A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova presencial - metodologia do ensino de natureza e sociedade - Unifacvest

Pré-visualização | Página 2 de 2

Federal Brasileira.
a )
São corretas apenas as alternativas III e IV.
b )
São corretas apenas as alternativas III e V.
c )
São corretas apenas as alternativas I, II e III.
 
d )
São corretas as alternativas I, II, III e IV.
e )
São corretas as alternativas III, IV e V.
QUESTÃO 10
Aplicativos para envio de áudios e para gravação de vídeos são amplamente usados na sociedade atual. Seria possível utilizá-los para trabalho pedagógico nas escolas de educação infantil?
a )
Não. Essa gravação não teria caráter pedagógico, seria apenas uma diversão para as crianças e as afastaria das atividades próprias da educação infantil.
b )
Sim. Mas o uso teria que ser restrito ao professor, porque as crianças são muito pequenas para isso e poderiam danificar o recurso tecnológico, causando mais problemas.
c )
Não. Se as crianças realizassem uma atividade dessa, nunca mais iriam querer realizar atividades próprias da educação infantil, como recorte e colagem. A tecnologia traz muitos estímulos sensoriais e, em lugar de ajudar, pode atrapalhar as crianças.
 
d )
Sim. As crianças poderiam, por exemplo, gravar áudios convidando os pais para reuniões, encenar peças e filmar seu teatro, ou guardar algumas imagens de temas de Natureza e Sociedade, como um passeio em algum bosque.
e )
Não. As crianças não devem ter contato com os recursos tecnológicos na escola, pois já são bastante impregnadas de tecnologia fora dela. Portanto, a escola deve trabalhar com outros recursos.
QUESTÃO 11
Sobre a avaliação formativa na primeira etapa da educação infantil, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeira e F para falsa.
( ) Não é possível avaliar bebês e crianças muito pequenas. A estrutura da avaliação não foi feita para eles.
( ) A melhor maneira de emitir uma avaliação sobre as crianças dessa faixa etária é por meio de pareceres escritos que indicam aos familiares e sinalizam ao educador avanços, potencialidades e necessidades de cada criança.
( ) Bebês e crianças podem fazer algumas atividades durante uma época e o professor ficar observando se conseguem cumprir o que foi pedido naquele momento. É como se fosse uma prova, só que de execução, porque eles são pequenos.
( ) Anotar pequenas conquistas sobre como a criança evoluiu no seu próprio desenvolvimento. Tal avaliação ajuda a compor um relatório de avaliação dos bebês e das crianças pequenas.
Assinale a alternativa que compreende a sequência correta.
a )
V, V, V, F.
b )
V, F, F, V.
c )
F, V, F, V.
 
d )
F, V, V, F.
e )
F, F, F, V.
QUESTÃO 12
Assinale a alternativa correta com relação ao bloco de conteúdos Os lugares e suas paisagens.
 
a )
Um dos trabalhos desse bloco é desenvolver nas crianças atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
b )
Os conteúdos desse bloco não são fáceis de trabalhar, uma vez que é perigoso levar as crianças para observar florestas, rios e campos. Hoje em dia há que se pensar muito na segurança da criança.
c )
As crianças de 4 e 5 anos ainda não conseguem perceber as mudanças ocorridas em uma paisagem ao longo do tempo, seja por ação humana seja por ação do tempo.
d )
É difícil trabalhar com esse bloco, pois indica que as crianças têm que observar paisagens, como rios, vegetação, construções, florestas, campos, devido a muitas escolas serem localizadas nos centros da cidade, onde não há nenhuma dessas paisagens disponíveis.
e )
A observação de locais com dunas, açudes, mar, montanhas, para que a aprendizagem seja significativa, aumenta muito a dificuldade de efetivar esse bloco de conteúdos, pois apenas em poucas cidades do país isso pode ser realizado.
Ver justificativa da resposta