Buscar

curriculo escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância de planejar currículo escolar
Currículo escolar é um documento usado para organizar uma série de praticas educacionais, serve para base do processo de aprendizagem, participação e entendimento do ensino. O currículo não se refere apenas a matéria do aluno, mas também a tudo que possa promover o processo educativo e a construção cultural, tem objetivos visados pela escola, e pode ser entendido como atividades e experiências realizadas com supervisão da escola, visando não só o que o professor ensina em sala de aula, mas também a formação do aluno como um todo.
Organizar o currículo escolar é uma tarefa importante, pois a teoria e a prática se fundem, os conteúdos escolares podem variar e assumir diferentes orientações, de acordo com as várias teorias que foram construídas ao longo da história. Deve-se levar em consideração as estruturas lógicas das matérias, o nível de conhecimento e o psicológico do aluno para a aprendizagem, as necessidades socieconômicas e culturais do contexto que o aluno está inserido.
 É preciso entender quais são os conteúdos essenciais e quais os desnecessários na hora de montar o currículo escolar, a apresentação do conteúdo deve conter uma sequência e inter-relação, sendo assim dinâmica. O ensino deve preparar o aluno para ler, escrever, interpretar e resolver problemas ao seu redor. Para o conhecimento ter significado precisa ser vinculado a realidade do aluno, para que possa fornecer teorias e práticas essenciais para a vida social do aluno.

Outros materiais