É possível ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo?
2. Como você “adivinhou” a idade da filha?
3. O que está acontecendo com a filha da senhora?
É possível ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo, porém não no mesmo olho. O termo médico para esse diagnóstico é antimetropia ou anisometropia. O máximo que pode acontecer é miopia e astigmatismo em um dos olhos. Isso ocorre porque ambos são relacionadas ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele. Os míopes possuem olho longo e a imagem é formada à frente da retina, já os hipermetropes possuem olho pequeno e a formação da imagem ocorre após a retina.
Com os sintomas apresentados pela mãe, foi fácil “adivinhar” a idade da filha, pois esses problemas são comuns em pessoas dessa idade.
A filha da senhora está com miopia e hipermetropia. Em um dos olhos o cristalino está mais curvado (miopia) o que dificulta a visão de longe, pois o ponto focal onde as luzes se convergem está muito próximo. No outro olho o ponto focal está muito longe (hipermetropia) fazendo com que as imagens e objetos vistos de perto fiquem embaçadas, isso acontece porque o cristalino e a córnea estão menos curvados do que deveriam.
3a237a30-8db7-4d75-a6d6-8edb705875b9. Envio

Outros materiais