Buscar

AV DISCURSIVA Tópicos Avançados de Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 01
 Uma administração empresarial eficiente envolve, entre outros aspectos, o gerenciamento dos recursos financeiros de modo que estes possam trazer benefícios adicionais às entidades apenas pela sua administração eficaz. Pela sua notada escassez como fatores de produção, os recursos financeiros são os mais caros no Brasil.
No caso de uma gestão identificar excesso de riqueza própria ou excesso de recursos em caixa (ou equivalentes-caixa), mesmo referindo-se a prazos curtíssimos, tais recursos devem ser aplicados. Essas aplicações podem ser em investimentos temporários ou permanentes, pois recursos ociosos são um desperdício e uma imagem de administração ineficiente de recursos.
De acordo com o exposto, comente sobre a diferença dos investimentos temporários e permanentes, citando exemplos.
  
Questão 02
 Pela interpretação da Lei das Sociedades por Ações, extrai-se o conhecimento de que existem duas formas de avaliação de participações permanentes em outras sociedades, a avaliação dos investimentos pelo Custo de Aquisição e a avaliação pelo Método da Equivalência Patrimonial. O simples fato de existirem duas formas de avaliação não quer dizer que as sociedades estão livres para deliberarem sobre a forma mais conveniente de avaliação de seus investimentos permanentes.
De acordo com o exposto, comente sobre o que define qual método de avaliação dos investimentos deve ser utilizado pela empresa, e baseado em que:
 
Os investimentos temporários são aqueles que são resgatáveis em determinado período de tempo, pode ser algo mensalmente ou anualmente mas que tenha data definida para encerrar, como por exemplo um aluguel que é mensalmente, outro exemplo um investimento no tesouro nacional, se faz um investimento e em determinada data recebi o valor corrigido. Já o investimento permanente é aquele continuo como os direitos autorais em uma musica obra de arte. E também pode ser a participação em uma sociedade, empresa.
Existe duas formar de avaliar as participações permanentes, pode ser pelo custo de aquisição, este deve ser reajustado de acordo com as perdas se houver, ou então o MPE mas este só pode ser usado com decisão judicial quando é determinado por lei. Então o que as empresas devem seguir é o método de avaliação pelo custo de aquisição.
Comentários
Comentário:
Questão 01: Boa resposta, correta.
Questão 02: Ok, porem quando você fala da "MEP" Método de Equivalência Patrimonial, não está correto dizer que deve ser utilizado com decisão judicial, na verdade a MEP em alguns casos é obrigatória de acordo com a Legislação (IN-CVM 247/96 e Art. 248 da Lei das S/A).
Prof. Castilho

Outros materiais