Buscar

Questões apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No Brasil a desigualdade social é acentuada não apenas entre negros e brancos, mas também é observada entre homens e mulheres. As barreiras socioeconômicas retroalimentam um sistema vicioso que continua a segregar grupos que não tem representatividade política na mesma proporção que as suas distribuições na população. A respeito desse contexto, analise as asserções:
I – Entre homens e mulheres com mesmo nível de escolaridade, na média, as mulheres têm menores salários. Entre brancos e negros com mesmo nível de escolaridade, na média, os negros recebem menores salários.
II – As mulheres negras são pelo menos duplamente afetadas por questões de preconceito: de gênero e racial. 
c) Ambas as asserções são verdadeiras e a primeira justifica a segunda.
	A burocracia é a técnica que expressa e dá suporte à racionalidade instrumental nas organizações modernas. Weber, o sociólogo que descreveu o processo de racionalização da sociedade ocidental, atribui algumas características marcantes da burocracia. Em relação a elas, avalie as sentenças abaixo:
I – Numa organização, a hierarquia expressa o poder que a racionalidade comanda. 
II – As descrições de procedimentos formalizam os processos para que possa haver maior controle das informações. 
III – A divisão racional de tarefas e a impessoalidade dos cargos permite que haja troca de ocupantes sem afetar o funcionamento da máquina burocrática.
e) I, II e III são verdadeiras.
As mulheres que constroem carreira profissional enfrentam as dificuldades para conciliar a função materna. Isso é o que mostram pesquisas ao evidenciar o preocupante índice de demissão de mulheres com empregos formais e que optam por ter filhos. A demissão de mulheres por conta da maternidade pode ser classificada como: 
	a) Uma consequência da condição da maternidade, uma vez que gera custos aos empregadores, mas que não deve ser considerada uma forma de segregação social.
	A constituição Federal de 1988 é conhecida como sendo a Constituição Cidadã. Entre os motivos, destaca-se a intenção de tratar todos os brasileiros de forma indistinta e de se guiar pelas diretrizes da Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU, assinada pelo Brasil em 1948. Sobre a luta por inclusão social e promoção de políticas públicas que garantam os direitos de populações que sofrem preconceito, podemos afirmar que:
I – Além do preconceito de raça, no Brasil é histórico os preconceitos relacionados à sexualidade e gênero.
II – A população LGBTI, assim como mulheres e negros, é foco de exclusão histórica no Brasil.
III – A tipificação criminal do racismo e da homofobia são ações institucionais que buscam mudanças culturais para o alcance de uma cultura de não segregação e de convivialidade entre as diferenças.
e) todas as afirmações são verdadeiras.
	O Brasil é caracterizado por sua pluralidade cultural. A despeito dos índios serem os primeiros habitantes desta terra, que por si só já nos faria um país de grande multiplicidade étnica, alguns outros elementos corroboraram para que o Brasil tenha tamanha diversidade entre seu povo. Leia as afirmações sobre a formação de nossa cultura:
I – Durante a colonização, o Brasil teve forte fluxo imigratório, tanto de europeus que vinham em busca de oportunidades quanto de pessoas escravizadas vindo, principalmente, do continente africano. 
II – A diversidade de etnias e costumes no Brasil se deve à ostensiva manutenção e preservação dos povos indígenas desde o processo de colonização. Isso fez com que nossos povos indígenas tenham condições plenas de manutenção de suas culturas.
III – Atualmente o Brasil tem recebido refugiados de outros países em crise e isso faz com que nossa cultura empobreça, perdendo a riqueza que lhe é própria. 
a) Apenas a afirmação I está correta.
O racismo estrutural brasileiro revela sua face visível quando nos deparamos, por exemplo, com a pequena proporção de negros executivos. Ainda que com mesmo grau de escolarização, portanto mesma competência técnica, as pessoas negras recebem remunerações menores que as brancas e enfrentam barreiras para alcançar cargos nas diretorias das empresas. Essa é uma situação mais difícil de ser enfrentada pois se consolida de forma velada. Já as ações discriminatórias explícitas e objetivas possuem legislação que as criminaliza. No brasil, o racismo passou a ser considerado crime a partir de:
	c) 1989
	Na civilização ocidental, as mulheres sempre desempenharam um papel de maior dedicação aos cuidados exigidos pelos filhos. A cultura se modificou o longo dos séculos e a unção de cuidado com os filhos também. Atualmente, com maior inserção das mulheres em idade para maternidade no mercado de trabalho, é esperado que as mulheres tenham afastamento temporário de suas funções para dedicar-se aos filhos recém-nascidos. Sobre afastamentos para maternidade e os impactos na carreira das mulheres, podemos afirmar que: 
I – O notório índice de demissões de mulheres que se tornaram mães é preocupante nas organizações brasileiras.
II – A falta de empatia e a desconsideração da função materna faz com que mulheres tenham dificuldades na continuidade de suas carreiras.
c) Ambas asserções são verdadeiras e a I é efeito da II.
	As organizações modernas possuem refinados modos de controlar as pessoas e as tarefas. Desde o controle burocrático até o mais recente controle visual, por meio de câmeras, as pessoas estão sendo controladas e observadas quase que permanentemente no trabalho. Em relação aos efeitos do controle que as organizações exercem sobre seus membros, analise:
I – O excesso de controle por meio de supervisão pode levar as pessoas a se envolverem pouco com seu trabalho devido ao ressentimento gerado por uma latente falta de confiança em suas capacidades.
II – As pessoas demandam liberdade pois possuem o julgamento crítico que as máquinas e robôs não detém. 
III – As pessoas podem ter suas subjetividades eliminadas por completo se houver controle e da supervisão, tornando o comportamento e desempenho humano padronizável. 
d) As afirmativas I e II estão corretas.
Uma das formas de controle abordadas por Foucault se relaciona com a lógica dos panópticos. Aplicada às prisões, ela se caracteriza pela disposição de celas em uma estrutura predial circular onde no centro da arena se localiza uma torre de observação que permite que o monitor visualize a todos ao seu redor. Essa forma de controle corrobora para:
	a) que as pessoas se comportem conforme as regras pois sabem que estão sendo vigiadas o tempo todo.
O racismo institucional é aquele que é sustentado por práticas e costumes sem que as pessoas reflitam criticamente sobre as consequências de duas ações. Muitas vezes as formas de segregação são até mesmo legais, como já aconteceu dos EUA, como a proibição de casamento entre negros e brancos. Mas a luta por representatividade e a ação de movimentos sociais das comunidades negras vem obtendo resultados. Em relação ao racismo no Brasil, analise as afirmações marcando V para verdadeiro e F para falso.
( ) As políticas afirmativas de cotas raciais são importantes instrumentos para tentar corrigir uma desigualdade construída historicamente.
( ) O racismo brasileiro foi abolido juntamente com a escravidão. 
( ) Não há racismo no Brasil, pois nos índices de empregabilidade, a correlação se dá apenas em relação à capacitação técnica, não entre raças.
( ) O racismo brasileiro é inverso, pois o movimento negro promove ações preconceituosas contra brancos que tem menores possibilidades de sucesso.
( ) Mesmo tendo passado cento e trinta anos desde a abolição dos escravos no Brasil, esse povo continua sofrendo preconceitos e ações criminosas de interiorização .
( ) Os índices de desigualdade de remuneração e de empregabilidade concretizam o racismo velado que ainda é presente no Brasil:
	a) V, F, F, F, V, V
	Para a sociologia da experiência as lógicas de ação estratégica, integração e subjetivação coexistem sendo que cada uma delas tem uma função no sistema social. Ordene as situações conforme sua lógica prevalente:( 1 ) Estratégica
( 2 ) Integração 
( 3 ) Subjetivação
( ) Momentos de vivência com colegas de trabalho em que se interage conforme valores compartilhados.
( ) Julgamento sobre situações vividas com base na própria experiência de vida.
( ) Tomada de decisão sob critérios objetivos no departamento de produção.
( ) Decisão pautada nos acordos éticos da equipe. 
( ) Percepção individual sobre a realização pessoal nas funções que exerce no grupo.
( ) rateio de benefícios entre membros do grupo sob critérios objetivos. 
e) 2, 3, 1, 2, 3, 1
	A palavra diversidade tem sido cada vez mais utilizada. Ela pode significar tantas coisas e é articulada sob tantos contextos distintos que, por vezes, é difícil delimitar o que ela abrange no campo das políticas públicas. Sobre as diversidades, analise as afirmações abaixo:
I – Diversidade faz referência às diferenças culturais e de costumes. 
II – Diversidade engloba a coexistência de etnias e raças.
III – Diversidade também se refere às diferentes identidades, gêneros e orientações sexuais. 
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
	O Brasil tem um passado racista entre o século XIX e XX observamos escravatura, racismo científico e pensamento eugenista das elites. Foi apenas depois da redemocratização do país na década de 1980 que os movimentos sociais conseguiram viabilizar discussões de políticas públicas para combate às várias manifestações de racismo – explícito ou velado. Sobre o racismo no contexto do Brasil, avalie as situações e ordene conforme a classificação a seguir:
E – Racismo explícito
V – Racismo velado
P – Políticas de combate ao racismo 
( ) João, um jovem negro com formação universitária estava competindo por uma vaga de trabalho. Entre os candidatos era a pessoa que tinha o currículo mais qualificado, entretanto, notou que só haviam pessoas brancas na empresa. No momento da entrevista, não houve nenhuma observação que o desabonasse para a conquista da vaga. No entanto, o selecionado para a vaga de emprego era branco, não possuía as exigências objetivas para vaga, como por exemplo formação superior e tampouco experiência. João não foi selecionado, mesmo tendo sido o candidato com notável maior qualificação. Quando buscou um feedback sobre sua reprovação, a empresa disse que ele não cumpria para com os requisitos desejáveis, sem dizer quais foram. 
( ) Bruno é um estudante negro que conquistou uma vaga na universidade. Ele é muito dedicado, e seu desempenho foi tão alto que teve o melhor desempenho geral do vestibular. No primeiro dia de aula ele ouviu um comentário dito em altura suficiente para que ele ouvisse: entrou na universidade por que é negro e usou cota!
( ) As universidades passaram a reservar vagas para afrodescendentes entendendo que esse grupo foi historicamente segregado na sociedade, portanto necessita de medidas que compensem a desigualdade cujos governos do século XX, por décadas, fizeram vistas grossas ou não se empenharam em combater.
( ) O concurso público reserva um percentual de vagas de trabalho para pessoas negras. É uma forma de equilibrar a proporção entre negros e brancos na instituição, hoje majoritariamente branca em um país de maioria negra.
d) V, E, P, P

Outros materiais