Buscar

Sistemas de Informação e suas Aplicações

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO– SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADOS
1) Porque as empresas investem em Sistemas de Informação?
Assegurar mais agilidade e qualidade aos processos internos de uma empresa, o que a torna mais competitiva e atraente para os consumidores. Assim, é um setor cada vez mais estratégico dentro do planejamento operacional das companhias.
2) Explique e dê um exemplo sobre:
a) Sistemas de processamento de transações:
são sistemas que processam as detalhadas informações necessárias à atualização dos registros sobre as operações comerciais em uma organização, um exemplo são os terminais de ponto de vendas.
b) Sistemas de informação gerenciais e sistemas de apoio a decisão:
Sistemas de Informação Gerencial: são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Ele gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão, um exemplo são os relatórios de vendas diários.
Sistemas de apoio a decisão: Ela é direcionada ao planejamento estratégico, ajudando a resolver problemas organizacionais rotineiros, auxilia o gerenciamento dos dados específicos. Um exemplo que atua e a logística.
c) Sistemas de apoio ao executivo:
são um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários,
2) Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar um sistema integrado? Quais sistemas ele integra?
Vantagens: ele ajuda na implantação das melhores práticas dentro da empresa e permite a coleta de dados de modo automatizado entre outras.
Desvantagens: a migração de dados de diversos sistemas descentralizados e sem padrão comum pode ser cara e lenta e Sua manutenção é cara e requer equipes próprias para isso, incluindo atendimento de chamadas via help desk.
Ele integra nos sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos etc.
3) Qual a importância da utilização de um Sistema para a gestão da cadeia de suprimentos? Dê um exemplo.
Usados pelas empresas para administrar relações com fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística por meio do compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque etc. Um exemplo de posicionamento estratégico baseado em tecnologia de informação é o caso de empresas de entrega expressa. A Fedex foi a primeira a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte em 1973 nos Estados Unidos.
4) Diferencie Internet de Intranet.
 uma rede de computadores. Baseia-se nos serviços oferecidos na Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos, ou seja, não é possível acessar ou trocar informações com computadores desta empresa, a não ser que se tenha credenciais de acesso e intranet. a Extranet, que é uma espécie de extensão da intranet. Suas funcionalidades são semelhantes à da Intranet, porém, seu
objetivo é o acesso via Internet, ou seja, de qualquer parte do mundo você pode acessar dados de sua empresa e interagir com demais colaboradores.
6) Explique e dê pelo menos um exemplo sobre:
a) E-business
E-business refere-se ao uso de tecnologia digital e
Internet para orientar os principais processos
empresariais
b) E-commerce
E-commerce é um conjunto do E-Business que
consiste em comprar e vender mercadorias e
serviços pela Internet
c) E-government
E-government refere-se ao uso da tecnologia
Internet para entregar informação e serviços aos
cidadãos, empregadores e empresas
7) O que é um ERP? Dê um exemplo.
Integram os processos empresariais importantes
de uma empresa inteira em um único repositório
central, permitindo que gerentes de empresas
grandes tenham uma visão panorâmica das
operações
8) Diferencie MRP de ERP.
O ERP é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. No entanto a grande maioria dos ERPS disponíveis possuem excelentes módulos de contabilidade, orçamentos e controladoria, mas, infelizmente, não conseguem lidar com a dinâmica do ambiente produtivo e não atendem as necessidades do chão de fábrica.
O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento. O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais. 
9) Cite as principais características de um ERP.
funções de controles financeiros, contabilidade, folha de pagamento, faturamento, compras, produção, estoque e logística. Possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, o que permite
administrar os negócios em uma única base dedados.
10) Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar um ERP?
Vantagens:
Eliminar o uso de interfaces manuais, Redução de custos, otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência), otimizar o processo de tomada de decisão, eliminar a redundância de atividades, reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado, Melhoria em processos de manutenção
Desvantagens:
Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/Benefício, Dependência do fornecedor do pacote, Cortes de pessoal, que gera problema social, Adaptação de processos ultrapassados, Capacitação das equipes de trabalho
11) Explique cada uma das fases de implantação de um ERP.
Fase 1 Raio X: Esta é a fase do projeto onde os processos e as práticas de negócio são analisados. É o momento em que a companhia é profundamente observada e quando é definida a necessidade de uma solução ERP.
Fase 2 Desenvolvimento: É neste momento que uma aplicação é escolhida e
configurada para uma companhia. Também são definidos o modelo de
funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.
Fase 3 Teste: Aqui a solução de ERP é colocada em um ambiente de teste. É quando os erros e falhas são identificados.
Fase 4 Treinamento: Todos os profissionais são treinados no sistema para saber como utilizá-lo antes da implementação ser concluída.
Fase 5 Implementação: O software de ERP é finalmente instalado na companhia e
se torna funcional aos usuários.
Fase 6 Avaliação: A solução de ERP é avaliada, observando-se o que é necessário
melhorar e o que está ou não funcionando adequadamente. Esta é apenas uma
avaliação geral do projeto ERP para referências futuras.
12) Quando é mais vantajoso construir um ERP internamente em relação a obtê-lo de forma terceirizada? E vice-versa.
13) O que é um CRM?
Conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.
14) Quais os principais objetivos de um CRM?
Seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.
15) Quais os direcionadores para a utilização de um CRM? E quais seriam as soluções que o CRM oferece?
16) Cite um dos componentes lógicos do CRM, e explique.
CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.
17) Explique as 4 estratégias do CRM.
18) Cite duas vantagens para uma empresa com a utilização de um CRM.
Segmentação de clientes por necessidades e interesses, Agendamento de tarefas de usuários do sistema.
19) Que tipos de riscos/barreiras podem impedir a implementação do CRM?

Outros materiais