Buscar

Exercício do Conhecimento - Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Prévia do material em texto

Exercício do Conhecimento - Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
	Iniciado em
	quinta, 19 Mar 2020
	Estado
	Finalizada
	Avaliar
	0,8 de um máximo de 1,0(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
“Linguagem, língua e fala são conceitos que há muito circundavam os estudos da linguística. Desde a gramática comparada já se falava neles, mas não havia uma distinção entre os mesmos. Foi somente com Saussure, no início do século XX, que os mesmos foram definidos e constituídos de forma que conseguíssemos notar limites que os separavam, e os conceituavam.” (LIMA, T. R. S. A constituição e desconstituição dos termos linguagem, língua e fala de Saussure. In: Estudos linguísticos. São Paulo, jan-abr, 2013, p. 421.
Analise as afirmativas sobre os conceitos de linguagem, língua e fala:
I. Linguagem é a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua, que os organiza numa representação compreensiva em face do mundo exterior objetivo e do mundo subjetivo interior.
II. A língua é ao mesmo tempo um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.
III. A fala é uma função não instintiva, mas adquirida, uma função de cultura. A fala é um ato individual de vontade e inteligência.
Está correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
GABARITO: Os conteúdos necessários estão no capítulo 1, Homem e linguagem, do livro Leitura e escrita na era digital (2013). As afirmativas I, II, III estão corretas. A linguagem é a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua, que os organiza numa representação compreensiva em face do mundo exterior objetivo e do mundo subjetivo interior. A língua é ao mesmo tempo um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos. A fala é uma função não instintiva, mas adquirida, uma função de cultura. A fala é um ato individual de vontade e inteligência.
b. Apenas nas afirmativas I e II.
c. Apenas nas afirmativas II e III.
d. Apenas na afirmativa III.
e. Somente na afirmativa I.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
Questão 2
Texto da questão
“Não é difícil constatar que nos últimos dois séculos foram as novas tecnologias, em especial as ligadas à área da comunicação, que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais. Por certo, não são propriamente as tecnologias per se que originam os gêneros e sim a intensidade dos usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias. Assim, os grandes suportes tecnológicos da comunicação tais como o rádio, a televisão, o jornal, a revista, a internet, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar, vão por sua vez propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos.”
(Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf. Acesso em 08/12/2019).
A partir das ideias do texto de Luiz Antônio Marcuschi, sobre os gêneros emergentes na mídia virtual, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O tipo de comunicação que prospera na internet se relaciona com a falta de expressão, a emissão proibida de mensagens, a comunicação orientada para uma determinada criação individual.
b. Os meios eletrônicos possibilitaram uma passividade na estrutura narrativa, tendo em vista todos os recursos de que o mundo virtual dispõe.
c. As práticas, atitudes, modos de pensar e valores ficaram ultrapassados por causa deste novo espaço de comunicação dos gêneros emergentes na mídia virtual.
d. A linguagem na mídia virtual é vista como linear, volátil, topograficamente proibida, fragmentada, com acessibilidade limitada, interativa e intertextual.
e. Em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
GABARITO: Os conteúdos necessários estão no capítulo 6, Novas tecnologias da informação e da comunicação, do livro Leitura e escrita na era digital (2013). Em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. As práticas, atitudes, modos de pensar e valores se transformaram por causa deste novo espaço de comunicação dos gêneros emergentes na mídia virtual. O tipo de comunicação que prospera na internet se relaciona com a liberdade de expressão, a emissão livre de mensagens, a comunicação orientada para uma determinada criação coletiva. Os meios eletrônicos possibilitaram uma revolução na estrutura narrativa, tendo em vista todos os recursos de que o mundo virtual dispõe. A linguagem na mídia virtual é vista como não linear, volátil, topograficamente livre, fragmentada, com acessibilidade ilimitada, interativa e intertextual.
Feedback
A resposta correta é: Em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita..
Questão 3
Texto da questão
Leia o texto a seguir:
“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina árida, cuja frente dava para o leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não lhe permitiam ver distintamente; entretanto, observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto, verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no Exército; e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver o pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.” (KOCK; I.G.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990, p. 32).
Nota-se que o texto apresentado contém profundas contradições, entre elas: João tem trinta anos e seu filho tinha partido há vinte, com 18 anos; a planície era coberta de areia e depois coberta de grama; ele morava no alto da colina e o cavalo descia para chegar, entre outras incoerências. Portanto, ao se escrever um anúncio, um cartaz, um recado, a leitura atenta deve ser redobrada – para evitar erros e não provocar confusão na lógica do texto. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir sobre a importância da coerência textual:
I. A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.
II. A coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Deve encontrar-se tanto em quem escreve quanto em quem lê, em outras palavras, ela desenvolve-se na ligação autor-texto-leitor durante o ato de leitura.
III. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de umtexto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, entre outros.
Está correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas nas afirmativas I e II.
d. Apenas nas afirmativas II e III.
e. Apenas na afirmativa III.
GABARITO: Os conteúdos necessários estão no capítulo 4, Tecendo os parágrafos, do livro Leitura e escrita na era digital (2013). As afirmativas I, II, III estão corretas. A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele. A coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Deve encontrar-se tanto em quem escreve quanto em quem lê, em outras palavras, ela desenvolve-se na ligação autor-texto-leitor durante o ato de leitura. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, entre outros.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
Questão 4
Texto da questão
"É fácil confundir tipos de texto com os gêneros. No primeiro, eles funcionam como modos de organização, sendo limitados. No segundo, são os chamados textos materializados que encontramos em nosso cotidiano. Eles são muitos, apresentando características sociais e comunicativas definidas por seu estilo, função, composição conteúdo e canal. Além disso, podemos relacionar os aspectos dos gêneros textuais aos tipos textuais. Assim, quando escrevemos um bilhete ou uma carta, quando enviamos ou recebemos um e-mail ou usamos redes sociais, estamos utilizando diversos gêneros textuais.”
(Disponível em: https://www.prevest.com.br/dados/editor/file/Tipologia_textual_e_G_neros_textuais.pdf Acesso em 08/12/2019).
A partir das ideias do texto, é correto afirmar que os gêneros textuais:
Escolha uma:
a. Os gêneros textuais funcionam como modos de organização, sendo limitados.
b. Os gêneros textuais são compreendidos como práticas sócio-históricas e discursivas, apresentando elementos sociocomunicativos definidos pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição.
GABARITO: Os conteúdos necessários estão no capítulo 5, Gêneros textuais e tipos de textos, do livro Leitura e escrita na era digital (2013). Os gêneros textuais são compreendidos como práticas sócio históricas e discursivas, apresentando elementos socio comunicativos definidos pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição. Os tipos textuais funcionam como modos de organização, sendo limitados. Quando escrevemos um bilhete ou uma carta, quando enviamos ou recebemos um e-mail ou usamos redes sociais, estamos utilizando diversos gêneros textuais. É por meio da noção de produção de gêneros textuais ou discursivos que se percebe o papel dialógico e social da linguagem. Conhecer e valorizar a diversidade de gêneros existentes permite ao usuário da língua identificar seus aspectos principais e produzir textos orais ou escritos em condições específicas.
c. Por meio da noção de produção de gêneros textuais não se pode perceber o papel dialógico e social da linguagem.
d. Conhecer e valorizar a diversidade de gêneros existentes não permite ao usuário da língua identificar seus aspectos principais e produzir textos orais ou escritos em condições específicas.
e. Quando escrevemos um bilhete ou uma carta, quando enviamos ou recebemos um e-mail ou usamos redes sociais, estamos utilizando apenas um tipo textual.
Feedback
A resposta correta é: Os gêneros textuais são compreendidos como práticas sócio-históricas e discursivas, apresentando elementos sociocomunicativos definidos pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição..
Questão 5
Texto da questão
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto. Em outras palavras, só existirá sentido no texto se as informações nele contidas estiverem interligadas por uma noção lógica, se forem coerentes. Portanto, o que o intérprete procura num texto, é o seu sentido ou a sua lógica interna, que, em última instância, se liga a uma lógica maior e externa que aqui chamamos de conhecimento do mundo.”
(Disponível em: file:///E:/Documentos/Downloads/Dialnet-CoerenciaTextualConhecimentoDoMundoEIntertextualid-4925637.pdf. Acesso em 07/12/2019.
A partir das ideias do texto acima, percebe-se que coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Dessa forma, analise as alternativas a seguir e marque a frase que apresenta coerência:
Escolha uma:
a. Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo.
b. Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.
c. No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará, Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar.
d. Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.
e. O inverno no sul do Brasil é muito rigoroso.
GABARITO: Os conteúdos necessários estão no capítulo 4, tecendo os parágrafos, do livro Leitura e escrita na era digital (2013). A frase coerente é: O inverno no sul do Brasil é muito rigoroso – pois, observamos a não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Na frase: no verão passado, quando estivemos na capital do Ceará, Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar – vemos uma contradição na construção textual. Em: estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver – há incoerência, tornando a frase incompreensível. Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo – nota-se que a falta de coerência é facilmente detectada. Na frase: podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país – percebemos que a correspondência entre as ideias do texto está construída de forma ilógica.
Feedback
A resposta correta é: O inverno no sul do Brasil é muito rigoroso..
Parte inferior do formulário

Continue navegando