Buscar

O QUE É UMA RESENHA CRÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É UMA SENHA CRÍTICA?
A resenha crítica é um trabalho profundo, de característica analítica e interpretativa de um texto, livro completo ou mesmo um capítulo específico.
Ela é muito mais do que um mero resumo informativo, deve trazer ideias e referências complementares, além de, obviamente, a crítica.
Quem está resenhando deve ter a capacidade de relacionar o texto com outros autores, textos e ideias sobre o mesmo tema, de forma bem direta e sem rodeios, explorando o que foi lido e as críticas elencadas.
Para tanto, deve ter feito uma leitura atenta e profunda do texto antes de partir para a escrita.
O ideal é que você utilize um fichamento como suporte no processo de resenha
DIFERENÇA ENTRE RESUMO, RESENHA E RESENHA CRÍTICA
Resumo
Este é o modelo mais simples, que não tem muitos segredos.
Vai ser um texto objetivo, falando sobre o objeto em estudo, que possivelmente será um livro ou capítulos de algum livro.
Ao escrever um resumo você deve pensar em deixar claro para quem vai ler qual é o objetivo do livro ou texto que você está resumido, quais são os argumentos empregados, como o texto se divide e qual é a conclusão.
Um resumo simples permite o uso de tópicos e esquemas, já as resenhas não!
Para o resumo é possível estabelecer um limite mínimo ou máximo de páginas, mas não há uma regra clara em relação a isso, vai depender de quem solicitou.
Resenha-resumo
Este formato de trabalho inclui um resumo curto, mas em formato de resenha, ou seja, um texto bem redigido, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
A resenha-resumo sintetiza os pontos mais relevantes do conteúdo em análise, que pode ser uma peça teatral, uma comemoração solene ou um acontecimento qualquer da realidade, além de um livro ou capítulo, um filme, enfim.
Pode ser entendido como um resumo informativo ou descritivo.
Neste modelo, quem vai resenhar não deve emitir julgamento de valor, crítica ou qualquer que seja a apreciação, diferente da resenha crítica!
Resenha crítica
A resenha crítica também inclui um breve resumo inicial, mas exige a postura do quem escreve.
Deve-se deixar clara a sua impressão e opinião (embasada, obviamente) sobre o tema e associá-lo com as perspectivas de outros autores de forma contextualizada.
Não adianta copiar e colar várias informações, opiniões e trechos, a resenha crítica deve ser articulada!

Outros materiais